Apito na berlinda!

Árbitro e assistentes são afastados após polêmica em rodada do Maranhense

Polêmicas na arbitragem na última rodada do Campeonato Maranhense determinaram o afastamento de profissionais de forma temporária

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Árbitro Ranilton Oliveira de Sousa um dos afastados )

A Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf), após polêmica nos jogos desta última rodada do Campeonato Maranhense (Sampaio e MA, Cordino e Moto Club e São José e Pinheiro) decidiu afastar quatro integrantes dos quadros envolvidos nas três partidas. De acordo com informações divulgadas no site da Federação Maranhense de Futebol, foram retirados temporariamente das escalas dos próximos jogos o árbitro do clássico “Samara” de sábado (23), Ranilton Oliveira de Sousa e a assistente número dois, Adriano Oliveira Carvalho.

Ainda de acordo com a Ceaf, além dos dois, também foram impedidos de estar nas escolhas dos próximos jogos o assistente 2 do jogo entre Cordino e Moto Club, Antônio Adriano de Oliveira e o também assistente 2 da partida entre São José e Pinheiro, realizado no último sábado, Raphael Max Borges Pereira. Segundo a entidade defensora, o afastamento se deu “a fim de que os mesmos passem por um treinamento específico e melhorem o desempenho em campo”.

A insatisfação do órgão fiscalizador da atuação dos árbitros refletiu a reclamação de alguns times que se sentiram prejudicados nesta rodada, especialmente Cordino e Sampaio Corrêa. No caso da Bolívia, o lance reclamado foi o gol anulado do atacante Maxuel Samurai no clássico contra o MAC. A jogada aconteceu ainda no primeiro tempo e, apesar do gol, o árbitro Ranilton Oliveira de Sousa marcou falta e invalidou a jogada. O “Bode” também saiu na bronca com a arbitragem com marcações de impedimento durante a partida.

A decisão em relação ao gol do Samurai deixou irritado o técnico do Sampaio Corrêa, Julinho Camargo. Em entrevista no fim da partida de sábado (23), o treinador não escondeu sua insatisfação. “Eu entendo que a gente estaria falando de outra maneira se o juiz não tivesse mudado a marcação. Se a gente faz o gol, o jogo é outro. O resultado norteia nosso trabalho”, disse.

Outro lance com interferência da arbitragem e que gerou muita reclamação aconteceu em Barra do Corda. Nos minutos finais da partida, o Cordino marcou um gol com o zagueiro Dedé, após vacilo da zaga motense. Ele subiu sozinho e estufou as redes, porém o bandeira Antônio Adriano de Oliveira marcou impedimento. Pelas imagens, é possível concluir com boas chances de acerto de que havia condição legal no lance.

Caso o gol fosse confirmado, o Cordino teria condições de marcar, ao menos, o seu primeiro ponto na competição. O time briga com o Santa Quitéria contra o rebaixamento. De acordo com o regulamento do campeonato, a equipe que, no fim da primeira fase, somar menos pontos será rebaixada.

Em relação ao Sampaio, se o gol fosse validado e tivesse peso no placar final (em vez de vitória do MAC, um empate), a Bolívia permaneceria em terceiro lugar com oito pontos. Com o “prejuízo”, o Sampaio caiu para a quarta colocação e vê o seu acesso para a próxima fase ameaçado, em especial, por Pinheiro e São José com sete pontos cada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.