Saúde

Após ação do MP, UPA Araçagi volta a oferecer ortopedia nesta sexta-feira

Serviços na Unidade de Pronto Atendimento serão restabelecidos às 7h; atendimento na área estava suspenso há três meses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Fachada da UPA Araçagi, que voltará a ofertar a pacientes serviços de ortopedia nesta sexta-feira (1º)
Fachada da UPA Araçagi, que voltará a ofertar a pacientes serviços de ortopedia nesta sexta-feira (1º) (Upa Araçagi)

SÃO LUÍS - Após Recomendação do Ministério Público do Maranhão, os atendimentos de ortopedia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, em São Luís, serão restabelecidos nesta sexta-feira (1º), às 7h. O serviço estava suspenso há três meses e, desde então, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde vem tentando garantir o retorno.
A medida foi informada na manhã de ontem (28), pela secretária-adjunta de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lídia Cunha Shramm, à promotora de Justiça Maria da Glória Mafra Silva, e é uma resposta à Recomendação emitida, em 26 de fevereiro, à Secretaria e à Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
No documento, o MPMA ressalta que todo o atendimento de urgência e emergência de menor complexidade em ortopedia não estavam sendo realizados em nenhuma UPA existente na capital, bem como em nenhum outro serviço de saúde de gestão estadual.

Competências
Glória Mafra explica que a UPA Araçagi fará atendimentos de baixa e média complexidade, conforme suas atribuições e competências, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Os casos de politraumatismo e de alta complexidade de­vem ser encaminhados ao Socorrão 2. A UPA permanece com atendimentos ortopédicos de menor complexidade”.
Na avaliação da titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, a suspensão do atendimento de ortopedia na UPA Araçagi gerou uma sobrecarga no Socorrão 2 e prejudicava tanto os pacientes mais graves quanto os de menor complexidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.