Luto

Corpo de jornalista será sepultado nesta terça-feira (26) em São Luís

Robert Lobato morreu vítima de afogamento no último domingo num riacho em Brasília; ele deixou mulher e filhos

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Roberto Lobato morreu vítima de afogamento no domingo, em Brasília
Roberto Lobato morreu vítima de afogamento no domingo, em Brasília (Robert Lobato)

SÃO LUÍS - O corpo do jornalista, blogueiro e articulista político, Robert Lobato, será sepultado às 16h de hoje no Cemitério Parque da Saudade, em São Luís.

Ele morreu no último domingo, vítima de afogamento e asfixia, em Brasília, quando se confraternizava com amigos e colegas de trabalho no Núcleo Rural Chifrudo, um sítio situado em Santa Maria.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no período da tarde de domingo, Lobato decidiu fazer a travessia de um riacho a nado. Não havia bote salva-vidas, coletes ou qualquer aparato de socorro no local.

Ao chegar na metade do trajeto ele sinalizou com o braço aos amigos, que estavam nas margens do riacho, e se afogou. Segundo testemunhas, provavelmente ele cansou e não conseguiu concluir a travessia.

Lobato foi socorrido de imediato pelas pessoas que o acompanhavam. Tentaram o reanimar, mas sem sucesso. Depois disso, ele foi colocado num veículo e, na estrada, socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Um helicóptero chegou a ser utilizado no socorro. Lobato, contudo, não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital.

Robert Lobato atuava como assessor e articulador político do senador Roberto Rocha (PSDB), em Brasília.

Integrou a militância do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão e era autor e editor do conceituado blog do Robert Lobato desde 2008. Ele deixou a esposa e filhos.

Sepultamento - O translado do corpo do blogueiro maranhense estava programado – até o fechamento desta edição -, para as 23h55 de ontem, com horário de chegada no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, previsto para as 02h30 da madrugada de hoje.

O velório ocorrerá ao longo do dia na Pax União do Centro e o sepultamento às 16h no cemitério Parque da Saudade, situado no bairro Vinhais.

Saiba Mais

Pesar

Autoridades políticas de várias correntes e partidos manifestaram pesar pela morte do jornalista e blogueiro maranhense. A ex-governadora Roseana Sarney; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto; o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, além de deputados federais, senadores, secretários de Estado e de municípios, se solidarizaram à família de Robert Lobato. Ele tinha 50 anos de idade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.