COLUNA

Mise-en-scène

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Não pegou nada bem entre servidores públicos estaduais uma nota do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) dizendo-se surpreendido pela suspensão do reajuste de 21,7% de servidores do Executivo, determinado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) há uma semana.
O sindicato, como se sabe, tem atuado mais como um braço do governo Flávio Dino (PCdoB) nos últimos anos - e até cedeu seu ex-presidente Júlio Pinheiro (PCdoB) como companheiro de chapa do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Nas pautas que dizem respeito aos professores, tem recebido duras críticas da própria classe, que, para se proteger do peleguismo, acabou reforçando o Movimento de Resistência dos Professores (MRP), uma alternativa ao Sinproesemma.
Agora, a entidade tenta passar a impressão de que está na luta pela manutenção dos 21,7%. “Querem pegar carona”, declarou à coluna um membro do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão (Sintsep), autor da ação que embasou a quase totalidade das decisões favoráveis ao funcionalismo público nesse caso.
- O Sinproesemma nem parte nesta ação é -, completou.
Pelo visto, ninguém caiu nessa.

Mourão ludovicense?
Tramita na Câmara de São Luís projeto de Decreto Legislativo que, se aprovado, concederá o título de cidadão de São Luís ao vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB).
A proposta é de autoria do vereador Genival Alves (PRTB).
Ele ainda não se manifestou sobre o porquê da indicação, mas o fato de serem colegas de partido pode ter pesado na decisão.

Vai?
O deputado estadual Hélio Soares foi sondado para ocupar o cargo de secretário de Agricultura no governo Flávio Dino (PCdoB).
Ele foi indicado pelo PR, do deputado federal Josimar de Maranhãozinho. Mas ainda não decidiu se aceita o convite.
Uma reunião no fim da tarde de ontem deveria definir o caso.

Falando nisso…
Por falar em Josimar de Maranhãozinho, no fim de semana revelou-se que partiu dele o veto à nomeação do ex-deputado Sérgio Frota (PR) como novo secretário de Esportes do governo Flávio Dino (PCdoB).
O martelo estava praticamente batido, quando, ao ser comunicado pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), Maranhãozinho barrou a indicação.
Para ele, a indicação do presidente do Sampaio não seria encarada como um pleito do partido.

Escola
Outra proposta que está em análise na Casa Legislativa Municipal é a do vereador Pavão Filho (PDT), que solicita a construção de uma escola em tempo integral na área abandonada do hortomercado no Monte Castelo.
O local, além de sem utilidade, também é cenário para diversas ações delituosas.
Até o momento, nem Governo nem Prefeitura de São Luís pronunciaram-se sobre o assunto.

Motoristas de aplicativos
O vereador Osmar Filho (PDT) confirmou que a segunda votação para oficializar a função de motoristas de aplicativos na capital maranhense será realizada na próxima segunda-feira, 25.
O tema voltará à Câmara um ano após o último debate sobre o tema. Em fevereiro de 2018, um pedido de vista suspendeu a apreciação do projeto.
A tendência é que o texto passe pelos vereadores.

Transparência
O vereador Marcial Lima (PRTB) recorreu a uma reportagem publicada semana passada por O Estado para reforçar a importância do projeto de lei de sua autoria que prevê a divulgação mensal do montante arrecadado com multas de trânsito em São Luís.
A matéria jornalística revelou que entre 2017 e 2018 houve um aumento de 55% no número de autuações a condutores, na capital, por violações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O vereador argumentou que o aumento expressivo do número de multas aplicadas torna ainda mais necessária e urgente a publicização da receita obtida com tais autuações.

DE OLHO
R$ 950 milhões é quanto o governo Flávio Dino (PCdoB) quer economizar em 2019 ao cortar 21,7% dos salários de pelo menos 60 mil servidores do Executivo.

E MAIS
• Pergunta incômoda: por que a PGE não ajuizou ação rescisória contra decisão que concedeu reajuste de 21,7% aos procuradores do Estado?

• O governador Flávio Dino (PCdoB) deve empossar na quinta-feira, 21, em ato coletivo, todos os novos secretários da sua equipe.

• Ainda é uma incógnita como se dará a atuação oposicionista do MDB na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.