Criminosos

Bando especializado de roubo de carga é desarticulado no Maranhão

Criminosos suspeitos de praticarem pelo menos quatro roubos no interior do estado nos últimos dois anos foram apresentados ontem durante coletiva na sede da Seic

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - Os criminosos Aleciano dos Santos Reis, João Alberto Chaves Neto, Raimundo Ferreira Barros, o Neto; e Josiel Oliveira dos Santos foram apresentados ontem para a imprensa durante coletiva ocorrida na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima. De acordo com a polícia, o bando é acusado de roubo de carga no Maranhão e no estado do Tocantins. No ano passado, eles teriam praticado quatro ações criminosas no interior.

O delegado Valdenor Viegas, chefe do Departamento de Combate ao Roubo de Carga, órgão da Seic, declarou que Aleciano dos Santos, João Alberto e Raimundo Ferreira estavam custodiados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas desde o ano passado e ontem foi apenas cumprido o mandado de prisão. Já Jesiel Oliveira foi detido na última terça-feira, 12, em Imperatriz. Ele estava trabalhando como monitor na unidade de ressocialização da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), nessa cidade. “Esse criminoso tem a função de conceder o apoio logístico aos outros bandidos, inclusive de recrutamento e facilitava o roubo”, disse Valdenor Viegas.

O delegado informou, também, que esse bando é acusado de ter roubado uma carga da empresa Souza Cruz avaliada R$ 787.353, 65, na cidade de Peritoró, em outubro de 2017. Eles também são suspeitos de terem roubado cargas nas cidades de Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Bacabal, São Benedito do Rio Preto e Porto Franco.

Em 8 de fevereiro do ano passado, policiais da Seic em operação em Grajaú e na capital maranhense, prenderam Raimundo Ferreira, Aleciano Reis e João Alberto, em cumprimento de uma ordem judicial referente aos assaltados praticados nos dias 24 de janeiro de 2017, em Santa Inês, e 16 de maio do mesmo ano, em Chapadinha. Os valores das cargas roubadas foram em torno de R$ 300 mil.

Mais prisão

O delegado também informou que no último dia 11 foi preso outro acusado de roubo de carga no Maranhão, identificado como Julimar Viana de Deus. Ele foi abordado pelos policiais rodoviários federais na cidade piauiense de Floriano. Em desfavor do criminoso havia um mandado de prisão em aberto pela comarca de Montes Altos pelos crimes de roubo e associação criminosa. O detido foi encaminhado para a unidade prisional de Barão do Grajaú.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.