CONSCIENTIZAÇÃO

Bloco Folião Cidadão leva mensagem educativa às prévias carnavalescas

A iniciativa integra ações de várias secretarias municipais e orienta os cidadãos a adotarem posturas como não jogar lixo na rua, usar camisinha, não beber se for dirigir, entre outras para ser um Folião Cidadão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Campanha alerta foliões para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis
Campanha alerta foliões para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (prevenção )

SÃO LUÍS - Não jogar lixo na rua, usar camisinha, não beber se for dirigir, combate à violência contra a mulher, importância de preservar o patrimônio público e brincar o Carnaval com segurança e boas práticas de cidadania. Esta é a mensagem do bloco da Campanha Folião Cidadão, uma ação de iniciativa da Prefeitura de São Luís que acontece durante as prévias e o período carnavalesco na cidade. Neste sábado (16), animados também pelo Bloco Só Safados (Maria Aragão), banda Bandida (Fonte do Ribeirão) e Bloco da Imprensa (Praça dos Catraieiros), os ludovicenses interagiram com personagens da campanha e receberam materiais informativos.

Ao som da marchinha “Sou folião cidadão, sou folião, brinco na rua e passarela, não vacilo não”, uma jardineira – veículo adaptado que serve para o transporte de bandas de pré-carnaval – percorreu os principais trechos do Centro Histórico de São Luís. Da jardineira, de cima dos palcos e no meio do povo, o ator que interpreta o Cidadão Limpeza e agora, o Folião Cidadão, dava dicas sobre os como os brincantes poderiam ter atitudes de conservação e prevenção durante a folia momesca. Participam diretamente da campanha, integrantes da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, da Subprefeitura do Centro Histórico, Governo (Semgov), e do Turismo (Setur).

As secretarias de Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc) também integram as ações da Campanha. “A campanha vem resgatar toda a sustentabilidade de um lugar onde a gente precisa fazer com que o nosso patrimônio seja preservado em todos os sentidos. As pessoas precisam brincar o Carnaval com alegria, o que significa não jogar o lixo no chão, não dirigir após a ingestão de álcool, usar preservativos nas relações e ser um cidadão consciente. O prefeito Edivaldo tem toda uma preocupação com a preservação do nosso patrimônio e daí a importância de iniciativa como essa”, destacou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Também à frente do bloco de conscientização da Prefeitura, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, definiu o que é um Folião Cidadão "É aquele que se preocupa com a cidade, que se previne das doenças sexualmente transmissíveis e que se preocupa em ser gentil com a nossa capital. Essa é uma campanha da Prefeitura de São Luís que mostra que é possível ser cidadão durante a folia pré-carnavalesca e também no Carnaval", afirmou.

Folia com consciência

A brincante Paula Marques aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho válido o Município estar com uma campanha que toca nesses temas e fazendo a distribuição de camisinhas aos foliões e preservação do patrimônio público”, opinou.

Comerciante, a brincante Erica Ferreira disse que a Campanha Folião Cidadão garante consciência por parte dos fãs de Carnaval. “A gente se sente até mais segura, pois as pessoas refletem até como tratam as outras, com educação e respeito. Atitudes que precisam ser cada vez mais trabalhadas no dia a dia da nossa cidade”, declarou.

A campanha da Prefeitura de São Luís prossegue no próximo final de semana e depois segue para a Passarela do Samba, onde ocorrem os desfiles das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.