Imigração

Imigrantes voltam aos EUA em busca dos filhos

Famílias que chegaram nesse final de semana pretendem apresentar seus casos à justiça americana e serem reunidas com seus filhos

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

MEXICALI - Dezenas de imigrantes da América Central que as autoridades americanas haviam separado de seus filhos no ano passado, quando cruzaram a fronteira com o México, entraram nos Estados Unidos novamente neste fim de semana pedindo refúgio e para reencontrarem seus filhos.

A Reuters testemunhou cerca de 50 imigrantes que entraram nos Estados Unidos na passagem entre Mexicali (México) e Calexico (Califórnia), onde foram parados por agentes americanos da polícia de fronteira.

Visivelmente nervosos, os pais atravessaram a ponte para pedestres, alguns com crianças e carregando bagagens, acompanhados por advogados do grupo de defesa da imigração “Do outro Lado”.

“Conseguimos! Todos os pais estão sendo recepcionados pelo CBP (controle de fronteira”. Obrigada aos oficiais pelo profissionalismo e humanidade com que os aceitaram hoje e a todos que vieram apoiá-los”, escreveu a Outro Lado no Twitter.

As famílias que chegaram nesse final de semana aos Estados Unidos pretendem apresentar seus casos à justiça americana e serem reunidas com seus filhos.

“Nós estamos aqui esperando em Mexicali. Se deus quiser nossos casos serão analisados. Eu sei que é um enorme risco, mas esperamos pelo melhor”, disse Joe Arteaga, hondurenho, antes da travessia. Arteaga foi separado do filho de 15 anos no ano passado.

Em um aumento da repressão à imigração ilegal pelo governo de Donald Trump, oficiais de fronteira separaram milhares de crianças de seus pais que atravessaram a fronteira com o México. Muitas foram colocadas em centros de detenção e outras foram depois enviadas para viver com parentes ou em lares adotivos.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.