COLUNA

Homenagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Preso na manhã de ontem pela Polícia Federal no bojo da Operação Fantoche, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, foi homenageado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em maio de 2018.
Em ato realizado em São Luís, o comunista condecorou o empresário com a medalha e o diploma da Ordem dos Timbiras, no grau Grande Oficial, “a mais alta divisa oferecida pelo Governo do Estado”, segundo apontou notícia divulgada no site do Governo do Maranhão.
- Robson Andrade representa a liderança máxima do empresariado, na indústria do nosso país. É um homem de coragem, que tem capacidade de diálogo, da boa concertação que o nosso Brasil tanto precisa -destacou o governador na ocasião.
Robson Andrade foi preso em São Paulo, durante operação para desarticular uma organização de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.
Segundo as investigações, um grupo de empresas, sob o controle de um mesmo núcleo familiar, atuou de forma contínua, desde o ano de 2002, executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado “Sistema S”. Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões decorrentes desses contratos.
A atuação do grupo consistia na utilização de entidades de direito privado, sem fins lucrativos, para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério e Unidades do Sistema S. Tais contratos, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade eram superfaturados e/ou com inexecução parcial. Os recursos decorrentes deles eram posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial, por intermédio de empresas de fachada.

Por ordem
O deputado Neto Evangelista (DEM) parece não apenas certo de que será candidato a prefeito de São Luís, mas também de que poderá vencer a disputa em 2020.
Em conversa com jornalistas na Assembleia Legislativa, ontem, foi instado a comentar quem ele acreditava que pode mesmo ser candidato daqui a dois anos.
Citou alguns, “por ordem de votação”, como fez questão de frisar. - Eu, o deputado Eduardo Braide ou o deputado Bira do Pindaré - disse.

Voltou
O governo Flávio Dino dormiu no ponto e perdeu verba importante, que deveria ser aplicada na recuperação da Barragem do Pericumã, em Pinheiro.
Em janeiro de 2017, foi viabilizada verba da ordem de R$ 4 milhões para a recuperação, emenda do então deputado federal Victor Mendes (PSD).
O recurso chegou a ser empenhado. Mas faltou um projeto por parte do Governo do Maranhão. E a Baixada hoje sofre com alagamentos por problemas em uma das comportas.

Desprezo?
Flávio Dino provou que não dá a menor importância para a cadeia produtiva de mandioca destinada à fabricação de uma cerveja genuína do Maranhão, lançada há dois meses.
Diante da tímida oferta do produto local, órgãos públicos e entidades do setor agrícola e do ramo empresarial iniciaram articulação com a Ambev, dona da marca, para fomentar a produção da raiz e atender a contento a demanda do mercado.
Convidado a participar de uma reunião, semana passada, para discutir o tema, o comunista enviou apenas um adjunto da Secretaria da Agricultura, sem qualquer poder de decisão e sem nenhuma proposta oficial.

Abandono
O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, não conseguiu dar uma resposta efetiva à população da região do Alto Turu e adjacências.
A Avenida Principal do bairro, que tem ligação com a Avenida Nossa Senhora da Vitória, no Parque Vitória, tem trechos intrafegáveis.
Na manhã da última segunda-feira, a população bloqueou a via em forma de protesto à gestão municipal. Os ônibus que fazem linha no bairro deixaram de completar o trajeto na via. A situação é caótica.

Debate
A Câmara Municipal de São Luís vai realizar um painel para debater o Plano Diretor da capital.
O tema principal do debate será a redução da área da Zona Rural da cidade. Isto implica em complicações para moradores de áreas de São Luís.
Um exemplo que deixará de ser área rural será a comunidade do Coqueiro, que deverá abrigar um porto particular e, por isso, se tornará futuramente (com autorização da legislação) zona urbana.

Nova data
O governo estaudal não vai dar posse, oficialmente, aos novos secretários amanhã, conforme estava anunciado pelo governador Flávio Dino.
Ainda restam, pelo menos, quatro pastas do primeiro escalão que não foram preenchidas e, por isso, o anúncio deverá ficar para segunda-feira, 22.
Flávio Dino ainda não conseguiu fechar a matemática para abrir aliados de 15 partidos e ainda cumprir acordos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa com apoiadores de 2018.

DE OLHO

E MAIS
• O TRE iniciou a transição de comando ontem. O desembargador Ricardo Duailibe deixará a presidência do tribunal e assumirá o também desembargador Cleones Cunha.

• Inicialmente, poderiam disputar o comando da Justiça Eleitoral no Maranhão os desembargadpres Cleones Cunha e Tyrone Silva, novo membro da Corte. No entanto, o último abriu mão da disputa.

• No fim, Clenoes Cunha será o novo presidente do TRE e Tayrone Silva, o novo corregedor e vice-presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.