Editorial

Respeito no Carnaval

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

No próximo dia 1º de março está decretado oficialmente o início do Carnaval de 2019 no Brasil. Até terça-feira, dia 5, o país dá uma trégua em seus diversos problemas e abre espaço para blocos e escolas de samba contagiarem foliões em clima de alegria. Mesmo em dias de festas e com a multidão nas ruas, é fundamental que algumas noções de cidadania não sejam esquecidas para que a festa seja bonita para todos.
Em São Luís, por exemplo, grande parte da programação é concentrada no centro da cidade, perpassando a área considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, título concedido pela Unesco, em 1997. Então não é por ser dias de festas que a noção de respeito ao que é público precisa ser esquecida. Não depredar o patrimônio público, não sujar a cidade são algumas das ações importantes em relação a preservação estrutural da cidade.
Além disso, é preciso ter cuidado com o outro. Importunar sexualmente uma mulher durante o cortejo da folia não é engraçado e não devia fazer parte da festa. Segundo a Lei nº 13. 718, sancionada no dia 24 de setembro do ano passado, os atos de importunação sexual, que podem ser apresentados a partir de gestos obscenos, atos libidinosos, conversas de cunho sexual, conversas impertinentes e convites para sexo, podem ser avaliados criminalmente e podem ser avaliados criminalmente podendo culminar em cinco anos de reclusão. Para evitar que isso acabe com a folia, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realiza uma campanha com panfletagem orientando e esclarecendo dúvidas e encaminhamentos para uma denúncia sobre o tema.
A Prefeitura de São Luís também entrou em ação para orientar foliões e lançou o Bloco Folião Cidadão que, desde o início do Pré-Carnaval percorre os blocos orientando foliões sobre diversos temas relacionados à cidadania. Participam da campanha integrantes da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, da Subprefeitura do Centro Histórico, Governo (Semgov), e do Turismo (Setur), secretarias de Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc).
No entanto, é lamentável que em 2019, depois de tantas conquistas em direitos e tantos avanços tecnológicos que a população já conquistou, ainda é necessário que o Poder Público realize campanhas pontuais para ensinar as pessoas o quanto é necessário respeitar o espaço público e o seu semelhante. Como se as noções básicas de não ofender e constranger o próximo, não sujar e depredar a cidade, não dirigir alcoolizado, se colocando em risco e ameaçando a vida do outro, fossem temas tão desconhecidos e que precisassem ser ensinados.
Espera-se que as campanhas não fiquem apenas na folia e se consolidem em estratégias permanentes e eficientes para que cada indivíduo se aproprie dos conceitos para o seu dia a dia. Sujar a cidade, depredar o patrimônio, dirigir alcoolizado e respeitar o corpo das mulheres é algo que não acontece somente no Carnaval e precisa ser combatido diariamente por todos nós.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.