COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
CAMILLA Rose Ewerton Ferro Ramos (Juíza Substituta do TRE-MA) e Newton Pereira Ramos Neto (Juiz Federal) participaram, na primeira semana de fevereiro, juntamente com milhares de líderes religiosos, formuladores de políticas, magistrados, advogados e empresários de diversos países, além do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do 67th National Prayer Breakfast, em Washington. O evento incluiu reuniões e seminários antes e depois do café da manhã. O presidente Trump participou do 67º Café da Manhã Nacional de Oração, que ganhou um lugar permanente no calendário do presidente norte-americano desde sua primeira realização em 1953, quando o presidente Dwight Eisenhower falou perante um grupo de 400 pessoas no hotel Mayflower, em Washington. Na foto acima, Camilla e Newton em frente ao Capitólio dos Estados Unidos, em Washington. À direita, o casal curtindo a beleza do inverno de Nova York
CAMILLA Rose Ewerton Ferro Ramos (Juíza Substituta do TRE-MA) e Newton Pereira Ramos Neto (Juiz Federal) participaram, na primeira semana de fevereiro, juntamente com milhares de líderes religiosos, formuladores de políticas, magistrados, advogados e empresários de diversos países, além do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do 67th National Prayer Breakfast, em Washington. O evento incluiu reuniões e seminários antes e depois do café da manhã. O presidente Trump participou do 67º Café da Manhã Nacional de Oração, que ganhou um lugar permanente no calendário do presidente norte-americano desde sua primeira realização em 1953, quando o presidente Dwight Eisenhower falou perante um grupo de 400 pessoas no hotel Mayflower, em Washington. Na foto acima, Camilla e Newton em frente ao Capitólio dos Estados Unidos, em Washington. À direita, o casal curtindo a beleza do inverno de Nova York

Diretor da Termaco em São Luís
Quem está visitando São Luís é o empresário Carlos Maia, sócio diretor da Termaco Operações Portuárias. Ele veio fazer contatos com algumas indústrias locais e visitar a EMAP e está sendo ciceroneado pelo executivo do grupo nesta Capital, Benjamin Franklin Alves.
A Termaco já recebeu o certificado de pré-qualificação para operar no Porto do Itaqui.
Na noite de ontem, Carlos Maia foi homenageado com um jantar na Cabana do Sol.

Revitalização
Estão ficando um primor as obras de requalificação da Rua Grande, graças ao martelo batido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (IPHAN), em parceria com a Prefeitura de São Luís.
Além do calçamento nivelado com bloquetes novinhos em folha, que possibilitarão mais fluidez no que diz respeito ao deslocamento dos consumidores, a fiação elétrica está
sendo substituída por um sistema de iluminação subterrânea.
Essa nova iluminação, sem dúvida alguma, dará uma nova cara à via, deixando-a mais ampla, limpa e agradável. Bancos confeccionados em madeira tratada também estão sendo colocados ao longo da rua, garantindo mais conforto à população.
O projeto é uma continuidade do
que foi feito no Complexo Deodoro, bastante aplaudido pela população. E soma-se ao novo momento da Praça Benedito Leite (com a Feirinha São
Luís), da Dom Pedro II (umas das mais aprazíveis da capital) e da Praça Gonçalves Dias (que tem conexão
direta com a Praça Maria Aragão).

Pabllo Vittar
Além de passar por Portugal, México, Chile e Argentina, Pabllo Vittar anunciou mais um show para a sua turnê internacional. A cantora maranhense vai se apresentar em Londres pela primeira vez na icônica boate “Heaven”.
O local já recebeu shows de artistas renomadas como Madonna, Kylie Minogue, Cher, Robyn, Lady Gaga, Grace Jones, Pet Shop Boys, Cyndi Lauper,
Kelly Clarkson.
O show está marcado para o dia 30 de abril. No site de vendas de ingressos, Pabllo é descrita como “a nova sensação pop do Brasil e a drag queen mais famosa”.
O site também ressalta seu sucesso em streams e suas indicações ao Grammy Latino e ao EMA no ano passado.
Confira as datas já anunciadas: 5 de abril: Cidade do México – México (ManDragOra Fest); 6 de abril: Toluca – México o (Festival Ceremonia); 18 de abril: Buenos Aires – Argentina; 19 de abril: Cordoba – Argentina; 20 de abril: Santiago – Chile; 24 de abril – Portugal;
30 de abril – Inglaterra.

Marcha dos Prefeitos
A Confederação Nacional dos Municípios está mobilizando prefeitos de todo o Brasil para a segunda edição da Marcha dos Prefeitos.
A data escolhida para o encontro, em Brasília, é de 8 a 11 de abril.
E tem um propósito: permitir um encontro de prefeitos, vereadores e gestores municipais com o novo governo federal e Congresso Nacional.

Na pressão
Caravanas sairão de todos os pontos do país para cercar o Supremo Tribunal Federal.
Basta que seja marcado dia, neste mês, em que haverá julgamento da ação que poderá autorizar os governadores a diminuírem a jornada de trabalho e os salários dos servidores públicos.
Em muitos estados, o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal estourou.

Fim do Horário de Verão
Esta é a última semana do Horário de Verão. Embora o Maranhão tenha ficado de fora desse horário, sofremos com o horário antecipado do atendimento bancário, das decolagens e chegadas de voos, dos programas nacionais de TV.
No próximo domingo (17), à 0h, os relógios devem ser atrasados em uma hora nos 10 Estados nos quais a mudança é realizada, além do Distrito Federal.

TRIVIAL VARIADO
Cliente idoso por pouco não perde a paciência diante do péssimo atendimento da loja da drogaria Pague Menos, na Holandeses. Ao fornecerem um medicamento errado, criaram mil burocracias para devolver o dinheiro.

Em tempo: não fosse o interessado ameaçar chamar a Polícia e aumentar o tom da voz, é possível que ainda hoje estivesse por lá preenchendo fomulários. Ou seja: tentaram vender gato por lebre. Mas se deram mal.

A voz das ruas: França, Hungria, Itália e, agora, Espanha. A população de diversos países europeus está indo às ruas para protestar contra o governo. Enquanto alguns reclamam da falta de direitos, outros protestam contra o excesso de privilégios. Dos outros.

Lula de um lado. Gleisi de outro. Pelo menos em uma das etapas da Lava-Jato. O ministro do STF Edson Fachin decidiu desmembrar o processo envolvendo o ex-presidente e a deputada petista. A razão é o foro privilegiado. Ela tem. Ele não.

Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados pretende obrigar as companhias de abastecimento de água a deduzir, das contas de consumidores cobrados com base em estimativa de consumo, os dias de interrupção do fornecimento.

No assunto: nem precisaria existir lei. Bastaria seguir a regra do bom senso. Esses parlamentares gostam mesmo é de complicar.

Em uma conversa entre amigos, o assunto era a vitrine que a TV Justiça deu ao Supremo Tribunal Federal. Um magistrado aposentado, avesso às luzes e às câmaras, sentenciou: “A função do juiz é apitar o jogo e não disputar a bola para tentar fazer o gol”. Todos entenderam.

O placar eletrônico Jurômetro atingiu, ontem à noite, 60 bilhões de reais. Foi o valor pago pelo governo federal, desde 1º de janeiro deste ano, na rolagem de sua imensa e crescente dívida que se acumula há muitas décadas.

Toda a vez que os governos pedem que os contribuintes apertem o cinto, é preciso lembrar: de tanto consumo, o estoque do acessório desapareceu das lojas.

Alguns parlamentares, que assumiram há uma semana no Senado e na Câmara dos Deputados, concordam com este conceito sobre Brasília: é uma cidade de cruzamentos perigosos, bebidas falsificadas e cartas marcadas.

O MDB passou de 64 para 33 deputados federais em 2018. Esse é apenas um sinal da redução do tamanho do partido no país. A busca de alternativas para entrar em sintonia com as ruas, será a pauta de um seminário que diretórios do MDB de vários estados vai realizar logo após o Carnaval.

DE RELANCE

Só a lei não resolve
Acumulam-se na história dos Legislativos projetos merecedores de inclusão no Almanaque do Folclore Político. A começar pela tentativa de revogar a lei da oferta e da procura. Agora, em Minas Gerais, a deputada Beatriz Cerqueira, do PT, protocolou proposta de emenda constitucional que obriga o governo do Estado a pagar em dia os salários de funcionários públicos, que totalizam 3 bilhões e 400 milhões de reais por mês. Tem apoio de 33 dos 77 parlamentares da Assembleia. O passo seguinte deverá ser uma lei para localizar
onde encontrar o dinheiro.

Previdência Social
A Previdência nada mais é do que um seguro social para quem paga ao longo do período de trabalho. Não estaria no fundo do poço se, desde a criação, com a Lei Elói Chaves, de 1923, houvesse na sua gestão a participação dos contribuintes, trabalhadores e empresários,
sob tutela do Estado.

Porta fechada
Para administrar o sistema, prevaleceu a tradição autoritária, estatizante e paternalista. A Previdência tem, hoje, o segundo maior orçamento do país, perdendo apenas para a arrecadação do governo federal. Se existisse a integração dos contribuintes, não ocorreriam tantos e tão vergonhosos assaltos ao que hoje deveria ser um dos maiores fundos de reserva do mundo.

Fúria predatória
Ainda está em tempo de a reforma da Previdência corrigir a ausência de quem a sustenta com percentual dos salários. Os saques de recursos de seus cofres por sucessivos governos, na forma de empréstimos
que não retornaram, caracterizam um dos maiores escândalos mundiais.

Verdadeiros pulhas
Os autores desses crimes contra os contribuintes ficam impunes. Quanto aos que dependem de aposentadorias, veem o dinheiro encurtar na medida em que o tempo passa. Nos cálculos fraudulentos para reduzir os pagamentos estão embutidos bandidagem e
violência inominável.

Solução para o atentado
Foi no dia 6 de setembro do ano passado o atentado que quase tirou a vida do então candidato presidencial Jair Bolsonaro. No último domingo, diante da falta de uma resposta definitiva da Polícia Federal, que investiga o caso, da cama do hospital ele cobrou a PF e pediu solução para o atentado que sofreu: “Espero que a nossa querida Polícia Federal, a Polícia que nos orgulha a todos, tenha uma solução para o nosso caso nas
próximas semanas”.

Banho de valorização
Tome nota: a Praça João Lisboa deverá ser reformada e poderá ser palco de grandes eventos populares, dando um banho de valorização às vias do seu entorno. E tem gente entusiasmada e que promete devolver os tempos áureos dos eventos no Centro Histórico, de maneira responsável, organizada e respaldada pelos parceiros oficiais, como polícia, Prefeitura e órgãos de trânsito. Ou seja, isto quer dizer que o Centro Histórico de São Luís está ganhando um banho de valorização, o que implicará em novos desdobramentos do ponto de vista turístico, social e econômico.

Agenda Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão está lançando a Agenda Sesc de Programação 2019, que reúne o portfólio dos projetos e ações que a instituição realizará ao longo deste ano, nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. A cerimônia acontecerá no belíssimo Teatro Sesc Napoleão Ewerton, na avenida dos Holandeses. Toda a programação desenvolvida pelo Sesc tem como público-alvo o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, que é a razão de existir da instituição. Mas as atividades contemplam também o público em geral.

Para escrever na pedra:
“É preocupação com posses, mais que qualquer coisa, que nos impede de viver livremente e nobremente”. De Henry David Thoreau, poeta, naturalista e
ativista norte-americano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.