Estado Econômico

Municípios e a força dos pequenos negócios

Busca-se fortalecer a participação dos pequenos negócios na economia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Estado econômico)

Émeta dos municípios brasileiros fortalecerem o papel dos pequenos negócios nas compras públicas, como forma de geração de emprego e renda e redução da dependência das prefeituras dos repasses governamentais. Foi o que afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, durante visita ao presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Henrique de Almeida Sousa.
“Queremos conectar as políticas públicas municipais com as novas diretrizes federais e fortalecer a participação dos pequenos negócios na economia dos municípios”, disse ele. Glademir Aroldi se reuniu com João Henrique para formalizar o convite para o presidente do Sebrae participar da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos, que acontece de 8 a 11 de abril, na capital federal.
O evento é um manifesto dos prefeitos em defesa da administração municipal, e tem como prioridade a promoção da distribuição de renda, de municípios mais fortes e de contas públicas saneadas. “Sem dúvida, a pauta dos pequenos negócios será estratégica, pois os empresários de pequenos negócios e empreendedores estão nos municípios gerando emprego e renda”, afirmou João Henrique de Almeida Sousa, durante encontro com Aroldi e outros membros da CNM, entidade promotora do evento.
Em sua 22ª edição, a Macha dos Prefeitos vai coincidir com os 100 primeiros dias do governo Bolsonaro.

Gás natural

A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) existe desde o governo José Reinaldo Tavares, e à época a promessa era de introduzir o Gás Natural Veicular (GNV) para táxi e também gás natural para atender aos mercados industrial e comercial.
Hoje, o Maranhão é um dos maiores produtores de gás natural, mas todo o insumo é voltado para o complexo termelétrico da Eneva em Santo Antonio dos Lopes, para geração de energia elétrica.
A Gasmar está com novo comando (Deoclides Macedo) e quem sabe agora vai.

Aumento de ICMS I

O consumidor maranhense não vai perceber, porque estará em plena Terça-Feira de Carnaval. Mas a partir dessa data entrará em vigor o terceiro aumento do Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) promovido pelo Governo Flávio Dino.
A Lei nº10.596/18, aprovada em 5 de outubro do ano passado e sancionada pelo governador no mesmo dia, trará uma série de aumentos nas alíquotas de ICMS incidentes em produtos como cerveja, refrigerantes, gasolina, diesel e até mesmo sobre drones.

Aumento de ICMS II

Com mais esse aumento de imposto do governo comunista de Flávio Dino,
o Dia do Consumidor novamente não passará em branco.
Ano passado, justamente na data em que se comemora o Dia do Consumidor (15 de março), o governo estadual “presenteou” a população com um aumento de ICMS sobre energia, gasolina, etanol e telefonia.

Capacitação de mão de obra

A Suzano promoveu o curso de Confecção em Malha, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Açailândia, como o objetivo de investir na capacitação profissional da comunidade.
“Em oportunidades como essa, podemos estar mais próximos da comunidade e contribuir com o desenvolvimento da região e acesso ao mercado de trabalho com mão de obra qualificada e especializada”, afirma Ana Paula Pulito, coordenadora de Sustentabilidade da Suzano, no Maranhão.

Mini e microgeração

Interessados em gerar sua própria energia elétrica podem financiar até 100% dos componentes e a instalação dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica ou eólica no Banco do Nordeste, com limite de R$ 100 mil.
A linha de crédito FNE Sol, que utiliza recursos do FNE, está disponível para pessoas físicas e empresas.

Frase

“O Brasil precisa recuperar o caminho do crescimento da economia e da geração de empregos. A CNI continuará na defesa da agenda de competitividade do país”

Paulo Afonso Ferreira
Presidente interino da CNI

Varejo

Manipulação de alimentos
Mais de 300 vendedores informais de alimentos que atuarão no Carnaval 2019 passaram pelo curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, oferecido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), via Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

Índice do aluguel
O aluguel residencial em andamento, com aniversário em março e correção pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), poderá ter reajuste de 7,60%. Assim, a informação de variação mensal de 0,88% no mês fevereiro fecha o comportamento dos preços no período compreendido entre os meses de março 2018 a fevereiro 2019 (12 meses).

Maranhão no Conselho de Ética
Pesquisa GEM revela que 38% dos brasileiros em idade produtiva estão envolvidos com algum tipo de atividade empreendedora, ou seja, 52 milhões de pessoas, e com destaque, pelo terceiro ano consecutivo, para o crescimento das taxas de empreendedorismo por oportunidade “A recuperação desse perfil de empreendedorismo por acontece depois de uma queda acentuada entre 2014 e 2015, no auge da crise econômica”, aponta Marco Aurélio Bedê, analista de Gestão Estratégica do Sebrae.

Prazo da Dirf 2019
Terminou na sexta-feira, 28, o prazo para entrega da Dirf 2019 e do Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. A fonte pagadora (pessoas físicas e jurídicas) que deixou de fornecer aos beneficiários, dentro do prazo fixado pela legislação, ou forneceu, com inexatidão, ficará sujeita ao pagamento de multa de R$ 41,43 por documento.

Congresso IEL de Educação
Com a proposta de discutir os desafios do novo Ensino Médio, a avaliação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o desenvolvimento de habilidades emocionais no espaço escolar, a Inovação e a Cultura Maker, o Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), entidade do Sistema Fiema, promove nos dias 24 e 25 de abril o Congresso IEL de Educação -Caminhos para o Ensino 4.0.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.