Seminário

Para falar sobre filosofia

Evento marca o início das atividades da Escola de Filosofia e ocorrerá em março, com entrada gratuita; proposta visa ampliar estudos filosóficos em São Luís, inclusive para o público leigo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Evento busca trazer reflexões sobre a existência
Evento busca trazer reflexões sobre a existência (filosofia)

SÃO LUÍS- Para marcar a retomada das atividades dos grupos de estudos da Escola de Filosofia, será realizado no dia 15 de março, um seminário com entrada gratuita e aberto a toda comunidade, especialistas ou leigos. O I Seminário da Escola de Filosofia ocorrerá no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Cohafuma), às 8h, e tem como objetivo ampliar os estudos sobre a filosofia em São Luís.

No evento, serão apresentados o calendário e as novidades da instituição para 2019. Integram a programação mesas temáticas com resultados das pesquisas realizadas nos últimos quase dois anos de atividade da Escola de Filosofia. Segundo o professor André Lisboa, que coordena o projeto, a filosofia é um conhecimento fundamental nos dias de hoje. "Há questões que estão ao alcance apenas da reflexão filosófica. Quem vive sem responder à pergunta 'Qual é o sentido da vida?'. Esta e outras perguntas são cruciais em um mundo de pura desilusão em que a falta de sentido se expressa nos menores hábitos", afirma.

A palestra principal será de Marcos Rodrigues e abordará a importância e atualidade dos estudos platônicos. "Marcos é um estudioso de Platão há muitos anos. E está realizando uma pesquisa sobre a importância literária do mestre grego", afirma André Lisboa.Para o coordenador da Escola de Filosofia, Platão é um dos maiores educadores da história da humanidade. "As reflexões contidas nos textos platônicos marcam a alma de seus leitores até hoje. Ter Platão como educador pode mudar positivamente a vida de nossos jovens", salienta.
Serviço

O quê
I Seminário da Escola de Filosofia

Quando
Dia 15 de março, das 8h às 12h

Onde
Assembleia Legislativa do Maranhão (Auditório da Escola do Legislativo - Cohafuma)


PROGRAMAÇÃO

8h - Abertura (Calendário letivo 2019; lançamento de novas atividades)

8h30 - Mesa 1 - "O estudo da história da filosofia: um panorama sobre a investigação dos pré-socráticos a Sócrates"

9h10 - Mesa 2 - “Apologia de Sócrates: a linguagem e a história da vida"

10h - Intervalo

10h30 - Palestra principal: Prefácio a Platão (Prof. Marcos Rodrigues)

12h - Encerramento e despedida

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.