COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O médico Hérquimas Pereira, que, ao lado de uma equipe competente de profissionais, recém-inaugurou, em São Luís, mais uma unidade da Clínica IDiagnóstica, desta vez no bairro Cidade Operária
O médico Hérquimas Pereira, que, ao lado de uma equipe competente de profissionais, recém-inaugurou, em São Luís, mais uma unidade da Clínica IDiagnóstica, desta vez no bairro Cidade Operária

Posse de juiz no TJMA
O Tribunal de Justiça do Maranhão empossou, ontem, o novo juiz da comarca de Açailândia, Aureliano Coelho Ferreira, promovido pelo critério de antiguidade. O juiz foi removido da 2ª Vara da comarca de Porto Franco para a 2ª Vara Cível da comarca de Açailândia, ambas de entrância intermediária. Aureliano Coelho Ferreira ingressou na magistratura em agosto de 2009, como juiz titular na comarca de Sucupira do Norte, atuando, depois, em Paulo Ramos, Pindaré-Mirim e, por último, em Porto Franco.

Bicho em cortejo
A folia de pré-Carnaval na Madre Deus seguiu leve e solta no fim de semana. No domingo, quem saiu em cortejo foi o Bloco Bicho Terra, com sua proposta “Buraco Negro”, uma tradição que resiste aos anos, apesar das mudanças no circuito de rua. No comando, estava José Pereira Godão.
O Bicho partiu do Largo da Saudade e percorreu a Rua do Norte, com a banda tocando em uma jardineira, tendo nos vocais os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.

Bicho em cortejo 2
O cordão de foliões estava animado e muita gente usou e abusou da fantasia, o que deixou a apresentação mais empolgante e descontraída. De todas as manifestações deste ano, até agora, nesse formato, foi a mais contagiante e divertida, conforme os comentários.
Um dos mais animados a bordo da jardineira era o deputado estadual Roberto Costa, um dos grandes incentivadores do Carnaval de rua em São Luís, pois que é um dos apaixonados por essa manifestação popular. O bloco sairá novamente às ruas, mas na temporada oficial, com a mesma jardineira.

Na Antiquity
Alexandre Guida Navarro, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão, publicou pesquisa sobre as estearias (sítios arqueológicos que, em todo continente americano, existem somente na Baixada Maranhense) na Antiquity, uma das revistas de arqueologia mais importantes do mundo.
Abordando a estrutura dessas moradias e buscando compreender a vida na América antes do processo de conquista, o artigo foi publicado em inglês e apresenta os resultados de uma pesquisa inédita acerca do mapeamento desses sítios.
As estearias correspondem às palafitas pré-históricas construídas sobre os lagos ou rios da região da Baixada Maranhense situada na Amazônia oriental. Apesar dos reais motivos que levaram o povo dessa área a construir a habitação em meio aquático (ou lacustre) ainda serem desconhecidos, por estarem bem preservadas, é possível compreender um pouco mais sobre o modo de vida desses habitantes.

Liberação de crédito
O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), ano-base 2017, começa a ser pago esta semana para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril. O crédito em conta para os correntistas da Caixa Econômica Federal será realizado hoje. Os demais beneficiários poderão sacar o benefício a partir da próxima quinta-feira. Os servidores públicos com inscrição no programa de formação do patrimônio do servidor público (Pasep), finais 6 e 7, também recebem o abono salarial a partir de quinta-feira.
Os pagamentos são realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho de 2018. Os recursos de todos beneficiários ficam disponíveis até 28 de junho de 2019.
Têm direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, pelo menos, 30 dias em 2017, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Recadastro
Servidores municipais aposentados e pensionistas que aniversariam neste fevereiro folião, devem fazer o recadastramento e a prova de vida. A convocação é feita pela Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município.
O procedimento é anual, obrigatório e exigência legal, com o objetivo de conferir e validar os dados dos beneficiários, garantindo a regularidade do pagamento de seus proventos. Quem não fizer o recadastramento terá seus benefícios bloqueados. O prazo vai até 28 deste mês.

Folião Cidadão
A novidade deste ano em São Luís é a campanha “Folião Cidadão”, cujo objetivo é conscientizar o folião e garantir que o Carnaval ocorra em clima de alegria e respeito em todos os pontos de concentração dos blocos e na Passarela do Samba.

Nas prévias carnavalescas, as atividades da campanha encabeçada pela Prefeitura acontecem nos pontos de concentração dos blocos Só Safados (Maria Aragão), Bandida (Fonte do Ribeirão), Bicicletinha (Rua do Egito) e Imprensa (Praça dos Catraieiros).

Sarau Histórico
A próxima edição do Sarau Histórico de 2019 acontecerá na noite de 20 de fevereiro, no Teatro Arthur Azevedo. Durante o evento, serão reproduzidas músicas de antigos carnavais pela banda Mákina Du Tempo. Além disso, haverá apresentação de uma peça teatral por atores do grupo Teoria das Artes.
A ideia é levar ao Teatro Arthur Azevedo o baile “Te Conheço, Carnaval” e envolver o público, que também poderá interagir com atores e músicos devidamente caracterizados com fantasias carnavalescas. A entrada será gratuita para todos.
O baile “Te Conheço, Carnaval” traz como enredo “Uma noite de fevereiro”, quando um velho vendedor ambulante apregoa seus produtos às pessoas que estão presentes, ao mesmo tempo que relembra a cidade, as festas e os lugares de hoje em dia e de antigamente.

Soldado Cidadão
O diretor regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, recebeu, ontem, o tenente-coronel Sousa Filho, comandante do 24º BIS, e o tenente João Pedro, coordenador do projeto “Soldado Cidadão”.
O objetivo do encontro foi retomar a parceria com o Senac referente às atividades de qualificação do “Soldado Cidadão” e fortalecer cada vez mais as relações institucionais, que têm sido muito proveitosas para o batalhão e para a sociedade.

Selminha e Claudinho
Na noite do próximo sábado, a Turma do quinto promoverá o Festival de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras, com a presença especial de Selminha Sorriso e Claudinho da Beija -Flor. O evento será realizado na sede da agremiação, no bairro Madre Deus.
O evento contará com a presença de todos os casais de mestre-sala e porta-bandeira de São Luís e terá shows do grupo Madrilenus, do samba do Tsão de Velho e da Bateria Explosão TQ.
A Turma do Quinto levará para a passarela este ano a cultura popular maranhense, com o tema “Alcântara Divina: O Cantar de Cantaias”.

TRIVIAL VARIADO
A Polícia Federal anunciou a prisão de mais oito funcionários da Vale, dentro da investigação da tragédia da barragem de Brumadinho.

O presidente francês Charles De Gaulle disse certa vez: “Não há pior coisa para um partido do que ficar fora do poder, se não tiver vocação para isso”.

O Ministério da Educação quer saber quantos casos de gravidez na adolescência ocorreram em 2018. Desde a última quinta-feira, está disponível para as escolas públicas e privadas o “Questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares”. O prazo para preencher vai até 15 de abril.

Produtores maranhenses de cachaça e tiquira de Balsas, Santo Amaro, Sucupira do Riachão, Passagem Franca, Vargem Grande e Buriti Bravo retomaram, na Praça Benedito Leite, a exposição e comercialização de seus produtos na Feirinha São Luís.

O filme israelense “Synonyms”, de Nadav Lapid, foi o vencedor do Urso de Ouro, principal prêmio do Festival de Berlim.

O presidente Jair Bolsonaro deve ir, amanhã, ao Congresso levar pessoalmente o texto da Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência.

DE RELANCE

Varandão da memória
Mais um paraquedista deverá assumir uma função de destaque no governo Bolsonaro: o general Floriano Peixoto. Nessas horas, vale lembrar uma resposta de Tancredo Neves quando, no fim do governo Geisel, perguntaram-lhe se poderia vir a apoiar o general Hugo Abreu (ex-comandante da Brigada Paraquedista) para presidente: "Não desço nem meio fio antes de olhar antes, como vou apoiar um paraquedista para presidente?”

O silêncio de Olavo
Assíduo nas redes sociais, o guru do governo ainda não falou nada a respeito do atrito entre Gustavo Bebianno e a família Bolsonaro. Diferentemente de outros apoiadores do presidente, o escritor não costuma medir palavras quando decide fazer críticas à direita brasileira. Em janeiro, chamou parlamentares do PSL de semianalfabetos quando viajaram à China a convite do governo do país asiático.

Lançamento de livro
Após mais de uma década de atuação e estudos no segmento do mercado de ações, o economista Júlio César Barbosa (QI Investimentos) lançará, dia 20 de fevereiro, seu livro “Estratégia de Investimentos em Bolsa de Valores”. O lançamento vai ocorrer durante palestra capitaneada por Barbosa e Victor Cândido, na unidade do Sebrae no Jaracaty, com o tema “Perspectivas 2019 para seus investimentos”. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Fotografia do momento
A inflação está controlada, existe alto grau de ociosidade na Economia e a taxa de juros de 6,5 por cento vem sendo mantida nas últimas sete reuniões do Comitê de Política Monetária, cuja equipe ainda é a mesma do governo Temer. Os novos integrantes estão indicados e dependem de aprovação do Senado. A disposição é reduzir os juros.

Última chamada
Antigamente era muito comum as pessoas, em São Luís, comprarem passagem para Buenos Aires, com conexão no Rio, que era mais barata, e lá desembarcavam, sem prosseguir viagem. Agora, uma das maiores companhias aéreas do mundo está processando um passageiro que não embarcou na última conexão de sua viagem. A alemã Lufthansa alega que o cliente já comprou as passagens com a intenção de ficar pelo caminho. Não é de se estranhar a estratégia. O preço de voos diretos costuma ser bem mais alto do que aqueles com escalas.

União Democrática
Rumores em Brasília dão conta de que o presidente Jair Bolsonaro poderá migrar para a União Democrática Nacional (UDN), partido que já existiu no Brasil e cujo registro está tramitando no Tribunal Superior Eleitoral. A UDN tinha como lema “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Com a criação do bipartidarismo, PSD e UDN, os dois partidos mais nacionalistas, reuniram-se na Arena.

Em Parauapebas
Análise de Viabilidade em projetos. Essa foi a temática tratada, no fim de semana, em uma das salas de aulas da unidade da Faculdade de Negócios Faene, em Parauapebas, no Estado do Pará. A unidade recebeu o professor Antônio Carvalho, direto da Bahia, para ministrar essa disciplina para as turmas dos MBAs em Gestão de Projetos e em Controladoria e Finanças. A Faene tem sede em São Luís e Imperatriz.

Para refletir com François Rabelais:
“Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.