Violência

Fim de semana marcado por homicídios no interior do Maranhão

Sete pessoas morreram no último fim de semana do mês; em Viana, a vítima foi um suplente de vereador de Pedro do Rosário; os outros crimes foram em Imperatriz, Humberto de Campos, Morros, Pio XII, Poção de Pedra e Santa Quitéria

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
José Carlos Silva Souza, o Zeca do Ubizal, morto em Viana
José Carlos Silva Souza, o Zeca do Ubizal, morto em Viana (Zeca)

VIANA - O último fim de semana deste mês foi considerado violento no interior do estado. Sete pessoas foram assassinadas a tiros e por arma branca em várias cidades do estado. Uma das vítimas foi o líder comunitário e suplente de vereador da cidade de Pedro do Rosário, José Carlos Silva Souza, o Zeca do Ubizal, de 38 anos. Segundo a polícia, ele levou mais de sete tiros, no povoado Faveira, em Viana, na tarde de domingo, 24.

A vítima, que estava em um clube de festa, teria discutido com duas pessoas, e durante a discussão, foi baleado e morreu no local. Os criminosos fugiram, quando o corpo era removido para o hospital de Viana, onde foi autopsiado e liberado para os familiares.

O velório ocorreu ontem na cidade de Pedro do Rosário. A vítima foi candidato a vereador na eleição municipal de 2016, ficando na suplência. O assassinato está sendo investigado pela delegacia de Polícia Civil de Viana. Até ontem não havia registro de identificação dos acusados.

Imperatriz

Também no domingo, na cidade de Imperatriz, ocorreu um assassinato por arma de fogo e a vítima até ontem à tarde estava identificada apenas como Marcelo. O corpo dele foi encontrado nas proximidades da ponte Dom Afonso Felipe Gregory. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) constataram uma marca de tiro nas costas da vítima. Somente este mês já foram registrados dois assassinatos e 15 já ocorreram este ano na cidade.

Brutalidade

Já a equipe da Delegacia Regional de Rosário ainda ontem estava investigando a morte de Maria Dutra Diniz, de 17 anos. Ela foi encontrada morta e o principal suspeito é o seu namorado, nome não revelado. O crime ocorreu no último domingo em um terreno baldio na cidade de Morros.

Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) constataram que a vítima morreu por asfixia e há possibilidade de ela ter sofrido violência sexual; havia, também, um cortes na cabeça. O corpo da adolescente foi trazido para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís para ser autopsiado. Ainda no domingo, uma pessoa, nome não revelado, foi apresentada na delegacia de Rosário para ser averiguada.

Também no domingo ocorreu a morte de Raíssa dos Santos Silva, de 13 anos. A polícia informou que familiares da vítima disseram que ela teria sido baleada de forma acidental por outro menor de idade, no povoado Severino, em Humberto de Campos. A jovem ainda foi levada ao hospital da cidade, mas chegou sem vida. A Polícia Civil está investigando o caso.

Outras ocorrências

Na madrugada de domingo, 24, uma mulher identificada apenas como Xica, foi morta a tiros, segundo a polícia, desferidos por um homem conhecido como Riba, na Vila Monteiro, na cidade de Pio XII. De acordo com a polícia, a vítima estava discutindo com a namorada de Riba, nome não revelado, quando foi alvejada no peito e no abdômen.

Xica foi levada para o hospital do município, mas morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico, enquanto o acusado fugiu. Os militares foram comunicados sobre o caso e realizaram rondas pela localidade, mas não conseguiu prender o suspeito. Há informações de que Riba já teria cometido um outro homicídio nesse município. A Polícia Civil está investigando o caso.

Mototaxista

A polícia também está investigando a morte de um mototaxista identificado como Daniel. Esse crime ocorreu na noite do último sábado, no povoado Lago Achado, em Poção de Pedras. A vítima teria se envolvido em uma discussão com mais dois homens, conhecidos como Leonardo e Cueca, durante uma partida de jogo de baralho.

A vítima levou vários golpes de faca. Os acusados também chegaram a ser golpeados. O mototaxista foi socorrido e levado para o hospital da cidade, e em seguida, transferido ao Hospital Geral de Peritoró onde chegou sem vida.

Por último, na cidade de Santa Quitéria, foi morto a tiros um homem identificado como Alex, de 33 anos. Há informações de que ele foi baleado no tórax durante uma abordagem policial e morreu no hospital do município. A polícia ainda ontem não se pronunciou sobre o assunto.

Número

7

foi o número de pessoas assassinadas no interior do estado no último fim de semana deste mês, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.