Livro

Economia da confiança a partir da ótica da comunicação digital

A obra é um relato sobre as mudanças nas dimensões econômicas, culturais e sociais que têm sido impulsionadas pelas tecnologias digitais de comunicação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(capa economia da confiança)

SÃO LUÍS – O livro “Economia da Confiança: comunicação, tecnologia e vinculação social”, do professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ramon Bezerra, será lançado sexta-feira, 22, na Livraria e Espaço Cultura Amei (São Luís Shopping, Jaracati) às 19h. A obra aborda o fenômeno da economia da confiança, que consiste em práticas econômicas por meio de compartilhamento e que ficaram conhecidas por conta de plataformas como o Uber e Airbnb.

A obra é um relato otimista, mas crítico, sobre as mudanças nas dimensões econômicas, culturais e sociais que têm sido impulsionadas pelas tecnologias digitais de comunicação nos últimos anos.

Dividido em quatro capítulos, o livro começa descrevendo a economia da confiança a partir de diversos exemplos e histórias. Dentre as práticas abordadas estão os coworkings (modalidade de trabalho em que a pessoa divide o mesmo ambiente de trabalho com outras pessoas) e o financiamento coletivo (crowdfunding). O segundo capítulo foca em como as tecnologias digitais de comunicação alteraram as formas de acesso aos bens e serviços.

Em seguida é enfatizado o papel da confiança nas relações sociais e como a confiança do ser humano um no outro tem mudado. O último capítulo questiona a ideia, muito difundida na economia, de que existe escassez de recursos, para propor que, na verdade, existe abundância, tudo depende de como os recursos são geridos e acessados.

Autor

Ramon Bezerra é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Economia (ETC,) vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMA e registrado no CNPq.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.