Oposição

Flávio Dino é contra Pacote Anticrime de Sérgio Moro

Governador criticou medidas do Governo Federal e se colocou contra pontos centrais da proposta

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Governador é contra aumento do aparato de repressão contra o crime e aumento de prisões
Governador é contra aumento do aparato de repressão contra o crime e aumento de prisões (Flávio Dino)

Apresentado nesta terça (19), o chamado “Pacote Anticrime” do Governo Federal foi alvo de críticas do governador Flávio Dino (PCdoB-MA). Para o comunista, as propostas do ministro Sérgio Moro que pretendem endurecer as leis contra o crime são “demagogia populista, simbólica e equivocada”.

As declarações do governador foram dadas em entrevista ao UOL. Flávio Dino apontou o aumento do número de prisões como um dos problemas do pacote. O aumento do aparato e dos investimentos para a repressão ao crime também foi alvo de críticas.

“No Brasil, o cárcere ainda é visto como caminho principal de repressão. Mais policiais, mais investigação, mais prevenção, mais pessoas presas – infelizmente é assim que tem sido.”

O governador sugeriu “penas alternativas e medidas despenalizadoras” no combate ao crime durante a entrevista.

Para o governador, a mudança na legislação brasileira, consideradas uma das mais brandas do mundo, é equivocada. “Gastar muita energia em mudança de leis – quando o centro do problema está na estrutura e na forma de atuação do sistema policial de modo geral – é uma prioridade equivocada.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.