Reunião

Líder da Coreia do Norte irá ao Vietnã de trem para cúpula com Trump

Kim Jong-un pode levar até dois dias e meio para percorrer os milhares de quilômetros entre Pyongyang e o Vietnã, através da China

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

legenda

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Pyongyang

HANÓI - O Vietnã está se preparando para a chegada do líder da Coreia do Norte de trem para sua cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói na semana que vem, disseram duas fontes com conhecimento direto do planejamento de segurança e logística à Reuters nesta quarta-feira.

Kim pode levar até dois dias e meio para percorrer os milhares de quilômetros de trem da capital norte-coreana, Pyongyang, ao Vietnã através da China, o que significa que ele teria que partir no final desta semana para chegar no dia 25 de fevereiro, como planejado.

O trem de Kim fará uma parada na estação de fronteira vietnamita de Dong Dang, onde ele desembarcará e viajará 170 quilômetros de carro até Hanói, disseram as fontes.

Trump e Kim se reunirão na capital vietnamita entre os dias 27 e 28 de fevereiro, oito meses após uma cúpula histórica em Cingapura - a primeira entre um presidente norte-americano no exercício do cargo e um líder norte-coreano - na qual prometeram trabalhar pela desnuclearização completa da península coreana.

As negociações avançaram pouco desde então, e existe uma percepção crescente de que, desta vez, eles precisam chegar a um acordo mais específico.

Separadamente, três outras fontes com conhecimento direto dos preparativos da cúpula disseram à Reuters que o local preferido para a reunião é a Casa de Hóspedes do Governo, um edifício governamental dos tempos coloniais no centro de Hanói.

Todas as cinco fontes que falaram à Reuters disseram que os planos estão sujeitos a mudanças. Elas falaram sob condição de anonimato, pois não têm autorização para conversar com a mídia por causa da sensibilidade dos planos de viagem sigilosos do líder norte-coreano.

Na terça-feira o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, disse ao comitê organizador da cúpula que a segurança durante o encontro é a “prioridade máxima”, informou o governo vietnamita em seu site nesta quarta-feira.

O Hotel Metropole, que fica diante da Casa de Hóspedes, será um local alternativo para a cúpula, segundo duas das fontes.

No sábado, uma testemunha da Reuters viu Kim Chang Son, um assessor próximo de Kim Jong-un, visitando a Casa de Hóspedes e os hotéis Metropole e Melia no centro da capital.

É possível que Kim se hospede no Melia durante sua visita, disse uma das fontes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.