Carnaval 2019

Os Foliões leva literatura infantojuvenil para a passarela do samba

Bloco tradicional fará homenagem à obra de Monteiro Lobato no Carnaval; desfile contará com a participação de atores usando figurinos de personagens criados pelo escritor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Integrantes do bloco Os Foliões
Integrantes do bloco Os Foliões (Os Foliões )

São Luís Um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil de todos os tempos será homenageado por um dos blocos tradicionais mais atuantes do Carnaval maranhense. Monteiro Lobato irá para a Passarela do Samba, no Anel Viário, com os integrantes da agremiação Os Foliões, que escolheu o tema “Visconde de Sabugosa e as Aventuras de Monteiro Lobato: A Turma do Sítio Apronta e Os Foliões Faz de Conta”. A música é de autoria de Luzian Filho e Josias Filho e os intérpretes serão Luzian Filho, Ivan Coracinha e Tunai Moura. O bloco se apresenta na Passarela do Samba do Anel Viário no Sábado Gordo e sua passagem na avenida está prevista para meia-noite.

Segundo o coordenador do bloco, William Moraes Corrêa, o tema já vinha sendo amadurecido há três anos pelo designer e publicitário Fábio Moraes e traria, inicialmente, as aventuras do Visconde. “Com a oportuna colaboração do jornalista Joel Jacinto, veio a definição final do tema, que caiu, imediatamente, nas graças do público, tanto que o samba já é um dos mais executados nas emissoras de rádio da cidade e nas redes sociais”, contou William Corrêa.

De acordo com o coordenador, até a Biblioteca Monteiro Lobato e o Sítio Monteiro Lobato, ambos em São Paulo, estão apoiando o tema com suporte técnico. “Até a produção da Rede Globo foi consultada sobre a melhor forma de se fazer as fantasias e demais indumentárias”, complementou.

No desfile, Monteiro Lobato será interpretado pelo carnavalesco Darlan Oliveira e o Visconde, pelo performista Uimar Júnior. Dona Benta será a atriz, contadora de histórias, poeta e compositora Rosana Fernandes, da Coteatro, conhecida por papeis marcantes no teatro maranhense, como “Jocasta”, da peça Édipo Rei. Ela também coordena o projeto “Histórias de Minha Terra”, uma das extensões do bloco e que também está na programação do Carnaval 2019. Quem também vai desfilar com Os Foliões é a turma do filme “Muleque Té Doido”, que acompanha o bloco desde 2016.

A agremiação sempre procura inovar. No ano passado, fez uma homenagem ao folclore de Parintins (AM), inclusive trazendo para o Maranhão dois integrantes do Boi Bumbá, representantes das agremiações Caprichoso e Garantido. Também ano passado, o bloco conquistou o 23º Troféu Imprensa, seis premiações do Júri Popular, o Troféu Culturas Populares, do Governo Federal, e o Troféu Qualidade e Excelência Cultura do Brasil, da Associação Brasileia de Liderança, em São Paulo. l

Serviço

O quê

Desfile do bloco Os Foliões

Quando

Sábado Gordo de Carnaval, dia 2, à meia-noite

Onde

Passarela do Samba do Anel Viário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.