Estado Econômico

AVMA lança Circuito de Vaquejada nesta segunda

Evento será realizado em quatro etapas este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Estado Econômico)

O Haras Manoel Mendes Lins, localizado em Paço do Lumiar, foi o local escolhido pela Associação dos Vaqueiros do Maranhão (AVMA) para o lançamento do Circuito AVMA de Vaquejada, evento que acontece nesta segunda-feira, 25, às 19h.
Esta terceira edição do Circuito de Vaquejada será realizada na Ilha de São Luís, em quatro etapas, tendo como local o Pebas Park Show, em São José de Ribamar. A premiação total é de R$ 260 mil, mais três motos.
Acompanhado do diretor Roberto Lobo, o presidente da AVMA, Almir Serejo, esteve na Redação de O Estado para divulgar o lançamento do circuito. Ele informou que as quatro etapas serão realizadas nos meses de abril (25 a 27), junho (13 a 15), agosto (22 a 24) e outubro (10 a 12), as quais serão transmitidas ao vivo pelo Youtube.
O Circuito de Vaquejada deve receber cerca de 250 vaqueiros do Maranhão e de outros estados, com a participação de 280 bovinos e 420 equinos. O evento vai reunir criadores e também patrocinadores e apoiadores, como a Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem).
Almir Serejo disse que a realização de um circuito desse porte movimenta toda uma cadeia econômica. “É um evento que gera renda, fomenta o segmento hoteleiro e oportuniza empregos diretos e indiretos”, afirmou o presidente da AVMA.
Roberto Lobo ressaltou que o Circuito de Vaquejada promovido pela AVMA é o único no Maranhão a ter a chancela da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), ou seja, totalmente regulamentado, seguindo normas e padrões em termos de bem-estar animal.

Mateus cresce no Pará

O Grupo Mateus consolida o plano de expansão no Pará e volta os olhares para Belém. Serão duas novas lojas Mix Atacarejo na capital paraense e uma na cidade vizinha, Ananindeua.
Localizadas em pontos estratégicos das cidades, as duas novas lojas fazem parte da estratégia do Grupo para garantir uma fatia do mercado paraense.
Na semana passada, o Grupo inaugurou o Mix de Abaetetuba e, neste sábado (23), será a vez de Castanhal, na região metropolitana de Belém.

Calendário de cursos IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) divulgou o calendário de cursos para o primeiro semestre de 2019, em São Luís. As capacitações iniciam em março e vão até julho, em diversas áreas do conhecimento, entre elas mercado, inovação, pessoas e processos.
Com muita procura pelo mercado, o curso de eSocial será o primeiro oferecido em 2019, de 11 a 15 de março, no período noturno, com o objetivo de orientar sobre os impactos gerados nas empresas com o sistema, destacando prováveis pontos que deverão ser ajustados nessa implantação.

Inaptidão de CNPJ

Iniciado ano passado, foi concluído o processamento de inaptidão de inscrições no CNPJ por ausência de Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) por, pelo menos, dois exercícios consecutivos entre os anos de 2013 a 2017.
Foram declarados inaptas 3.426.251 inscrições no CNPJ e 116.847 tiveram a inaptidão revertida.

Desocupação

A PNAD Contínua trimestral, correspondente ao quarto trimestre de 2018, divulgada pelo IBGE, confirma que o Maranhão possui uma das maiores taxas de desocupação no país (14,1%). Com relação à taxa de subutilização da força de trabalho (que agrega os desocupados, os subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial), no estado alcançou 38,14%.
Já o contingente de desalentados (os que desistiram de procurar trabalho) no Maranhão chegou a 512 mil pessoas no quarto trimestre.

Aplicações do Agroamigo

O programa de microcrédito rural orientado do Banco do Nordeste, o Agroamigo, acaba de superar a marca de R$ 15 bilhões aplicados com agricultores familiares desde a sua criação, em 2005.
Foram cerca de 4,7 milhões de operações, que beneficiaram mais de 2 milhões de produtores dos noves estados nordestinos e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Frase

“A reforma da previdência proposta pelo governo certamente agradou ao mercado financeiro, já que atende aos anseios econômicos, mas não é socialmente justa”

Erick Magalhaes
Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário

Varejo

Novidades do IRPF 2019
A Delegacia da Receita Federal em São Luís realizará nesta segunda-feira (25), às 9h, no 4º andar (setor D) do prédio do Ministério da Economia (Canto da Fabril), uma entrevista coletiva sobre as regras de entrega, prazos e as novidades da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física - IRPF 2019.

Intenção de Consumo
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou aumentos de 2,7% em fevereiro diante de janeiro deste ano e de 13,1% na comparação anual, consequência de um cenário econômico mais favorável do que em 2018. Tanto na comparação mensal quanto na anual, é o maior patamar para fevereiro em quatro anos.

Maranhão no Conselho de Ética
Na reunião que contou com representantes de todos os estados que integram a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), entre outras deliberações, foi eleito o novo quadro do Conselho de Ética e Disciplina para o biênio 2019/2020, o qual conta com um representante do Maranhão, o advogado Marcelo Lobato, que já atuava como consultor jurídico da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA).

Consumidores no Carnaval
Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais mostra que seis em cada 10 consumidores (62%) pretendem cair na folia pelos próximos dias. Entre os que devem participar das festividades, 37% acompanharão os blocos de rua, 17% vão a bailes em clubes ou boates, enquanto 12% planejam assistir aos ensaios das escolas de samba.

Golpes a empresas
Segundo a CNDLe SPC Brasil, o recebimento de cheques falsificados ou roubados (33%) e as transações feitas com cartões de créditos clonados (25%) foram os tipos de fraudes mais sofridos por micro e pequenos empresários ao longo de 2018. No total, 11% das micro e pequenas empresas no país tiveram algum prejuízo financeiro no último ano em virtude de golpes praticados por estelionatários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.