Editorial

Explicações à sociedade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

O governador Flávio Dino (PCdoB) que se orgulha, segundo ele, de governar para todos, deve à sociedade algumas explicações. A principal delas se refere à apuração em andamento das circunstâncias da transferência de recursos encaminhados via caixa federal do Porto do Itaqui para os cofres do estado. Na quinta-feira passada (21), conforme publicado por O Estado, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmou que há uma apuração em andamento acerca da alocação de recursos comandada pelo comunista, de acordo com ação popular que tramita na Justiça.

Segundo o documento, o Estado do Maranhão teria se apossado de valores estimados em cerca de R$ 80 milhões. De acordo com o autor da peça, o advogado Thiago Brhanner Costa, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), ligada ao Governo, descumpriu termos do Convênio número 016, de 2000. Para o titular da ação, em documento da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), foi solicitada a “redução do capital com transferência aos cofres do Tesouro Estadual no valor de R$ 80.000.000,00”.

Até o momento, nem o governador e nem seus aliados deram qualquer explicação sobre o tema. Pessoas próximas do governo apenas usam das ferramentas virtuais para ironizar qualquer menção ao assunto. Em vez de deboches, o Executivo poderia se debruçar acerca de valores e explicar de fato à sociedade o que foi feito com estes valores e o porquê de sua apropriação. Sem tempo ou interesse, o Chefe do Executivo estadual tem se preocupado, nas últimas horas, em encaixar aliados usando das pastas e departamentos de estado, em uma prática tão “velha” quanto os argumentos dinistas de que o Maranhão vive uma crise.

Em pronunciamento na semana passada na Assembleia Legislativa, o deputado Adriano (PV) alertou para a possível perda da posse de uma das principais reservas financeiras maranhenses. Para o parlamentar, “o legado comunista será a perda do Porto”. De acordo com o deputado, “a sociedade não pode fechar os olhos para um dos maiores bens do Maranhão, que foi formulado, planejado e articulado por José Sarney”.

O assunto deve voltar à tona nos próximos dias no Legislativo estadual. Com a coesão do bloco de oposição, constituído na semana passada, espera-se que o tema volte ao debate entre os deputados estaduais.

Enquanto não se preocupa com o “próprio quintal”, Dino já mira alto e chegou a falar em se lançar para uma suposta e distante corrida “ao Planalto”. A declaração pegou mal entre aliados próximos que entendem que o comunista deve se preocupar primeiro com “sua Casa”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.