Tecnologia

A um click do conhecimento e da reciclagem continuada

Cursos online exigem apenas tempo e uma boa conexão de internet; muitos são gratuitos e garantem certificados reconhecidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Com uma  boa conexão de internet, fazer um curso online fica mais fácil
Com uma boa conexão de internet, fazer um curso online fica mais fácil (curso online)

O mercado de trabalho mudou de forma significativa com o advento das novas tecnologias, e agora não há mais desculpas para ser um profissional defasado em termos de conhecimento. Estudar mais e mais é necessidade para se manter competitivo, e para isso o principal investimento é uma conexão de internet de alta qualidade, tempo e vontade de aprender.

Em São Luís, a TVN comercializa serviços de Internet com tecnologia em fibra de alta performance para profissionais liberais e residências. A TVN Fibra é o melhor serviço de internet do mercado com pacotes para pessoas físicas; com super velocidades que garantem o rápido download de materiais, além de acesso a vídeos sem interrupções.

Ana Fernandes, cliente da TVN, aderiu à Internet Fibra para estudar online. Ela quer tentar um concurso na área jurídica e estuda cerca de oito horas por dia, em tempo integral, em casa mesmo. “Acesso portais e cursos gratuitos que me permitem conciliar os estudos sem sair de casa, e ainda cuidar do meu bebê de apenas nove meses. É a forma que encontrei para tentar voltarão mercado de trabalho após a gravidez, sem sair de perto da família agora”, revela Ana.

As ofertas de cursos online são imensas, com opções de cursos gratuitos ou pagos em praticamente todas as áreas do conhecimento e modalidades – palestras, aulas, cursos profissionalizantes e especializações acadêmicas. Todos os conteúdos são assistidos por meio de vídeo-aulas, que podem conter também vídeos e slides. Em alguns portais, ainda há a entrega de certificados de conclusão nos cursos - muitos deles são aceitos em faculdades e universidades como carga horária complementar.

Público
Entre as pessoas que acessam cursos online, estão estudantes e universitários; profissionais empregados mas em bisca de constante reciclagem, pessoas que pensam em uma transição de carreira, aposentados com tempo livre e vontade de aprender e se manter atualizado, estudantes de concursos e desempregados. Aliás, coaches de carreira recomendam que os desempregados utilizem o tempo livre atualizando conhecimentos e aprendendo habilidades que possam futuramente ser úteis em uma nova carreira ou emprego. E se for de graça, ainda melhor.

João Vicente Filho, de 42 anos, ficou desempregado e resolveu se aprofundar em conceitos de TI e Internet, área na qual trabalhava há cinco anos. Mas ficou frustrado ao tentar fazer um curso online em uma lan house situada no seu bairro, na Cohab em São Luís.

“O curso era gratuito e o professor bem didático, mas mesmo usando um fone de ouvido não consegui me concentrar direito pois o local era quente, com muito movimento de gente ao redor, e a conexão da internet às vezes falhava. Eu perdia tempo. Decidi instalar uma internet de alta qualidade em casa e agora nem preciso perder tempo. Estudo com mais conforto e segurança em casa”, revela ele.

Esses fatores – qualidade da conexão da internet e ambiente de estudo – são determinantes para o sucesso do estudo online. Psicólogos recomendam que as pessoas tenham um espaço em casa com boas condições de estudo: iluminação natural ou artificial direcionada; mesa e cadeira em alturas certas e com boa ergonomia; silencio para se concentrar e se possível, fora do contato com outras pessoas. Quanto ao sinal de internet, a qualidade da conexão é tudo e vai garantir que o aluno consiga assistir toda a aula sem interrupções.

Outro público que tem acessado muito os cursos online são os aposentados e pessoas da terceira idade. Com mais tempo disponível, e o desejo de se manter atualizado, eles podem adquirir novas habilidades e conhecimentos no conforto do lar. E quem pensa que são apenas cursos profissionais ou acadêmicos disponíveis, há excelentes ofertas de cursos rápidos sobre temas de vida e bem-estar que interessam a todos, como os cursos de preparação para a aposentadoria e gestão do orçamento familiar, ofertados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em seu portal.

Para quem está pensando em turbinar a carreira ou mesmo ocupar a mente com um novos conhecimentos, selecionamos alguns dos principais portais de cursos online, nas mais diversas áreas, e a maioria gratuitamente. Basta clicar e aprender.

SERVIÇO

Principais Portais de Cursos Online:
COURSERA:
Voltado para Negócios, Tecnologia da Informação e Ciência. disponibiliza mais de duas mil especialidade, como Marketing, Design, Empreendedorismo, História, Música, Desenvolvimento Pessoal. Tem parcerias renomadas com instituições como Universidade de São Paulo (USP), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Universidade de Stanford (EUA), entre outras. Alguns cursos são em português, mas a maioria é em inglês e outras línguas, com legendas em português. Aulas gratuitas, mas caso o aluno queira receber o certificado de conclusão deverá pagar uma taxa (www.coursera.com).

VEDUCA: Cursos ministrados em português por professores especializados de grandes instituições de ensino do país, a maioria da USP; nas áreas de Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Libras, Metodologia Científica, Sustentabilidade e Engenharias. Aulas, vídeos, atividades e materiais complementares gratuitos. Mas para fazer a prova final e obter o certificado é preciso pagar uma taxa (https://veduca.org).

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV): Conteúdos e materiais didáticos gratuitamente pela internet através da OEC (Open Education Consortium), consórcio de instituições de ensino de diversos países. A FGV atende às áreas do Direito, Economia e Finanças Pessoais, Gestão de Pessoas e Empresarial, além de Marketing e Relações Internacionais. Cursos de 5H a 30H. Após a prova final, um certificado da FGV é emitido sem custo (https://educacao-executiva.fgv.br).

FUNDAÇÃO BRADESCO: Um dos maiores e mais completos catálogos de cursos online e gratuitos do país, na plataforma EV/Escola Virtual, em áreas como Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Projetos e Processos, Fotografia, Comunicação Escrita, Técnicas de Redação, Programação, vários níveis de aperfeiçoamento em programas do Microsoft Office e Web Design, entre outros. As aulas são ministradas em slides e ilustradas com textos, animações e vídeos do Youtube. Certificado digital é enviado por e-mail após a conclusão (https://www.ev.org.br).

PRIME CURSOS: Aulas em mais de 20 áreas de conhecimento como Administração, Gastronomia, Música, Idiomas Estrangeiros, Direito, Turismo, Moda e Saúde e outras. O aluno aprovado na avaliação precisa pagar uma taxa para receber o certificado (primecursos.com.br).

LEARNCAFE: Cursos pagos e gratuitos nas áreas de Marketing, Inglês, Alimentação saudável, Programação, Wordpress, Maquiagem, Barman, cursos de História, Jornalismo e Idiomas, Empreendedorismo e Economia; com aulas disponíveis até 30 dias após o início da disciplina. Aulas ministradas por tutores em vídeos reproduzidos no YouTube, e certificado é emitido com a conclusão, gratuitamente (www.learncafe.com).

INSTITUTO INTERNACIONAL KHAN ACADEMY: Cursos em áreas como Matemática, Ciências, Economia e Finanças, Artes e Humanidade ou Computação. Totalmente gratuito e patrocinado por doadores. Não emite certificados (pt.khanacademy.org).

HOSPITAL ALBERT EINSTEIN: Oferece um catálogo de cursos gratuitos voltados para a área de saúde, mas de interesse geral, como o tema aleitamento materno (www.einstein.br/ensino).

PORTAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SENAR: Mais de 50 cursos de capacitação e atualização para profissionais do campo. Trabalhadores rurais podem acessar as aulas gratuitamente (http://ead.senar.org.br).

BUZZERO: Muitas opções de cursos gratuitos ou pagos, mas com preços acessíveis nas mais diversas áreas, que vão de Gastronomia a Marketing, Jardinagem a Auto – Ajuda entre outras (www.buzzero.com).

UNESP ABERTA: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho oferece cursos gratuitos em áreas como Biológicas, Exatas e Humanas; além de acesso a e-books variados (https://www.unesp.br/unespaberta).

UEMA: A Universidade Estadual do Maranhão oferece cursos gratuitos nas áreas de Agronomia, Biologia, Direito, Educação, Engenharia, Filosofia, Geografia, Gestão, Turismo e TI (http://www.cursosabertos.uema.br).

UNA-SUS: A Universidade Aberta do SUS oferece cursos na área de saúde online e gratuitos (https://www.unasus.gov.br).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.