Tragédia

Tornados matam mais de 20 pessoas nos Estados Unidos

Fenômeno destruiu o condado de Lee, no Estado do Alabama, com ventos de 240 quilômetros por hora, segundo os meteorologistas

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Uma equipe de TV especializada em perseguir tempestades registrou mais de 12 tornados nos Estados Unidos
Uma equipe de TV especializada em perseguir tempestades registrou mais de 12 tornados nos Estados Unidos (Tornado)

Legenda

Uma equipe de TV especializada em perseguir tempestades registrou mais de 12 tornados nos Estados Unidos

Alabama - Equipes de resgate nos Estados Unidos vasculham o que restou de casas e indústrias destruídas por um par de tornados que matou pelo menos 23 pessoas, no que foi considerado como a mais mortal tempestade a atingir o país em quase seis anos.

Os tornados destruíram o condado de Lee, no Estado do Alabama, no domingo, com ventos de pelo menos 240 quilômetros por hora, ficando no ponto médio da escala Fujita, que meteorologistas usam para medir a força do fenômeno.

Mais de 50 pessoas ficaram feridas e o número de mortos deve subir, afirmaram autoridades. Isso poderá tornar a tempestade mais mortal que o tornado que destruiu Moore, no Estado de Oklahoma, em 2013, que matou 24 pessoas.

Imagens de emissoras de televisão e em mídias sociais mostraram árvores arrancadas e casas com paredes destruídas.

As temperaturas no Estado caíram para 2 graus Celsius nesta segunda-feira, deixando os atingidos pela tempestade enfrentando dificuldades sem energia e aquecimento.

A governadora do Alabama, Kay Ivey, lamentou os efeitos do tornado. "Nossos corações estão com aqueles que perderam suas vidas nas tempestades que atingiram o condado de Lee", disse no Twitter. "Orando por suas famílias e todos aqueles cujas casas ou empresas foram afetadas."

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu avisos de tornado. De acordo com autoridades, o tornado passou pelo centro de Beauregard, deixando um rastro de destruição de pelo menos 800 metros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.