Assembleia

Maior legado do governo será a perda do Porto, diz Adriano

Para o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Adriano Sarney (PV), a má gestão de Flávio Dino vai tirar do Maranhão a administração do porto; Antaq apura transferências de recursos ao estado

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Adriano Sarney lembrou que Emap repassou recursos ao governo Dino
Adriano Sarney lembrou que Emap repassou recursos ao governo Dino (Adriano Sarney)

Gilberto Léda
Da editoria de Política

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) comentou ontem, em discurso na Assembleia Legislativa, a confirmação, pelo Ministério da Infraestrutura, de que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está apurando em que circunstâncias o Governo Flávio Dino (PCdoB) realizou transferências de recursos da receita tarifária do Porto do Itaqui ao caixa do Executivo estadual.
Segundo o parlamentar, a má gestão comunista pode tirar do Maranhão a administração do porto.
“O grande legado desse governo, provavelmente, vai ser, por irresponsabilidade, por burlar o convênio que tem com o Governo Federal, de ser obrigado devolver a concessão e a administração do Porto do Itaqui”, destacou.
Adriano levou ao plenário sua preocupação com um projeto de lei encaminhado ao legislativo no apagar das luzes da legislatura passada. Segundo ele, a proposta promove uma reorganização do objeto social da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
“O objeto social da EMAP era única e exclusivamente para tratar do Porto do Itaqui. E esse Projeto de Lei altera para que a EMAP possa também administrar, operar, explorar e desenvolver o cais de São José de Ribamar, os terminais de ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe, o Porto Grande em São Luís e o Complexo Industrial e Portuário do Maranhão. Muito me admira um projeto desse chegar aqui em um momento em que o Governador Flávio Dino está quase para perder a concessão do Porto do Itaqui”, completou.
Para ele, o projeto é uma espécie de confissão do governo de que perderá mesmo o controle do Itaqui.
“Esse projeto de lei é uma carta do Governador Flávio Dino que admite a iminência da perda da concessão do Porto. Aqui ele admite que vai perder o Porto do Itaqui e, para que a Emap não fique sem valor algum, o governador quer modificar o objeto social para que a Emap não deixe de operar”, concluiu.

Fiscalização
O Estado revelou na edição de ontem que a retirada de recursos é o alvo de um processo de fiscalização aberto pela Antaq, o que acendeu entre os comunistas o alerta de que o governo Jair Bolsonaro (PSL) pode mesmo retomar o controle do Itaqui para a gestão federal.
“Há processo de fiscalização em curso na ANTAQ referente a supostos repasses de recursos ao Governo do Estado, o que tem sido acompanhado de perto por este Ministério”, diz um comunicado emitido pelo Ministério dos Transportes.
Ainda de acordo com a pasta, a Advocacia-Geral da União (AGU) está sendo municiada de todas as informações necessárias para recorrer da recente decisão é do juiz federal Clodomir Reis, da 3ª Vara Federal Cível da Justiça Federal no Maranhão, de 31 de janeiro, que proíbe a União de retomar o controle do porto maranhense – delegado à gestão estadual por convênio há quase 20 anos.
“O Ministério da Infraestrutura está prestando todas as informações necessárias para que a Advocacia-Geral da União possa apresentar recurso contra essa decisão liminar”, destaca o comunicado.

MAIS

Liminar garante porto ao MA

A ação em que a gestão Flávio Dino pediu à Justiça o direito de seguir sob o controle do Itaqui foi protocolada depois de notícias de que o governo Bolsonaro tem mesmo a intenção de encerrar um convênio de delegação com o Maranhão para retomar a administração do porto.
Além disso, os comunistas queriam uma salvaguarda para continuar fazendo transferências de recursos do Porto para o Tesouro Estadual, o que já havia sido proibido pela Antaq, em 17 de outubro do ano passado.
A determinação foi assinada pelo então diretor-geral da Agência, Mário Pova, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 do mesmo mês, e estava em vigor até a decisão judicial.
A liminar favorável ao governo foi dada pelo juiz Clodomir Reis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.