COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
JANTAR em Brasília no restaurante Universal, reunindo Ed Rebouças e Graça Soares Amorim, o Repórter PH, Maria Vandira Peixoto e o nosso anfitrião da noite, Ricardo Guterres, após a aplaudida palestra do Prof. David Uip, na inauguração da Faculdade de Medicina da Unieuro
JANTAR em Brasília no restaurante Universal, reunindo Ed Rebouças e Graça Soares Amorim, o Repórter PH, Maria Vandira Peixoto e o nosso anfitrião da noite, Ricardo Guterres, após a aplaudida palestra do Prof. David Uip, na inauguração da Faculdade de Medicina da Unieuro
O juiz de Direito Eulálio Figueiredo, que no próximo fim de semana vai participar, como compositor, do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Imperatriz
O juiz de Direito Eulálio Figueiredo, que no próximo fim de semana vai participar, como compositor, do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Imperatriz

Em Brasília
Nesta quarta-feira, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, participa,
em Brasília, da primeira reunião administrativa do ano realizada pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.
No encontro dos reitores e representantes, serão discutidos assuntos como a Reunião Mensal do mês de abril, na cidade de Foz do Iguaçu, e o 64º Fórum Nacional de Reitores, em Caldas Novas (Goiás),
entre outros temas.
A Associação é uma organização fundada em outubro de 1991, com sede em Brasília, que reúne 46 universidades públicas brasileiras, distribuídas em 20 estados e uma população de, aproximadamente, 900 mil alunos, regularmente matriculados, o que representa cerca de 50% dos estudantes de ensino superior matriculados.

Estágio remunerado
Os inscritos no processo eletivo ao Estágio Remunerado de Estudantes do Ensino Médio, no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), farão as provas objetivas neste domingo, na Universidade Ceuma, campus Renascença.
Não haverá segunda chamada para a realização da prova, devendo os candidatos comparecerem com a antecedência mínima de uma hora para ingressarem no local da prova.
Não será permitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o fechamento dos portões, qual seja, às 12h30, conforme o item 8.4 do edital, bem como não será permitida a entrada de candidatos nas salas de prova após o seu início, ou seja, depois das 13h, de acordo com o disposto
no Anexo I do edital.

Festival em Imperatriz
No fim de semana, acontecerá, em Imperatriz, o Festival de Marchinhas Carnavalescas e uma das concorrentes é a música “Festa do Peru”, de autoria do juiz de Direito Eulálio Figueiredo, a ser interpretada pelo cantor Alysson Ribeiro.
Eulálio, que é membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, é poeta, escritor, cantor e compositor, principalmente de toadas de bumba meu boi e marchinhas carnavalescas.
Festa do Peru, por exemplo, tem pitadas de humor picante e versos de duplo sentido.

Faculdade de Direito
O docente e jurista Alberto Tavares Vieira da Silva, da Universidade Federal do Maranhão, ministrará a palestra intitulada “A Faculdade de Direito do Maranhão”, dia 15 de março,
no prédio do Programa de Pós-Graduação em Direito, na Rua do Sol, por ocasião da abertura do ano letivo do curso de Mestrado em Direito daquela instituição.
O evento, que integra a programação em homenagem aos 100 anos do Curso de Direito, conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão e da Academia
Maranhense de Letras Jurídicas.
Alberto Tavares, diga-se de passagem, é uma das figuras emblemáticas do curso de Mestrado em Direito, pois lecionou as primeiras disciplinas no prédio onde ocorrerá a solenidade. Vários bacharéis e professores que atuaram no prédio da Rua do Sol deverão participar do evento.

Pão com ovo no rádio
Os atores da peça “Pão com Ovo”, César Boaes, Charles Júnior e Adeilson Santos, estarão, nesta sexta-feira, às 17h, no programa “Hora Cultural”, da Rádio Assembleia Legislativa do Maranhão. O programa passa a ser apresentado pelos jornalistas Evandro Júnior e Márcia Carvalho. Os artistas contarão um pouco da trajetória de sucesso do espetáculo e as novas empreitadas do elenco, já que os atores estão prestes a estrelar a segunda temporada deste ano no Rio de Janeiro.

TRIVIAL VARIADO
As bandas Terra Samba, Araketu e Timbalada, ícones da axé music no Brasil, serão relembradas em um grande show na Casa das Dunas, neste domingo, quando o espaço receberá os cantores Ninha, Reinaldo Nascimento e Tatau.

É grande a expectativa para o retorno do musical “João do Vale – O Gênio Improvável” ao Teatro Arthur Azevedo, nesta sexta-feira, sábado e domingo, principalmente entre o público que ainda não teve a oportunidade de assistir.

O Hospital São Luís está colocando em prática o programa de saúde preventiva que visa oferecer mais conforto a pacientes nas consultas preventivas. Para tal, criou o programa HSLZ Itinerante, que leva ampla equipe multidisciplinar até a sede das autarquias estaduais.

Os desembargadores José de Ribamar Froz Sobrinho e José Jorge Figueiredo assumiram a nova Diretoria da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, para o biênio 2019/2020.

Está marcado para o fim de tarde do dia 28 de fevereiro o baile “Viva Carnaval”, a ser realizado nas instalações da Academia Viva Água, no bairro Renascença II. A programação incluirá desfile de fantasias, distribuição de confete e serpentinas, entre outras folias.

DE RELANCE

Condecoração
Os 22 bombeiros militares maranhenses que fizeram parte do resgate das vítimas em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, foram homenageados com a medalha da Ordem dos Timbiras, mais alta comenda do Estado do Maranhão. Os homens atuaram na localização dos corpos levados pela lama de rejeitos, após o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão.

Números do Objetivo
São superlativos os números referentes ao Colégio Objetivo, cuja unidade em São Luís já está em pleno funcionamento, no mesmo prédio da Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros. A instituição orgulha-se de contabilizar 73.284 aprovações nos vestibulares do Brasil e 6.452 medalhas em olimpíadas científicas. Além disso, é primeiro lugar no IDEB e já aprovou 3.303 alunos em Direito e 1.732 em Medicina. E tem mais: é também primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem), por 7 anos consecutivos.

Comissões Técnicas
Já consta no Diário Oficial da Assembleia Legislativa a composição de todas as 12 Comissões Técnicas da Casa, com os nomes dos deputados titulares e seus respectivos suplentes. Os membros nomeados pela Mesa Diretora constam em Resolução Administrativa. A partir de agora, os integrantes de cada uma das comissões farão reuniões para escolher os presidentes.

Baile da Imprensa
Jornalistas, repórteres, radialistas, blogueiros, assessores de imprensa e demais comunicadores da capital maranhense estão sendo aguardados no III Baile da Imprensa. O evento será realizado, a partir das 19h, na Casa do Maranhão, no Centro Histórico. O Baile da Imprensa encerra as prévias pré-carnavalescas realizadas pelo bloco. Os convites estão sendo distribuídos pela organização do evento.

Baile da Imprensa 2
O Baile da Imprensa tem o apoio do Governo do Maranhão, leia-se secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, e é exclusivo para os profissionais da comunicação e seus convidados. Este ano, a Bateria da Mangueira, as bandas Makina do Tempo, Pirata da Ilha, Amigos do Samba e seus Metais e o Bloco Tradicional Os Foliões são as atrações confirmadas para a festa de Carnaval dos comunicadores e seus convidados.

Encontro de forrozeiros
Nesta sexta-feira, no Restaurante Picuí Tábua de Carne, no bairro Cohama, Seu Raimundinho do Acordeon, o “Embaixador do Forró no Maranhão", comandará um grande shows com vários grupos de forró pé de serra. Os grupos são Cícero e Forró Pegado, Piratas da Ilha, Cabo Zé, Andrezinho, Dário Rubens e outros, que se revezarão em uma noitada descontraída e dançante. Tradicionalmente nas sextas-feiras, o restaurante promove encontro de forrozeiros pra lá de animado, com Cícero do Acordeon e
Forró Pegado na linha de frente.

Mostra de cinema
A primeira mostra de cinema com o slogan “Vivo de Cinema” acontecerá no próximo dia 11 de março, no Cine Lume, no Renascença II. Trata-se de um espaço dedicado à exibição de obras inéditas produzidas por cineastas maranhenses. O público terá a oportunidade de conhecer a estética cinematográfica do diretor estreante, Fernando Braga. A iniciativa é da Rodapé Produções. Para projetar mais luz na tela grande durante o primeiro dia da mostra, haverá a exibição do curta-metragem “Meu Preço”, do diretor japonês Hsu Chien. Os curtas do diretor estreante a serem exibidos serão “Nice”, “Punga” e “Sopa”. Em “Sopa”, por exemplo, Fernando Braga conta a história de Raquel, uma mulher solitária que, entre o passado e futuro, busca alimentar sua juventude no prazer de possuir o outro.

Em Imperatriz
A empresa Suzano inaugurou uma nova área na unidade de Imperatriz: o Centro de Prevenção de Falhas, cujo objetivo é contribuir com a identificação de falhas em um tempo de resposta mais eficiente. A sala permite uma visão 360º de toda a fábrica a fim de antecipar possíveis problemas e apontar diferenças entre inspeções realizadas anteriormente, ou seja, se ocorrer uma mudança de cenário, a equipe responsável fará a detecção no menor tempo possível

Para escrever na pedra:
“Se alguém te fere, desculpa e esquece, lembrando que o espinho dilacera porque não tem a contextura da flor”. De Emmanuel

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.