Copa do Mundo-2018

Bolívia quer fazer parte da candidatura de 2030

Dirigentes da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai receberam, nesta quarta-feira, em Punta del Este representantes da Bolívia para avaliar o pedido

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(SEDA DA FIFA )

La Paz (Bolívia) - Autoridades do governo e dirigentes esportivos de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai receberam nesta quarta-feira em Punta del Este representantes da Bolívia para avaliar o pedido do país andino de fazer parte da candidatura à Copa do Mundo de 2030.

A Comissão de Postulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2030, integrada pelos quatro países sul-americanos, se reunirão no balneário uruguaio e aproveitarão a ocasião para avaliar o pedido boliviano, confirmou o secretário de Esporte do Uruguai, Fernando Cáceres.

Cáceres disse que a delegação boliviana que entregará o pedido será recebida e ouvida, destacando que esta será a primeira reunião da qual o Chile participará ao lado dos três outros integrantes do comitê de candidatura 2030.

O ministro de Esportes da Bolívia, Tito Montaño, está no Uruguai encabeçando a delegação com a missão de apresentar a proposta ao comitê a pedido do governo boliviano.

A iniciativa já havia sido anunciada pelo presidente Evo Morales há poucos dias. O mandatário crê que a proposta da Fifa de aumentar de 32 para 48 o número de seleções na Copa do Mundo a partir de 2022 poderia facilitar a inclusão de outro país-sede.

No fim do ano passado, porém, Cáceres afirmou que um eventual pedido da Bolívia para se juntar à organização da Copa do Mundo dificilmente seria aceito.

Os governos de Argentina, Uruguai e Paraguai haviam oficializado em outubro de 2017 uma candidatura conjunta para tentar organizar a Copa do Mundo em 2030, ano do centenário do primeiro Mundial, sediado e vencido pelos uruguaios.

Na semana passada, o Chile foi oficialmente aceito por Argentina, Uruguai e Paraguai e se uniu aos três vizinhos sul-americanos na tentativa de conseguir sediar a Copa de 2030.

Cáceres também informou nesta quarta-feira que o comitê trabalhará com uma consultoria internacional na área dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na elaboração da candidatura conjunta a apresentar à Fifa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.