Alerta

Parlamentares alertam para perigo de tragédia com barragem em Pinheiro

Os deputados estaduais Leonardo Sá (PR) e Thaíza Hortegal (PP) fizeram na Assembleia Legislativa um alerta para o perigo de uma tragédia na Barragem do Rio Pericumá, em Pinheiro

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Pontos ficaram alagados após rompimento de cabo que sustentava uma das comportas da barragem.
Pontos ficaram alagados após rompimento de cabo que sustentava uma das comportas da barragem. (inundação)

SÃO LUÍS - Na segunda-feira, 11, o rompimento de um cabo que sustentava uma das comportas da barragem provocou alagamentos em pelo menos quatro bairros da cidade.

O caso ocorreu foi registrado em vídeo por moradores. Até uma unidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foi atingida.

"Pedi que o Governo do Estado possa deslocar uma equipe e dê um olhar atento para aquele município tão importante para a baixada maranhense, tomando providências o mais rápido possível. Porque as fortes chuvas vêm acontecendo na região e esse risco está iminente para as famílias ribeirinhas", destacou a parlamentar do PP.

Construída em 1982 pelo DNOCS, desde a sua inauguração a barragem nunca foi reformada, segundo Leonardo Sá.

"Há mais de 15 anos morando naquela cidade, eu lhes digo aqui por conhecimento de causa sobre a manutenção daquela barragem do Rio Pericumã. Inexiste manutenção naquela barragem", completou.

Em março de 2013, os problemas nas comportas chegaram a ser tema de reportagem da TV Mirante. Mas, seis anos depois, os problemas seguem os mesmos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.