COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
MARCELLA Tranchesi, que forma um belo casal com o maranhense Rodrigo Klamt Motta, executivo do mercado financeiro em São Paulo, está de ticket marcado para desembarcar em São Luís no fim de semana. O casal vem especialmente para cair na folia do Almoço do PH Revista, dia 23, no Palazzo Eventos
MARCELLA Tranchesi, que forma um belo casal com o maranhense Rodrigo Klamt Motta, executivo do mercado financeiro em São Paulo, está de ticket marcado para desembarcar em São Luís no fim de semana. O casal vem especialmente para cair na folia do Almoço do PH Revista, dia 23, no Palazzo Eventos
OS ADVOGADOS Ulisses César Martins de Sousa e Daniel Blume prestigiaram o lançamento do livro “Aspectos Polêmicos de Direito Constitucional Luso Brasileiro”, obra dedicada ao professor doutor Pedro Trovão do Rosário e que contém um artigo de autoria do maranhense. O evento reuniu grandes nomes da advocacia do Brasil e da Europa na Universidade Autónoma de Lisboa. Na foto, Daniel Blume, Simão Aznar, Edite Ramos, Pedro Trovão do Rosário e Ulisses César Martins de Sousa
OS ADVOGADOS Ulisses César Martins de Sousa e Daniel Blume prestigiaram o lançamento do livro “Aspectos Polêmicos de Direito Constitucional Luso Brasileiro”, obra dedicada ao professor doutor Pedro Trovão do Rosário e que contém um artigo de autoria do maranhense. O evento reuniu grandes nomes da advocacia do Brasil e da Europa na Universidade Autónoma de Lisboa. Na foto, Daniel Blume, Simão Aznar, Edite Ramos, Pedro Trovão do Rosário e Ulisses César Martins de Sousa

Almoço que já é sucesso
Nas rodas de conversa da cidade, quando o tema é folia de pré-Carnaval, é impossível não se falar do Almoço do PH Revista, baile que acontece no próximo sábado, dia 18, a partir das 13h30, no Palazzo Eventos, e que, tudo indica, será o mais charmoso, glamouroso e elegante dos últimos tempos em São Luís. Como muitos convidados só regressaram a São Luís no fim de semana, Teresa Martins vai fazer um plantão especial na noite desta terça-feira, dia 19, para entregar as últimas camisetas-convites.

Folia e trânsito
Quando a folia toma conta de São Luís, as intervenções no trânsito são necessárias, mas incomoda muita gente que precisa se deslocar.
Há dois fins de semana que os condutores de veículos que trafegam pelas ruas do Centro Histórico, ali pelas imediações da Beira-Mar, Rua do Egito, Rua Jansen Muller e vias próximas, reclamam das dificuldades de trafegar quando a tarde cai e a noite chega, com sua batucada.
É que a grande quantidade de foliões animados obriga o poder público a gerenciar o espaço comum, fechando aqui e acolá, para não misturar pessoas com veículos e evitar acidentes e incidentes.
Ou seja: por um lado, resolve. Por outro, atrapalha a vida de quem não está nem aí para a festa e deseja apenas chegar em casa ou se deslocar até um determinado ponto da cidade, seja a um shopping, a uma igreja, uma praça, à casa de um parente ou a um ponto turístico qualquer.

Jovem empresário
Marcelo Masso Filho, presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, comandou, em Brasília, a 88ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, no último dia 14 de fevereiro.
Na reunião, com a presença de representantes de todos os estados que integram a Confederação, entre outras deliberações, foi eleito o novo quadro do Conselho de Ética e Disciplina para o biênio de 2019/2020.
A boa notícia é que o Maranhão conta com uma representante de peso nesse Conselho. Trata-se do advogado Marcelo Lobato, que já atuava como consultor jurídico da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão.
Marcelo Lobato destacou-se no assessoramento jurídico da entidade no Maranhão e, merecidamente, foi convidado a compor o quadro daquele Conselho.

Triplo da meta
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão atingiu o triplo da meta de realização de cursos de formação e capacitação para juízes e servidores do Tribunal de Justiça em 2018, conforme dados da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização.
O diretor da Escola, desembargador Paulo Velten Pereira, atribui os avanços à boa aplicação dos recursos investidos pelo TJMA e ao empenho e dedicação da equipe para ampliar a oferta de serviços e impulsionar a qualidade das atividades ofertadas.

Florense 19
O Instituto Florence de Ensino completou, no sábado, 19 anos de existência, mantendo as metas prioritárias, desde sua gênese, ou seja, gerar e difundir conhecimento para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades e de princípios ético-humanísticos, com aptidão para atuar junto às diferentes demandas da sociedade.
A instituição é gerenciada pela família Barbosa Gomes e tem como uma de suas fundadoras e diretora geral a enfermeira e professora Rita Ivana Barbosa Gomes, doutora em Saúde Coletiva e pesquisadora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

TRIVIAL VARIADO
Os Fecury (Clóvis Fecury à frente) estarão hoje na sede da Unieuro, em Brasília, recebendo convidados importantes para ouvir a aula inaugural do seu Curso de Medicina, a cargo do famoso infectologista David Uip, considerado um dos melhores do mundo.

A Defensoria Pública do Maranhão lançou um projeto que beneficiará os maranhenses. A ideia é descentralizar o atendimento da instituição com a implantação de núcleos em várias cidades, construídos com a ajuda de tecnologia sustentável.

Pelo menos 200 técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estão nas ruas de São Luís vacinando cães e gatos, para imunizá-los contra a raiva. A meta é imunizar 160 mil animais.

Artistas plásticos, designers, grafiteiros e os apaixonados por desenho participaram, no fim de semana, da quinta edição da Feira do Desenhista.

Um projeto desenvolvido por uma cervejaria multinacional e incentivado pelo governo estadual está trazendo esperança a produtores que cultivam o principal produto da agricultura maranhense: a mandioca.

Começou a montagem da Passarela do Samba na capital maranhense. Este ano, a estrutura ocupa uma extensão de 200 metros de pista, além de espaço com acessibilidade destinado a pessoas com mobilidade reduzida e, também, a pessoas idosas.

O PT fará eleição para a presidência do diretório nacional, em junho. Fernando Haddad é o favorito, mas Gleisi Hoffmann tem o apoio de Lula.

O que resta da alta sociedade carioca anda inconsolável e enxuga as lágrimas com lenço de seda francês: depois de 25 anos, a Ilha de Caras está de mudança de Angra dos Reis para Ilhabela, em São Paulo.

Professores relatam sobre a dificuldade dos alunos entenderem o que foi o período da inflação alta no País. Usam exemplos e mostram números repetidas vezes, mas poucos conseguem acreditar que tenha ocorrido.

DE RELANCE

Nó a ser desfeito
Enquanto os políticos se debatem em torno de denúncias, esquecem o prejuízo do Custo Brasil, conjunto de problemas burocráticos, estruturais e econômicos que dificulta o desenvolvimento e a geração de empregos. Executivos e Legislativos mantêm distância de problemas como a carga tributária, o déficit das contas públicas, os gastos e desperdícios excessivos. Quem paga impostos e não recebe a contraprestação em serviços ainda aguarda que o combate a esses males comece.

Rumos da Previdência
A discussão que se abrirá no Congresso Nacional reunirá no ringue pragmáticos, reformistas, fisiológicos, corporativistas e dependentes. O ministro da Economia, Paulo Guedes, defende o sistema de capitalização, no qual cada segurado poupa para sua própria aposentadoria. Argumenta que “esse regime possui a virtude econômica e moral, por transferir recursos para o futuro, ao contrário do atual, em que o jovem paga e o idoso consome”. Ou seja: os parlamentares têm a chance de contrariar Delfim Netto, ex-ministro e ex-deputado federal, que define o Congresso: “É um conjunto de corporações. Não representa, na verdade, os desejos da sociedade”.

Escola Exponencial
O Colégio Dom Bosco implantou o conceito de “Escola Exponencial” e, antes mesmo de inaugurar as novas instalações que representam tal concepção, deu início ao semestre letivo com novidades na proposta pedagógica. Seis componentes impulsionam esse conceito para uma aprendizagem mais moderna: Educação por Competências, Mentoring; Projetos Exponenciais; DNA Empreendedor e Business, Singapore Math e o LabMaker, além dos já consolidados projetos de alfabetização com a ópera, os cases, a leitura crítica e investigativa e o foco em resultados.

Arboviroses em SLZ
Na última sexta-feira, o secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, foi entrevistado no quadro “Sala de Entrevista”, do programa “Portal da Assembleia”, da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele tratou do trabalho preventivo às arboviroses, causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue e que são frequentes nesta época do ano.

Arboviroses em SLZ 2
Em 2018, foram realizadas diversas ações de prevenção de doenças frequentes no período chuvoso como, por exemplo, dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela. Ano passado, essas doenças foram reduzidas em 62%, em relação a 2017. A meta para este ano é manter e, se possível, reduzir ainda mais esse percentual, principalmente em relação à Chikungunya e ao Zica vírus.

Imposto de renda
A partir deste ano, o CPF passa a ser obrigatório para todos os dependentes dos contribuintes que tiverem que declarar o Imposto de Renda 2019. Nos Correios, além da inscrição para quem não tem o documento, é possível fazer também a regularização cadastral e a alteração de dados como data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe e a mudança de sexo - que era realizada somente em unidades da Receita Federal.

Imperador no Carnaval
Ainda repercute a lotação máxima que marcou o show do cantor Bruno Shinoda na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, quando ele conseguiu reunir uma multidão de centenas de pessoas, durante show de pré-Carnaval. Foi um público recorde desde o início do projeto da Feirinha São Luís, A multidão dançou e cantou ao som de vários ritmos do repertório eclético que é uma das marcas registradas de Bruno Patrício, que mais tarde ficaria conhecido como Bruno Shinoda, o “Imperador”, numa referência ao fenômeno midiático em que o artista maranhense se transformou em seu estado.

Lançamento de livro
Após mais de uma década de atuação e estudos no segmento do mercado de ações, o economista Júlio César Barbosa (QI Investimentos) lançará, dia 20 de fevereiro, seu livro “Estratégia de Investimentos em Bolsa de Valores”. O lançamento vai ocorrer durante palestra capitaneada por Barbosa e Victor Cândido, na unidade do Sebrae no Jaracaty, com o tema “Perspectivas 2019 para seus investimentos”. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Para escrever na pedra:
“Às vezes, atribuímos certas coisas que não entendemos ao demônio, não pensando que podem ser coisas de Deus que não entendemos”. De Gabriel García Márquez (Do Amor e Outros Demônios).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.