BURAQUEIRA

Retorno da Estrada de Ribamar está esburacado

Nova rota tem pouco mais de um mês de inaugurada; com asfalto comprometido, condutores têm dificuldade para trafegar

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Retorno de quadra está cheio de buracos e deixa trânsito caótico
Retorno de quadra está cheio de buracos e deixa trânsito caótico (retorno MA-201)

Construído há cerca de dois meses, o retorno de quadra da MA-201 (Estrada de Ribamar) já apresenta problemas estruturais. Tomada por buracos, a via de retorno construída na Rua Itapecuru tem dificultado o retorno dos condutores para a região da Forquilha, impossibilitando a fluidez do trânsito, uma vez que tal intervenção deveria ter desafogado a fila de carros que se formava frequentemente na rodovia estadual, que dá acesso ao município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Segundo condutores que trafegam pela área, a situação só ficou mais estressante após a obra.

“Paciência”. É o que diz precisar o condutor Alécio Vieira sempre que passa pelo novo retorno de quadra da MA-201. De acordo com ele, a intervenção, efetivada há pouco tempo, não cumpriu com o principal objetivo, anunciado pelo Governo do Maranhão: o de desafogar o trânsito do local. “A situação é complicada, pois de nada adiantou o governo realizar essa intervenção. A situação só piorou, causando transtornos para quem transita pela região. A quantidade de buracos, aumentada pela chuva, é tanta que não dá para acreditar que se trate de um asfalto de boa qualidade, como o Estado sempre diz”, afirmou. “É preciso ter paciência”.

Quando O Estado esteve no local, verificou a dificuldade que os condutores têm para realizar o retorno, situação que tem ocasionado ainda mais congestionamentos pela região, em fila que se arrasta desde um cemitério localizado às margens da rodovia, em frente a um shopping center. Sem alternativa, o que resta a quem tem que trafegar pela região é esperar para que a situação seja resolvida, e apelar para que seja tão logo, como afirmou o também condutor Fabrício Oliveira.

“Esse retorno não ajudou a gente em nada. Nada mesmo. Pelo contrário. A situação que os condutores têm tido de enfrentar é infernal, porque não bastou não ter resolvido o engarrafamento constante de carros querendo realizar o retorno. Ainda colocou a gente para passar numa via de retorno tomada por buraco e lama, que só tende a ficar pior, porque, com essas chuvas, acredito que nada vá ser feito, embora eu espere que seja realizada outra intervenção imediata para resolver o problema, porque não merecemos passar por isso”, declarou.

O Estado manteve contato com o Governo do Maranhão, e, por meio de nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que já requalificou o retorno da quadra em questão e que a extensão da Rua Itapecuru, assim como o asfaltamento de demais ruas e avenidas, é de responsabilidade da Prefeitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.