Carnaval 2019

Folia efervescente até o amanhecer

A Avenida Beira-Mar recebe neste fim de semana uma multidão de foliões, para mais uma tarde/moite de Carnaval; o trecho receberá os trios que desfilarão em cortejo com artistas e bandas a bordo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
A cantora Lucy Alves é convidada especial
A cantora Lucy Alves é convidada especial (Lucy Alves)

São Luís - O fim de semana segue no abre-alas, com uma diversificada programação carnavalesca nos circuitos de folia. Neste domingo, um dos grandes destaques da programação na Avenida Beira-Mar, trecho oficial da festa, será a apresentação do Bloco do Lamparina, que fará concentração às 17h, em frente à Praça Maria Aragão, com a participação dos cantores Chico César e Lucy Alves. Mas tem uma profusão de blocos, bandas e shows misturando variados ritmos. As apresentações acontecerão até a madrugada da Segunda-Feira Gorda.

Chico e Lucy

Os cantores Chico César e Lucy Alves são os convidados especiais do Bloco do Lamparina, que será a segunda atração pela ordem dos cortejos na Avenida Beira-Mar, começando às 17h. O bloco tem como anfitriões as cantoras Mairla, Regina e Thaynara Oliveira, que, entre outras composições do repertório, apresentarão a música inédita “Fole do Lamparina”. A dispersão será em frente a Casa do Maranhão.

Blocão do Nina

O sotaque de orquestra do bumba meu boi de Nina Rodrigues, mas em ritmo de Carnaval, dará o tom da apresentação do Blocão do Nina, cuja concentração está prevista para as 20h. Os cantores Joellson Braga, Cláudio Ribeiro e Andreia Alves puxarão os foliões a bordo de um trio tocando também as marchinhas de Carnaval. O bloco é gerenciado por Concita Braga, proprietária do grupo folclórico. Ano passado, o bloco arrastou cerca de 20 mil pessoas e este ano pretende aumentar esse número.

Grito da Confraria

Originário do Caminho da Boiada, no centro de São Luís, o bloco Confraria do Copo também estará no circuito oficial e será puxado pelos cantores Karlão e Nayara Braga, que darão o grito de largada para o cortejo às 21h30, conforme previsto na programação. Com 22 anos de envolvimento com a folia, o bloco retornará para mais um cortejo na Beira-Mar no encerramento da festa.

Samba na avenida

Um dos grupos de samba e pagode mais famosos da cidade terá vez, trio e voz no Carnaval de São Luís. Fundado em 1996, na Vila Passos, Vamu di Samba tem um repertório diversificado, com arranjos próprios para músicas de cantores famosos e maranhenses. E como Carnaval tem tudo a ver com samba, a presença dos rapazes no circuito está sendo festejada principalmente pela ala dos bambas.

Folia em ritmo jamaicano (Fotos/alternativo/Bloco Gdam)

Cláudio Adão, que comanda o Bloco do Reggae Gdam, levará os cantores Célia Sampaio e Ronnie Green, além da banda Raiz Tribal e alguns DJs, para puxarem a turma que estende a bandeira da Jamaica Brasileira. O ritmo que é a cara do Maranhão ecoará às 22h30 e os foliões usarão abadás personalizados.

Bichos soltos no circuito (Fotos/alternativo/Bicho Terra)

Como não poderia deixar de ser, o encerramento da programação no Domingo Gordo será com o bloco Bicho Terra, este ano com um novo integrante, o Bicho Louva-a-deus, que levará uma mensagem de esperança aos foliões. O grupo também entoará sua nova música, intitulada “Minaxé”. Sobre o trio, estarão os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, sob o comando de José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, criadora do bloco.

Programação

16H-Show Piratas da Ilha

17H-Bloco do Lamparina

17H30-Show Viviane Brasil

18H-Show Mix in Brasil

18H30-Trio do Jacaré

19H -Trio Marabloco Elétrico

19H30-Trio Sou do Povão

20H-Trio Blocão do Nina

20H30-Trio Jegue Folia

21H-Trio Sindicato do Samba

21H30-Trio Confraria do Copo

22H-Trio Vamu Di Samba

22H30-Trio do Reggae GDAM

23H-Trio do Bicho Terra

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.