Arte

Mostra fotográfica sobre dança popular entra em cartaz na Galeria Trapiche

Exposição "Entre Passos", dos artistas Edi Bruzaca e Emanuely Luz, fica em cartaz até 5 de abril e retrata brincantes de tambor de crioula, cacuriá e dança do lelê

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Uma das fotografias da mostra
Uma das fotografias da mostra (Mostra )

São Luís -Corpos que se movimentam ao som da cultura eternizados em fotografias. Esse é o teor da mostra “Ocupação Trapiche”, com o tema “Entre Passos”, dos artistas Edi Bruzaca e Emanuely Luz, que entra em cartaz amanhã (28), às 18h30, na Galeria Trapiche (Praia Grande).

A exposição traz registros de brincantes de tambor de crioula, cacuriá e da dança do lelê, com destaque para o movimento de saias e pés, giros e ritmos proporcionados por essas manifestações culturais maranhenses. A galeria é um equipamento da Prefeitura de São Luís, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura. A mostra fica em cartaz até o dia 5 de abril.

"Esta é a primeira Ocupação Trapiche de 2019, evento que acontece desde 2016 e foi criado para dinamizar a galeria e para que o processo de ocupação seja mais transparente e democrático. A exposição 'Entre Passos' traz fotografias com as temáticas ‘dança’, ‘corpo’ e ‘movimento’, além de incluir rodas de conversa", explica a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

A exposição tem como objetivo enaltecer o ato de se movimentar, enfatizando que o movimento é uma forma que o ser humano tem para se manifestar, expressar ou se sentir livre.

"Compreende-se a fluidez das brincantes rodopiando em seu próprio eixo deixando seu corpo ser impactado pelo compasso sonoro dos tambores. Assim, acredita-se que através da captação das imagens, os visitantes da exposição sejam capazes de perceber o envolvimento dos brincantes, a sua entrega ao ritmo e a sua liberdade de expressar com o corpo", explica Edi Bruzaca.

Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Edi Bruzaca é maranhense e iniciou suas atividades com fotografia por curiosidade de registrar a arte urbana, em 2012, e apaixonou-se por registrar momentos da vida. Também maranhense, Emanuely Luz começou na fotografia em 2013 e as suas imagens refletem as vivências e experiências do dia a dia. Tem formação em Turismo pela UFMA e Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Atualmente, dedica-se a retratar a cultura popular maranhense.

Serviço

O quê

Mostra "Entre Passos"

Quando

Abertura na próxima quinta-feira, 29, às 18h30

Onde

Galeria Trapiche (Praia Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.