Carnaval 2019

Apuração dos desfiles de São Paulo acontece hoje

Escolas que disputam o Grupo Especial e o Grupo de Acesso terão suas notas divulgadas, a partir das 15h no Sambódromo do Anhembi

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
A Escola Gaviões da Fiel desfila com arquibancadas do Anhembi cheias
A Escola Gaviões da Fiel desfila com arquibancadas do Anhembi cheias (GAVIOES DA FIEL )

SÃO PAULO - A apuração dos desfiles do Grupo Especial e do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo será nesta terça-feira (5) a partir das 15h no Sambódromo do Anhembi. Este ano, se duas ou mais escolas terminarem empatadas em primeiro lugar ou na "zona do rebaixamento", serão consideradas todas as notas descartadas de todos os quesitos.

Sete escolas desfilaram na noite de sexta-feira (1º) e outras sete na noite de sábado (2). Neste domingo, oito escolas fizeram o desfile do Grupo de Acesso.

A apuração vai definir a campeã do carnaval e as outras quatro escolas mais bem colocadas que vão participar do Desfile das Campeãs nesta sexta-feira (8). Também define as duas escolas do Grupo Especial que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e as duas do Acesso que sobem para o Especial em 2020.

São nove os quesitos julgados. A ordem de leitura das notas foi definida por sorteio: Bateria, Samba-enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo e Alegoria

Cada quesito teve 4 jurados. Eles deram notas de nove a dez fracionadas em décimos: 9.0, 9.1, 9.2, 9.3, 9.4, 9.5, 9.6, 9.7, 9.8, 9.9 e 10. A menor das quatro notas será descartada.

Em caso de empate

Caso haja empate na primeira posição e nas posições de rebaixamento na soma total dos pontos obtidos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: Serão contabilizadas todas as notas descartadas de todos os quesitos e Permanecendo o empate, o critério para o desempate será estabelecido de acordo com as notas dos quesitos específicos, observada a ordem já sorteada.

Somente haverá a proclamação de empate se permanecer a igualdade de notas entre as escolas de samba após a aplicação dos dois critérios de desempate. Caso prevaleça após a aplicação do critério acima, o empate de 2 ou mais escolas na penúltima colocação, ou 3 ou mais escolas, na última colocação, as mesmas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Desde a confusão ocorrida na apuração do desfile de 2012, quando um homem invadiu a mesa da apuração e rasgou as notas, a contagem dos votos dos jurados é feita com portões fechados. Apenas dez pessoas de cada escola de samba são autorizadas a acompanhar a apuração no sambódromo. As escolas de samba são obrigadas a abrir as quadras ou sedes para receber a comunidade.

Segurança

As polícias Civil e Militar prenderam 873 pessoas durante operação de carnaval feita para reforçar a segurança no Estado de São Paulo.

Até às 7h desta segunda-feira, 4, 108.018 pessoas foram abordadas. No total, 630 foram presas, 58 adolescentes apreendidos e 185 procurados pela Justiça capturados.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante operação realizada em locais de concentração de foliões, mais de 68,5 mil veículos foram vistoriados e 2.259 motoristas autuados por consumo de álcool ou por se recusar a fazer o teste do bafômetro.

A PM também apreendeu 56 armas e 683,6 quilos de drogas, além recuperar 188 veículos que foram roubados ou furtados.

A Operação Carnaval Mais Seguro conta com a participação do Comando de Aviação da PM, do Choque, do Policiamento Rodoviário, do Policiamento Ambiental, do Policiamento de Trânsito e Corpo de Bombeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.