Planejamento

Palco para a cultura e ações sociais

Sesc lança agenda com a programação geral para este ano; apresentação aconteceu na manhã de ontem, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Arteiro da Silva fala sobre o calendário anual
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Arteiro da Silva fala sobre o calendário anual (Arteiro)

São Luís- A área da cultura terá destaque especial na agenda de programação 2019 do Sesc no Maranhão. O quantitativo de atividades, anunciado durante evento realizado na manhã de ontem, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, chega a mais de 1.500, atingindo um público estimado em mais de 286 mil pessoas. As ações formativas também deverão superar 9 mil inscrições este ano. O evento contou com uma apresentação das musicistas Thaynara Oliveira (violino) e Lívia Martins (flauta doce), que apresentaram as músicas “Ilha Bela” e “Boi de Lágrimas”.

“É a primeira vez que o Sesc no Maranhão consegue montar a sua agenda de programação sistemática, um trabalho minucioso e que será importante para que o público possa se programar e participar das atividades”, disse a diretora regional do Sesc no Maranhão, Rutineia Monteiro Amaral.

Além de cultura, a agenda contempla as áreas de educação, saúde, lazer e assistência, totalizando mais de 3.700 ações, reforçando a responsabilidade social dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. A agenda está sendo divulgada nas versões impressa e digital. São mais de 40 páginas com a discriminação das atividades e eventos com as respectivas datas.

Neste mês de fevereiro, no âmbito cultural, por exemplo, tem Sesc Folia “Carnaval do Comerciário”, no Sesc Deodoro, de 22 a 28. Além disso, consta na agenda o passeio “São Luís Vista do Mar”, com temática carnavalesca, uma iniciativa do Sesc Turismo, dia 23. No mês de agosto, tem o projeto “Sonora Brasil”, com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil”, no Sesc Turismo, de 2 a 5. O projeto Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontecerá de 5 a 11 de outubro, em sua décima quarta edição, no Sesc Deodoro.

A Agenda Sesc de Programação 2019 retrata a abrangência do trabalho social realizado pela instituição no Maranhão, e está sendo compartilhada com toda a sociedade, para que participe das atividades e serviços que serão disponibilizados, reafirmando sua missão de “promover ações socioculturais que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhos do comércio de bens, serviços e turismo.

Histórico
Criada em 1947, a entidade é mantida pelos empresários e ao longo de 72 anos de atuação no Maranhão melhora e transforma a vida de milhares de pessoas. O Sesc está presente em São Luís, Raposa, Caxias e Itapecuru-Mirim. Em breve, estará também em Imperatriz. No total, são 11 unidades operacionais, sendo oito fixas e quatro móveis. Entre os serviços oferecidos, gratuitamente, destacam-se refeições, saúde, bucal, educação infantil, curso pré-vestibular, recreação, lazer, assistência nutricional por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, dança, música, artes visuais, cinema e literatura.

Toda essa estrutura confirma o compromisso do Sesc para com a sociedade maranhense, levando serviços diversos, de forma gratuita ou subsidiada, tais como: refeições, saúde bucal, educação infantil, curso pré-vestibular, recreação, lazer, assistência nutricional por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, além da forte atuação na área de cultura, abrangendo dança, música, artes visuais, cinema e literatura, contribuindo de forma relevante para a democratização do acesso às produções locais e nacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.