Não será ele?

Secretário diz ser especulação sua candidatura em São Luís

Rubens Júnior, que deixou a Câmara e assumiu a Secid, diz que seu foco é o trabalho à frente da pasta

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Rubens Júnior assumiu, ontem, a Secid
Rubens Júnior assumiu, ontem, a Secid (Rubens Júnior)

Cotado nos bastidores para a sucessão de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na Prefeitura de São Luís a partir de 2021, o novo secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior (PCdoB) chamou de “especulação” a ligação de seu nome no processo. Segundo ele, o seu pensamento está voltado apenas para os interesses da pasta estadual.
A O Estado, Rubens Júnior disse estar concentrado na nova missão. “Eu penso hoje única e exclusivamente na Secid [Secretaria de Cidades]. Fora disso, é apenas especulação”, disse, de forma sucinta, ao ser questionado sobre a ligação de seu nome a possíveis acordos preliminares às eleições ao Executivo ludovicense no ano que vem.
Apesar de não haver manifestação explícita do governador Flávio Dino (PCdoB), o nome do titular da Secid é o preferido do comunista para suceder Edivaldo Júnior, fato admitido por aliados próximos de Dino e novo titular da Secid a O Estado.
O nome de Rubens Júnior gera resistência, por exemplo, de dirigentes do PDT que, naturalmente, deve participar das indicações. Enquanto uma corrente pedetista é favorável à ideia de lançar o atual secretário de Articulação Política da Prefeitura, Ivaldo Rodrigues (que não esconde o desejo de ser candidato), outra defende o nome do atual presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho.

Espaço
Em várias oportunidades, Dino manifestou zelo pelo colega de partido. Desta vez, o governador usou da reforma administrativa em seu secretariado para abrir espaço a Rubens.
Para isso, o governador “mexeu” em duas pastas de suma importância para a administração pública (Secretaria de Gestão e Previdência e de Transparência e Controle) para “encaixar” o pupilo.
Na Secid, além de usufruir de projetos já prontos (e encaminhados pela sucessora, Flávia Alexandrina, deslocada para a Segep), Rubens Júnior terá em mãos um or­çamento considerado robusto. A “pressa” em mostrar serviço é demonstrada pelo próprio aliado de Dino. Ele adiantou a O Estado a entrega de projetos (sem citar quais) nos próximos 30 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.