COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
ATOP MODEL brasileira Alessandra Ambrósio era uma das mais belas celebridades, domingo, na festa do Óscar, em Hollywood
ATOP MODEL brasileira Alessandra Ambrósio era uma das mais belas celebridades, domingo, na festa do Óscar, em Hollywood

Câmara na Fábrica São Luís
A Câmara Municipal de São Luís completa, este ano, seu quarto centenário de atividades. E o atual presidente, vereador Osmar Filho (PDT), acaba de dar o primeiro passo para a concretização do projeto de fazer da antiga Fábrica São Luís a nova sede do Poder Legislativo Municipal.
O martelo foi batido na manhã de ontem, na superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), durante reunião de trabalho em que técnicos do Instituto apresentaram detalhes do projeto de restauração e readequação do espaço, localizado na Centro da capital.
Pelo projeto apresentado – além do Centro Administrativo composto por plenário, gabinetes dos vereadores e demais dependências de todos os setores da Casa – a Fábrica São Luís contará com uma praça cívica e um auditório com 180 lugares para a realização de eventos culturais.
Prevê, ainda, instalação e um hall que abrigará exposições do sistema fabril e da história da Câmara como mais um atrativo para turistas e cidadãos.

Sem retorno
Completou ontem 32 anos das intervenções nos bancos dos Estados do Maranhão, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará e Mato Grosso. Deixaram rombos de 43 bilhões de cruzados, que nunca mais foram recuperados.
Era o ensaio para o que ocorreu 13 anos depois com a venda do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), fundado em 1909.
A famosa e potente instituição estatal financiou amigos do poder, provocando déficit de 15 bilhões de reais.
Dinheiro que ficou no bolso de espertalhões impunes.

Pergunta curiosa
E o PSL de Bolsonaro, vai decolar ou destrambelhar? A pergunta foi feita por um curioso leitor de jornal, de segunda a domingo.
Sabe-se lá, mas o PSL parece congregar um erro dentro de outro.
Explicando: partidos deveriam ser instituições para firmar canais democráticos de pensamentos afins. Daí vêm os que se afinam com ideias de direita, de esquerda, de centro e por aí.
No Brasil, o princípio se deteriorou. Até o ano passado, um partido que acabava de nascer nos cartórios da Justiça Eleitoral já entrava em cena ganhando R$ 1 milhão por ano,
dinheiro do Fundo Partidário. Por aí, na maioria, viraram meio de vida para alguns, o passaporte para mamar
nas tetas oficiais.

Pergunta curiosa 2
Ano passado começou a valer a cláusula de barreira (um mínimo de 1,5% de votos em nove estados para garantir o direito ao fundo) e 14 deles dançaram.
O PSL, que era nanico, nasceu no embalo dos que estavam atrás das tetas, de repente, no embalo de Bolsonaro, pulou de um deputado federal (o próprio) para 52.
Agigantou-se em uma eleição.
Ora, os demais tinham estruturas que foram se organizando progressivamente. Com o PSL, pela forma como foi, gente de todos os cantos que nem se conhecia foi aglutinada pelas redes sociais, mais parece um ajuntamento que um partido.
Não é à toa que o próprio Bolsonaro e filhos cogitam sair e ressuscitar a velha UDN. Assim, o PSL está mais para destrambelhar.

Plantier deixa saudade
A sociedade maranhense está de luto com o falecimento ocorrido ontem do bom português Manuel Plantier, que durante muitos anos formou com a bela maranhense Francimar Viana, um casal de grande charme da vida social e elegante de São Luís. Há pouco tempo, Plantier passou a sofrer de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), terrível doença do sistema nervoso que prospera neste novo milênio e enfraquece os músculos e afeta as funções físicas. Ontem, ele sofreu uma parada cardíaca e morreu.

TRIVIAL VARIADO
Tudo pronto para a posse, logo mais às 16h, da nova mesa diretora do TRE-MA, composta pelos desembargadores Cleones Cunha, como presidente, e Tyrone Silva, como corregedor e vice-presidente.

A semana para secretários estaduais que exercem pela primeira vez a função, começou e vai terminar na sexta-feira com reuniões infindáveis, situações não imaginadas, indagações judiciais, interesses partidários martelando e conflitos estimulados pela turma do contra.

Mudou a composição da Câmara dos Deputados, mas não o hábito da maioria que fica distante dos grandes problemas. Bastou acompanhar o site, nas três primeiras semanas, para chegar à conclusão: legislam em torno do supérfluo. Desde a definição do que é um ovo até as regras do carrinho de mão.

O debate no Congresso Nacional sobre a reforma da Previdência se dará entre a coragem para fazer o sistema sobreviver e o medo de que venha a sucumbir.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) anunciou a realização, em Salvador, do XII Congresso Norte/Nordeste de Urologia, entre os dias 21 e 23 de março. Estão previstas palestras e cursos com participação de oncologistas clínicos e radioterapeutas de renome internacional.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, quer aumentar o número de colégios militares do Brasil, para os quais militares da reserva poderiam ser chamados como monitores. Interessado em aplicar a ideia em todo o país, o ministro ainda não confirmou presença em São Luís.

A sabatina do economista Roberto Campos Neto, indicado ao cargo de presidente do Banco Central (BC), ocorrerá hoje, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Ele assumirá o posto de Ilan Goldfajn, que decidiu não permanecer por motivos pessoais.

Se referindo à manifestação do presidente Jair Bolsonaro, que caracterizou a reforma da Previdência como “justa para todos, sem privilégios”, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) criticou o que chama de “massiva campanha do pobre contra o rico, do privilégio dos servidores corporativos”.

Tradição inquebrantável: esta semana, com toda certeza, vai terminar em samba.

A oposição da Venezuela precisa convocar a Organização Mundial da Saúde para tentar resolver a grave crise. Começaria pelo exame de sanidade mental de Nicolás Maduro.

Teresa e Fernando Sarney estão desde domingo em Roma, onde ele participa de reuniões marcadas por importantes decisões da FIFA para o futebol nos próximos anos.


DE RELANCE

Prêmios no Baile das Fofinhas
O que não vai faltar este ano são prêmios apetitosos para serem sorteados no Baile As Fofinhas no Carnaval. O evento, que a presidente Fátima Sabóia comanda com as demais diretoras da entidade, na próxima quinta-feira, promete fervilhar de alegria e animação o tradicional Espaço Renascença, a partir das 18 horas. Os participantes serão brindados com jantar e sorteio de brindes que incluem passagem aérea para Salvador, hospedagem de fim de semana em hotel de luxo, almoços e jantares em restaurantes de referência e tratamentos de beleza em famosas clínicas da cidade.

Ouro negro da Venezuela
Se a Venezuela não tivesse grandes reservas de petróleo, seria apenas mais um desses países para os quais ninguém manda ajuda humanitária. Aliás, na Venezuela, na África e no Oriente Médio, o petróleo segue financiando ditaduras e atrocidades. Investir em energia limpa deixou, há muito, de ser uma questão de idealismo. É uma necessidade não apenas ambiental, o que já seria mais do que suficiente, mas uma questão de princípios éticos, morais e práticos.

Reforma da Previdência
A análise sobre o projeto de reforma da Previdência deveria começar pela convocação de técnicos com conhecimento profundo sobre o tema. Na sequência, oferecer amplos espaços para que a oposição manifeste todas as suas opiniões e comprove, com base em números, a necessidade de continuar como está. Na sequência, os parlamentares digam se
debaterão a proposta pondo de lado interesses pessoais, partidários, corporativos para
que seja construído um caminho, garantindo os futuros pagamentos de aposentadorias e pensões. Sem reconhecer que o problema não é de governo, mas de Estado, seguiremos o roteiro de outros países onde a irresponsabilidade
levou à ruína do sistema.

Botou o dedo na ferida
O Senado criou, em fevereiro de 2016, a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência. A primeira proposição previa: irão para a prisão os governantes que botarem a mão em fundo de reserva para o pagamento de aposentadorias e pensões. É a causa do descalabro em que se encontra hoje o sistema. A iniciativa foi o suficiente para fazer naufragar a Frente. Está até hoje no arquivo das ideias que não andaram.

Nem tão iguais assim
Deu no site: Supremo Tribunal Federal e parlamentares querem limitar atuação da Receita Federal. Têm endereço certo: a investigação sobre o ministro Gilmar Mendes. Com isso, querem apagar o artigo 5º da Constituição Federal que prevê: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.”

Com lente de aumento
A imprecisão é uma das características brasileiras que o professor Gaudêncio Torquato aponta com bom humor: 1) Não há um grande rio no Rio Grande do Norte; 2) o Rio de Janeiro é
uma baía; 3) os municípios de Petrolândia e Petrolina não têm petróleo; 4) não existem amazonas no Amazonas.

Silêncio dos grandes
Os grandes partidos, derrotados em outubro do ano passado, silenciam. Devem estar digerindo a manifestação das urnas, reveladora de que a fórmula populista e dos esgrimistas de frases se exauriu. Os candidatos de partidos novatos, que prometeram dar prioridade à boa gestão, combatendo a corrupção, garantiram a preferência. Porém, passados quase
dois meses no poder, começam a ser avaliados. A lua de mel tem prazo.

Para escrever na pedra:
“Não há pior coisa para um partido do que ficar fora do poder, se não tiver vocação para isso.” Do presidente francês Charles De Gaulle.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.