Programação

Retiros marcam a programação religiosa no feriadão de folia

Eventos como o Rebanhão chegam, em 2019, à sua 28ª edição; para a criançada, haverá uma programação específica no Rebanhãozinho, que, no ano passado, reuniu cerca de 600 crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(terço)

SÃO LUÍS - As festas carnavalescas serão de muita espiritualização e oração para grande parte da comunidade católica de São Luís, que busca se inserir, durante o feriadão, em diversos encontros e retiros promovidos por grupos de toda capital.

Um dos eventos mais populares da época é o Rebanhão, que em 2019 comemora a sua 28ª edição. Promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) de São Luís, o Rebanhão 2019 será realizado no período de 3 a 5 de março, na Associação Cristo Rei, localizada no Viva do Angelim. O evento já se consagrou no circuito da alegria como o carnaval alternativo de São Luís, sendo muito esperado pelos católicos e por pessoas não católicas, que já acompanham as edições do evento.

Sem bebida alcoólica e sem violência, em um ambiente preparado para receber toda a família, o Rebanhão é um convite para um encontro com Deus, que regado com alegria, música, dança, teatro e oração, oferece uma dose extra de disposição aos participantes. Neste ano, o tema será “Deus nos amou primei­ro” (1 Jo 4,19b).

Muitos pregadores foram convidados para fazer parte da edição, tais como Rogério Santos e Célio Mendes, da comunidade católica Kénosis (São Paulo); Robert Araújo, presidente do conselho arquidiocesano da RCC de São Luís; Alex Oliveira, da RCC de São Luís, Oziel Silva, dom Belisário, dom Esmeraldo e frei Wanderlan Carvalho, diretor espiritual da RCC. A animação ficará por conta das bandas Novum Christus, Amarte e banda Parresia.

Para a criançada, haverá uma programação específica no Rebanhãozinho, que, no ano passado, reuniu cerca de 600 crianças, durante os 3 dias de encontro. O público de foco são crianças com idade entre 5 a 12 anos, em uma programação rechea­da com brincadeiras, diversão e evangelização.

Os organizadores do evento estimam que mais 10 mil pessoas passem pelo local. Uma estrutura com praça de alimentação, banheiros químicos e segurança está sendo montada para a realização.

Retiro Renascer
A Comunidade Católica Shalom realiza, entre os dias 2 a 5 de março, o retiro de Carnaval Renascer. O evento será realizado paralelamente no Colégio Upaon-Açu e na Faculdade IESF (Maiobão). Com o tema “Cristo é a nossa Paz”, o missionário da Comunidade Shalom, Reymar Barata. O Renascer é o retiro de Carnaval da Comunidade Católica Shalom e acontece em 50 cidades do país. Em São Luís, o evento já está na sua 19º edição.

O retiro contará com show das bandas Shalom Roots e Parresia. Confissão, adoração, oração e aconselhamento, cursos formativos sobre vida a dois, juventude em Deus, vocacional e espiritualidade estão na programação do evento.

A abertura do evento, no sábado (2), será marcada por uma Missa de Cura, às 17h. Os bispos dom Belisário e seu auxiliar, dom Esmeraldo, estarão presentes no retiro, entre os dias 3 e 5, celebrando o ato litúrgico.

“O Renascer tem muitos atrativos para quem deseja um Carnaval diferente, uma experiência com Deus. Além das pregações e adoração, teremos cursos e também o Renascer Kids, voltado aos filhos pequenos dos participantes do evento”, explicou o coordenar apostólico, padre Cledison Reis.

Topo da Montanha 2019

A Igreja da Colheita realizará o Congresso Topo da Montanha 2019, entre os dias 1º a 3 de março, a partir das 19h, na própria Igreja, localizada no Recanto dos Vinhais, em São Luís. De acordo com o bispo Renato Chaves, o objetivo do congresso é dar continuidade ao tema “Espiritualidade no chão da vida”. O sentido é fazer as pessoas refletirem sobre o Reino de Deus, que deve estar em evidência no chão da vida, por meio das atitudes diárias de perdão, compaixão, tolerância, cuidado com o próximo.

“Temos assistido tragicamente a uma sociedade perdida, muito narcísica, ego exacerbado, e isso tem levado pessoas à uma profundidade em grande superficialidades. Neste encontro, vamos buscar em profundidade a realidade da própria vida, vamos falar sobre a vida real e não mais essa vida de distrações e perdas. Vamos buscar isso na Palavra e na oração”, refletiu Renato Chaves.

Os preletores do congresso são o bispo Renato Chaves, da própria Igreja da Colheita, e o pastor Carlos Bregantim, da Estação da Graça, de São Paulo. O louvor fica por con­ta do Ministério de Música Igreja da Colheita. O congresso tem entrada franca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.