Estado Econômico

Ano de 2019 inicia-se com mais otimismo na indústria

Estudo da Fiema pesquisou confiança do empresariado industrial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Fiema)

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) começou o ano em patamar elevado, indicando expectativas otimistas para 2019. O índice registrou 65,3 pontos, estabelecendo a marca de 7,17 pontos acima da média histórica e variou pouco em relação a dezembro de 2018, o que indica a continuidade do quadro de otimismo verificado ao longo do ano passado.
A pesquisa é a primeira do ano, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no período de 3 a 14 de janeiro, com empresários do setor industrial do estado.
O estudo apontou que as condições atuais da economia brasileira estão melhores, registrando 51,4 pontos em janeiro de 2019. As condições atuais da economia brasileira ainda são avaliadas negativamente pelo setor da construção civil, de forma que, de dezembro de 2018 a janeiro de 2019, o índice que captura a avaliação supracitada variou -4,2 pontos, reduzindo-se para 40,7 pontos.
Por outro lado, a indústria de transformação avalia positivamente as condições da economia brasileira e apresenta expectativas muito boas. O segmento alcançou a marca de 72,7 pontos e o índice que avalia as condições atuais da economia brasileira ficou em 56,9 pontos, indicando uma melhor situação do segmento.
O ICEI/MA é elaborado mensalmente e o índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às condições atuais e expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Foram pesquisadas pela Fiema empresas da construção civil e indústrias extrativas e de transformação.

Parceria Senac e Sescap

O Senac no Maranhão renovou Termo de Parceria que garante desconto de 25% em cursos das programações trimestrais da instituição a funcionários e associados do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Maranhão (Sescap).
O ato de assinatura teve a participação do Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Arteiro da Silva, e do diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes.

Medo de novo emprego

Cerca de ⅘ dos brasileiros não se candidata a uma vaga de que gostaria ou que tem interesse. Segundo estudo feito pelo LinkedIn, 79% dos profissionais do país não se aplicou a uma oportunidade de emprego. A razão mais comum para tanto é por medo de que o novo emprego seja pior que o atual (18%).
O segundo motivo seria a apreensão por aceitar um novo cargo (16%), seguido por não querer desapontar o atual empregador (15%), medo de rejeição e não ser bem-sucedido (14%), não ter uma experiência o suficiente (13%).

Maranhão fora do roteiro

O Maranhão ficou de fora do roteiro da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que desde quinta-feira tem uma agenda no Nordeste, limitada aos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
A ministra está conhecendo projetos que têm apoio do ministério na região, de produção de frutas, flores, camarões e pescado.

Gestora de investimentos

A primeira gestora de investimentos autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Maranhão será apresentada no dia 21, em encontro para convidados no Hotel Blue Tree São Luís. A Álamos Gestão de Recursos e Administração Financeira será administrada pelos empresários Paulo e Matheus Nagem.
No mercado financeiro desde 2008, a Álamos chega a São Luís com uma posição consolidada, com foco em otimizar a gestão de recursos e a prestação de serviços para gerar retornos superiores e consistentes aos clientes.

CPF nos Correios

A partir deste ano, o CPF passa a ser obrigatório para todos os dependentes dos contribuintes que tiverem que declarar o Imposto de Renda . Nos Correios, além da inscrição para quem não tem o documento, é possível fazer a regularização cadastral e a alteração de dados como data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe e a mudança de sexo.

Frase

“Chegamos ao final das negociações e conseguimos um percentual de reajuste para os salários muito relevante, tendo em vista o atual cenário econômico do país e do Maranhão”

Osvaldo Muller
Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Luís

Varejo

Sebraetec
O Sebrae no Maranhão lançou o edital de Cadastramento Sebratec para selecionar empresas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria nas áreas de ciência, pesquisa, tecnologia, inovação. É uma iniciativa transversal que pode ser aplicada em qualquer projeto de atendimento coletivo ou individual.

Tecnologia da Cachaça
O Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas-MA) juntamente com a Fiema/Senai, Sebrae e Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima) promovem de 18 a 24, o curso Tecnologia da Cachaça de Alambique e Boas Práticas de Fabricação nas cidades de Passagem Franca (18 a 20 de fevereiro) e Pastos Bons (22 a 24 de fevereiro).

Carnaval e economia
O Carnaval de 2019 deve impulsionar a receita das atividades turísticas no país, com uma alta de 2,0% na comparação com 2018, gerando movimentação financeira de R$ 6,78 bilhões, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“Neste ano, a massa de rendimentos está mais favorável e mais pessoas estão ocupadas. Isso, em um ambiente de inflação baixa e crédito mais barato, beneficia gastos não essenciais”, explica Fabio Bentes, economista-chefe da confederação. Para ele, a conjuntura econômica também favorece aumento do fluxo de turistas dentro do país.

Crescimento do setor de eletrônico
Apesar dos percalços que ocorreram em 2018, como reajustes de matérias-primas , greve dos caminhoneiros e os problemas que se seguiram relacionados ao valor do frete, o volume de vendas do setor de eletroeletrônicos, que representa cerca de 3,34% do PIB do país, cresceu em média 5% ano passado, em relação a 2017.

Oficinas da Conab
Ao longo deste mês, técnicos da Conab realizarão oficinas de orientação voltadas para agricultores familiares do Maranhão, com o objetivo de fornecer detalhes sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As associações envolvidas no treinamento receberão recursos de R$ 3,1 milhões do programa para cultivarem 727 toneladas de alimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.