COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
PELA SEGUNDO ano consecutivo, a decoradora Andrea Gianessi foi uma das convidadas pela loja MDecor para decorar seu stand na mega feira de decoração ABCASA, que começou ontem em São Paulo e vai até o dia 25 de fevereiro. Gianessi é a única representante do stado no evento e vai expor em seu stand duas mesas decoradas, utilizando produtos da loja e com temáticas modernas, que são tendências no mundo da decoração
PELA SEGUNDO ano consecutivo, a decoradora Andrea Gianessi foi uma das convidadas pela loja MDecor para decorar seu stand na mega feira de decoração ABCASA, que começou ontem em São Paulo e vai até o dia 25 de fevereiro. Gianessi é a única representante do stado no evento e vai expor em seu stand duas mesas decoradas, utilizando produtos da loja e com temáticas modernas, que são tendências no mundo da decoração

Portaria melhora serviços
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Berilo Macedo, assinou portaria que criou a Superintendência de Fiscalização e mais
três gerências: de fiscalização inteligente, da sede e das inspetorias. A medida faz parte das ações realizadas desde o ano passado que estão intensificando e aperfeiçoando as ações
de fiscalização de obras e serviços de engenharia e agronomia em todo o Estado.

Acolhimento
As diretorias Geral e Acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior realizaram a semana de acolhimento dos alunos calouros para o início da vida acadêmica. A instituição promoveu uma programação contando com a participação de diretores, coordenadores, professores e palestrantes convidados, além de um tour pelas dependências
da faculdade.
A programação de acolhimento deu iniciou ao primeiro semestre letivo de 2019, com recepção aos calouros dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Contábeis, Biomedicina e Fisioterapia.

No Blue Tree
O grupo baiano, Jammil e Uma Noites faz show na tarde deste domingo no Bosque do Blue Tree Tower Hotel, no Calhau. A festa integra a programação do “Bloquinho do Blue Tree”, com realização da produtora 4Mãos Entretenimento em parceria com o hotel.
Além do Jammil, quem também faz show é o cantor Pepê Júnior, Herton Rá e o DJ The Paul, levando ao palco grandes clássicos da axé music, principalmente as que representam a história da Bahia e das micaretas espalhadas em todo o Brasil, inclusive o próprio Marafolia, realizado durante 18 anos e considerado uma das maiores e melhores micaretas do Brasil.

Aniversário
A Assembleia Legislativa do Maranhão completa 184 anos em 2019 e uma programação especial, ainda a ser anunciada, vai marcar a data.
E por falar no Parlamento estadual, Ana Paula Lobato, esposa do presidente da Assembleia, Othelino Neto, foi reconduzida ao cargo de presidente do Grupo de Esposas de Deputados, para os próximos dois anos.

Corte momesca
Já está com o samba no pé a nova Corte Momesca de São Luís: o Rei Momo Diego Massete Silva e a rainha Itayanna Abreu Santos foram eleitos na noite do último domingo, em concurso realizado no Largo do Desterro. Além deles, foram coroados Lucimar Barros e Marlete Soares Ferreira, primeira e
segunda princesas.
A Corte participará de todas as festas, desfiles e shows que fazem parte da programação oficial do Carnaval na capital.
Eles receberão, no dia 1º de março, na Passarela do Samba, a chave da cidade, marcando a abertura oficial dos circuitos carnavalescos em São Luís.

Prestando contas
Em Bacabal, o deputado estadual Roberto Costa prestou contas dos seus últimos quatro anos como parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão. O deputado justificou a iniciativa, ressaltando que é sua obrigação prestar contas dos seus atos aos cidadãos bacabalenses, que o ajudaram a eleger-se.
Costa fez um resumo de suas atividades e iniciativas como deputado, dando especial atenção às ações para Bacabal e região, como investimentos conseguidos junto aos governos Estadual e Federal.

TRIVIAL VARIADO
O clima nos salões da sociedade maranhense, nos ateliês de costura, nos salões de beleza, gira em torno do evento mais esperado deste Carnaval: o Almoço do PH Revista, que vai reunir convidados de grande charme, na tarde deste sábado, no Palazzo Eventos.

Uma das atrações do Almoço, o puxador de samba e as muladas da Escola de Samba Salgueiro, do Rio de Janeiro, faz a festa de lançamento do samba enredo da Marambaia do Samba,
hoje à noite na Casa do Maranhão, na Praia Grande, com muitas
outras atrações.

Amanhã, desembarca na cidade a poderosa bateria da Escola de Samba Tatuapé, campeã do Carnaval de São Paulo, que, a convite do empresário Juninho Luang, vai mostrar o seu samba deste ano para os nossos convidados, no Palazzo Eventos.
Tem mais: no domingo à noite (ontem saiu errado, como sendo sábado), será o grande show do grupo, na Praça da Avenida Newton Bello, no Monte Castelo, a exemplo do que ocorreu no ano passado, em festa oferecida pelo empresário para a comunidade que o acolheu
em São Luís.

Getúlio Vargas costumava dizer: “Quanto menos alguém entende, mais quer discordar”. Lembrando o líder trabalhista, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pediu a especialistas pareceres sobre os temas polêmicos na proposta de reforma da Previdência. Ou
seja, não quer errar.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, cede à pressão e garante que incluirá na pauta de votações, até o começo de abril, projeto de lei complementar para definir as compensações aos Estados exportadores. Será a aplicação da Lei Kandir, a esquecida.

O cálculo do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda é de que o governo federal deixou de pagar 550 bilhões de reais da Lei Kandir aos Estados. Como não existe dinheiro no Tesouro Nacional, a solução será abater o valor, aos poucos, da dívida com a União.

O Senado tem uma comissão de nome pomposo: de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle. Será o último palco pelo qual desfilará Gustavo Bebianno, antes de voltar à planície.

Na esteira do que ocorre na Presidência da República, haverá em São Paulo, a 16 de março, o 1º Encontro da União Nacional dos Estudantes Conservadores.

Em política, criadores de pânico têm tudo, menos lampejos
de bom senso.


DE RELANCE

Despedida de Ricardo
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, se despede do cargo hoje, após dois anos de atuação irretocável como magistrado competente, correto, probo e dinâmico. A solenidade será às 16h, no auditório Ernani Santos, com a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, a autoridades e personalidades por seus relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. Entre os agraciados, os ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Laurita Hilário Vaz, ambos do Superior Tribunal de Justiça.

Convocação do Sisu
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou a primeira lista de convocação de candidatos para matrículas da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente ao primeiro semestre de 2019. Constam na lista de espera os candidatos que confirmaram no Sisu o interesse pela vaga e depois realizaram a confirmação eletrônica de interesse pela vaga no site da UFMA. As matrículas serão realizadas nos dias 22, 25 e 26 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no campus que o candidato foi aprovado. A lista completa dos convocados e o documentos necessários para a realização da matricula você confere no site: www.ufma.br.

Reunião em Brasília
Em Brasília, o desembargador Froz Sobrinho, coordenador-geral da Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão e diretor da Escola Superior da Magistratura, representou o estado na 1ª Reunião Técnica Extraordinária da Comissão Judicial Nacional de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da Legislação Penal e Processual Penal. O evento aconteceu na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Magistrados representantes de todos os estados participaram de grupos de trabalho temáticos para proposições de sugestões ao Anteprojeto de Lei Anticrime, iniciativa do Poder Executivo para alterar dispositivos da legislação penal. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, apresentou o texto do projeto e destacou alguns
pontos para o debate.

Bloco da saúde
Neste sábado, o Bloco da Saúde vai para a Beira-Mar orientar os foliões sobre as diversas formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Com o tema “Te cuida, pequeno, te cuida, pequena!”, o bloco fará a distribuição de 36 mil preservativos masculinos. Ao mesmo tempo, serão distribuídos 20 mil preservativos femininos e géis lubrificantes. Além de alertar para a prevenção, a ação também incentiva a realização do teste rápido para detecção do vírus HIV.

Bailinho de Carnaval
Os pais podem preparar a fantasia da gurizada para cair na folia neste sábado no tradicional Bailinho de Carnaval do São Luís Shopping, que acontecerá todo o sábado e domingo até 3 de março, a partir das 16h, na Praça de Alimentação do piso 2. Durante o evento carnavalesco, acontecerá pintura facial, entrega de kits e concurso de fantasias. Tudo isso em clima de muita alegria e descontração.

Coragem de dizer
A melhor justificativa para o projeto de reforma entregue anteontem à Câmara dos Deputados foi do vice-presidente Hamilton Mourão: “A atual Previdência não passa de uma pirâmide financeira. Do modo como está agora, os que vão chegar primeiro, os mais velhos, terão suas aposentadorias. Os mais jovens vão trabalhar até morrer sem jamais se aposentar”.

Silêncio e conivência
Foi há exatos 21 dias a fraude transmitida ao vivo pela TV: durante apuração de votos na eleição para a presidência do Senado, foi constatado que havia 82 votos na urna, um mais que o número total de parlamentares da Casa. Suas Excelências ainda não perceberam a gravidade do episódio. Em 1985 houve caso semelhante, que ficou conhecido pelo apelido de “deputados pianistas”. Foram votos duplos, de ausentes, e mutretas de outras ordens com o uso de senhas de colegas. Repetiu-se na Constituinte de 1988 e ficou por isso mesmo. Aliás, a fraude em votações do Congresso é um ato de extrema indignidade, incompatível com o mínimo de compostura, respeito e honestidade de quem representa o povo. Falseando resultados, que condições têm de legislar e fiscalizar?

Para escrever na pedra:
“Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o
mais amargo”. De Confúcio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.