Viagens

Transporte náutico requer atenção com as chuvas

Apesar das fortes tempestades que caem na capital desde os últimos meses de 2018, nenhum caso de acidente no mar foi registrado pela Capitania dos Portos

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
É indispensável ficar alerta para as mudanças climáticas no período
É indispensável ficar alerta para as mudanças climáticas no período (embarcações)

Por São Luís se tratar de uma capital litorânea, embarcações são um meio de transporte comum para se deslocar para outros municípios. Mas o período chuvoso, que desde o fim do ano de 2018 vem se mostrando acima da média, com chuvas torrenciais e raios, fez muitas pessoas acabarem duvidando da segurança do transporte náutico. Mas a Capitania dos Portos informa que se trata de um transporte seguro, mesmo no período chuvoso.

O capitão-tenente Alves, da Capitania dos Portos do Maranhão, explicou um pouco mais sobre a segurança das embarcações no perímetro. Questionado sobre as orientações mais comuns da Marinha aos navegantes quando há chuva, o capitão informa que é preciso verificar a real necessidade de suspender o transporte com a embarcação. “É recomendável que, caso possível, os comandantes aguardem o tempo melhorar para realizarem a viajem, principalmente, quando se tratar de embarcações de pequeno porte. Os navegantes fiquem atentos à visibilidade. Caso a visibilidade se reduza, o navegante deve diminuir a velocidade da embarcação e usar as luzes de navegação, mesmo durante o dia”, explica.

O capitão ressalta que, durante chuvas, qualquer pessoa que passe pelos conveses externos deve ter cautela e utilizar calçados antiderrapante, para evitar escorregão.

As embarcações que navegam na ilha são consideradas seguras. Entretanto, os passageiros e tripulantes devem estar atentos ao estado geral da embarcação e aos seus itens de segurança. “É bom checar quanto a existência de coletes salva-vidas, por exemplo. A região da Ilha de São Luís não costuma ser afetada por nevoeiros ou outros fenômenos meteorológicos adversos, mas temos que nos precaver”, diz.

O vento e as ondas são os perigos mais temidos pelos navegantes que utilizam do transporte náutico. O capitão afirma que o vento chega a ser uma ameaça, porque pode provocar acidentes, como emborcamento das embarcações. “Esse tipo de acidente geralmente finda com vítimas”, completa. Apesar das fortes chuvas com raios, muito comuns recentemente, essas descargas não chegam a ser uma ameaça no mar. O capitão frisa que não houve ocorrências registradas em decorrência de chuva, nem em 2018, nem em 2019.

Segurança
As embarcações são seguras, desde que naveguem dentro dos limites para que foram construídas, com tripulação habilitada e cumprindo as normas de segurança. “A Capitania dos Portos do Maranhão realiza, durante todo o ano, inspeções navais nos 167 municípios da jurisdição da Capitania, para verificar as condições de segurança das embarcações e se os condutores são habilitados para a condução das mesmas”, explica o capitão.

Outros fatores que têm de ser observados são a autoridade e responsabilidade do comandante da embarcação. Ele tem que zelar por sua embarcação e contribuir com a segurança da navegação.

DICAS

1 - Usar sempre os coletes salva-vidas.
2 - Não exceder a lotação da embarcação.
3 - Dispor de extintores de incêndio carregados e válidos.
4 - Conduzir as embarcações por pessoa devidamente habilitada pela Marinha.
5 - Jamais conduzir embarcação sob efeito de bebida alcoólica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.