CONSCIENTIZAÇÃO

HSD orienta foliões sobre cuidados com a saúde no período de Carnaval

Ações dedicadas ao público foram realizadas na quarta-feira (27) e ontem (28), nos terminais Rodoviário e da Ponta da Espera; orientações foram voltadas ao uso de preservativos e cuidados na direção

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Com o tema “Pule Fora”, ação levou orientações e serviços de saúde
Com o tema “Pule Fora”, ação levou orientações e serviços de saúde (HSD ação carnaval)

Doenças e infecções sexualmente transmissíveis e acidentes de trânsito são as principais preocupações do período de Carnaval. Após as festas, hospitais públicos e privados de São Luís têm maior demanda por atendimentos relacionados a estes casos e, pensando nisto, o Hospital São Domingos (HSD) está realizando a Campanha de Carnaval 2019, com o tema “Pule Fora”, levando orientações e serviços de saúde a colaboradores e à comunidade, a fim de garantir que as festas carnavalescas não acabem em emergência. Na ma­nhã de ontem (28), a ação foi levada ao Terminal da Ponta da Espera, onde foi muito bem recebida pelos foliões que saíam e chegavam a São Luís.

Em seu primeiro ano, a ação vinculada ao Núcleo de Responsabilidade Social do HSD iniciou o atendimento à comunidade no Terminal Rodoviário de São Luís, no Tirirical, com uma equipe formada por médico, assistente social e enfermeiros do hospital. Além dos alertas sobre a importância do uso da camisinha durante relações sexuais e dos perigos oferecidos pela associação de álcool e direção, foram oferecidos serviços de aferição de pressão e glicemia e tira dúvidas sobre cuidados com a saúde durante as festas. Conforme destacou a assistente social do HSD, Soraia Mafra, a atividade reforça o compromisso da instituição com o público.

“O nosso objetivo é que as pessoas possam viajar despreocupadas, mas cientes dos cuidados que devem ser tomados para evitar problemas sérios. O nosso foco são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e os acidentes de trânsito ligados ao consumo de bebida alcoólica, que apresentam estatísticas preocupantes nesta época do ano. Somos parceiros de instituições que prestam apoio a pacientes soropositivos, por exemplo, e os relatos são preocupantes neste período, por isso nos preparamos para tirar dúvidas e oferecer informações relevantes, além dos serviços básicos de saúde”, explicou Mafra.

Importância
A população tem sido receptiva à atividade, e a importância dos serviços oferecidos foi reconhecida pela estudante Alana Barros, que na manhã de ontem embarcou no ferry-boat com destino ao município de São Bento, onde curtirá a folga e a folia ciente dos cuidados que devem ser levados em consideração. “Esta é uma ótima iniciativa. Por isso, aproveitei para me certificar de que tanto a minha pressão, quanto a glicemia, estão dentro dos conformes. Mas muitas pessoas não têm este cuidado e acabam tendo sérios problemas quando ingerem bebida alcoólica, por exemplo”, reforçou.

Inteirado sobre o assunto, o educador físico Caio Novaes ressaltou a importância do uso da camisinha durante relações sexuais, principalmente no Carnaval. “Eu sempre tenho na carteira, mas tenho muitos amigos que costumam ignorar os riscos e não utilizam preservativo. Por isso, é essencial lembrar a sua importância em todo o ano, ainda mais no Carnaval, quando o pessoal está mais preocupado em curtir que cuidar da saúde”, destacou.

As atividades voltadas à comunidade foram encerradas ontem, mas no HSD as orientações permanecem até a Quarta-feira de Cinzas (6), dedicadas aos colaboradores da instituição com uma temática diferente: o descanso. O objetivo é reiterar os cuidados que as equipes médicas devem tomar para garantir o bom atendimento aos pacientes do hospital, chaman­do atenção para o consumo de bebidas alcoólicas e as noites de sono que devem ser garantidas mesmo durante as festas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.