Animação

Turistas são recebidos pelo Bicho Terra no aeroporto

Hoje, o bloco Os Tremendões estará no saguão do terminal aeroportuário, a partir de 13h30, com todo o ritmo envolvente dos blocos tradicionais de São Luís

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Bicho Terra animou a chegada de turistas no Aeroporto de São Luís, na tarde de ontem, com boa receptividade
Bicho Terra animou a chegada de turistas no Aeroporto de São Luís, na tarde de ontem, com boa receptividade (Bicho Terra)

Os turistas que buscaram o Maranhão como destino para passar o feriadão de Carnaval tiveram uma recepção mais que especial na tarde da quinta-feira (28). O saguão de desembarque do Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado foi tomado pelas cores e vibrações do grupo Bicho Terra. O bloco tradicional esteve presente na programação da Operação Boas-Vindas, organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Os turistas Jennifer e Jean-Plulippe vieram da Nova Caledônia, ilha do Oceano Pacífico, país anexado à França. Eles contam sobre a surpresa de serem recebidos por um grupo tão colorido e barulhento. “Eu não faço ideia do que seja isso, mas é muito bonito e dá vontade de dançar. Queria entender o que eles estão falando”, disse a empresária Jennifer. O casal está visitando o Brasil pela primeira vez e decidiram, então, buscar por destinos famosos. “Conhecemos o Maranhão pela internet. Sabemos da cidade e de sua origem francesa, que também é nossa origem. Va­mos visitar ainda os Lençóis Maranhenses e depois vamos para o Rio ver o último dia de Carnaval”, explica Jean-Plulippe.

Durante a recepção dos turistas, os blocos tradicionais não pararam de dançar. Os celulares apontando para os personagens, registrando todos os momentos, eram a coisa mais comum no salão de desembarque.

Duas professoras italianas caíram na dança com os personagens tradicionais do Carnaval maranhense. “É muito encantador ser recebida dessa forma. Agora, estou mais animada com as coisas que São Luís poderá me oferecer durante essa agradável visita”, frisa Andreina Di Victtoria, professora e tradutora de italiano na Universidade de Brasília. Sua amiga de viagem, Christina Acciarri, também se mostrou encantada com as belezas do grupo maranhense. “Nós, que viemos de fora, sabemos muito sobre a arquitetura e belezas naturais. Com essa recepção, estou ansiosa para saber mais sobre os sons que esta Ilha vai me apresentar”, finaliza.

Operação Boas Vindas
Se a quinta-feira (28) foi marcada pela apresentação do Bicho Terra, um dos maiores grupos de Carnaval da cidade, que apresentou aos viajantes músicas icônicas, como “É Gostosa”, “Fogo de Amor” e “Costela de Adão”, a sexta-feira (1º) terá outra novidade: o grupo Os Tremendões.

“O período carnavalesco é muito animado na capital. É importante que os turistas percebam o clima de festa. Todos que chegarão durante as apresentações já estarão em contato direto com a nossa cultura e com a nossa receptividade”, explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Os Tremendões vai levar, a partir de 13h30, todo o ritmo envolvente dos blocos tradicionais, característica da cultura de São Luís. Ele é reconhecido como um dos mais atuantes grupos culturais de São Luís, e a Associação Recreativa Bloco Tradicional Os Tremendões tem relevantes serviços prestados à cultura local. Desde a sua fundação, conquistou títulos, sendo detentor de uma notável galeria de troféus, com 10 premiações máximas da competição oficial da Passarela do Samba. “O Carnaval de São Luís, sem dúvida, é único, e as atrações convidadas para esta ação vão mostrar ao público parte da nossa riqueza cultural”, finaliza Socorro Araújo.

Conscientização
A Infraero, em parceria com a Setur, realizou ação acompanhada de uma equipe da Cruz Vermelha e fez a distribuição de informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e preservativos.

“O Carnaval é uma das principais festas populares da cultura brasileira. Tornar esse momento ainda mais festivo no aeroporto com as boas vindas em ritmo carnavalesco certamente será uma experiência única àqueles que aqui desembarcarem”, destacou a superintendente do aeroporto de São Luís, Tayse Brandão Figueiredo.

A Prefeitura de São Luís iniciou neste ano um trabalho de conscientização, com a campanha Folião Cidadão. A intenção é estimular as pessoas a adotar atitudes simples e posturas de cidadania ativa em relação à limpeza urbana, preservação do patrimônio público, responsabilidade no trânsito, cuidado com a saúde e propagação da cultura da paz.

De forma lúdica, desde o segundo sábado de fevereiro, o blo­co Folião Cidadão tem percorrido o circuito carnavalesco do Centro Histórico de São Luís, arrastando foliões embalados por trilha sonora composta especialmente pa­ra a data festiva. Desde o primeiro dia de mobilização, o refrão “Sou folião cidadão, brinco na rua e passarela, não vacilo não" passou a integrar o repertório dos cordões momescos.

Turismo
Para o período do carnaval, a Infraero estima que o Aeroporto de São Luís receba cerca de 28.360 passageiros, entre os dias 1º e 7 de março. A previsão é de que aproximadamente quatro mil pessoas transitem no terminal maranhense por dia, com uma média de 20 voos diários.

Para assegurar o melhor atendimento, com conforto, segurança e fluidez, a Infraero reforçou as atividades operacionais, de atendimento direto ao público e de manutenção e limpeza. Os passageiros começaram a contar, também, com a ajuda dos “amarelinhos”, que são funcionários identificados pelo colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, presentes nos saguões e áreas públicas dos terminais, além dos balcões de informação.

Informações do Guia do Passageiro, com informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área, por exemplo. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.