Encontro

Aperto de mãos dá início à segunda reunião entre Trump e Kim

Presidente americano previu que as negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte serão ''muito bem-sucedidas''; encontro termina nesta quinta-feira

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Donald Trump e Kim Jong Un se cumprimentam na abertura da reunião entre os dois no Vietnã
Donald Trump e Kim Jong Un se cumprimentam na abertura da reunião entre os dois no Vietnã (Trump)

Hanói - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apertou a mão do líder norte-coreano Kim Jong-un dando início sua segunda cúpula que acontece em Hanói, no Vietnã.

Os dois líderes apertaram as mãos diante de uma fila de bandeiras norte-americanas e norte-coreanas em um hotel de luxo na capital do Vietnã.

Trump previu que as negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte serão"muito bem-sucedidas".

Kim Jong-un, por sua vez, afirmou estar certo de que sua cúpula com Trump vai produzir resultados positivos.

"Estou certo de que um resultado será alcançado desta vez, e será bem recebido por todas as pessoas", afirmou Kim a Trump. "Eu farei o meu melhor para que isso aconteça".

Washington exige que Pyongyang renuncie ao seu arsenal nuclear em troca de uma suspensão das sanções, mas desde a reunião em Singapura não houve progresso concreto a esse respeito.

Por meio de um tuíte, Trump disse acreditar que China, Rússia, Japão e Coreia do Norte "ajudarão muito" para a desnuclearização da Coreia do Norte.

Após um breve pronunciamento à imprensa, eles seguiram sozinhos para um encontro de cerca de 20 minutos. Depois, eles seguiram para um jantar de trabalho, acompanhados por assessores.

Pelo lado americano, estiveram presentes no jantar o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney. Já Kim estava acompanhado do chefe da inteligência norte-coreana, Kim Yong-chol, e do ministro de Relações Exteriores, Ri Yong Ho. A agenda de Donald Trump para o segundo dia da cúpula não foi divulgada.

Singapura

Os últimos meses foram pontuados por trocas de cartas privadas e declarações amigáveis entre Kim e Trump. Porém, oito meses depois do primeiro encontro deles em Singapura, a nova cúpula reacende o debate sobre o programa nuclear da Península Coreana.

Apesar de os testes balísticos e nucleares norte-coreanos estarem suspensos, não houve avanços concretos para que fosse colocado em prática o fim do programa nuclear norte-coreano. Até agora, um cronograma para a desnuclearização não foi estabelecido.

Antes do início do encontro, Trump afirmou que existem especulações sobre suas intenções com relação ao encontro com líder norte-coreano. “Kim Jong-un e eu vamos nos esforçar muito para resolver algo sobre a desnuclearização e, em seguida, tornar a Coreia do Norte uma potência econômica”, declarou.

Importância

Mesmo com o novo tom adotado pela administração americana, que sugere que a Coreia do Norte deixou de ser vista como uma iminente “ameaça nuclear”, as fortes sanções econômicas contra Pyongyang seguem em vigor.

Os Estados Unidos deixaram claro anteriormente que elas devem permanecer enquanto não houver a “completa e definitiva desnuclearização" da península coreana.

Nesta quarta-feira, antes do encontro com Kim, Trump se reuniu com o presidente do Vietnã e secretário-geral do Partido Comunista no poder, Nguyen Phu Trong.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.