Geral | Tradição

Fofão é protagonista em cortejo realizado nas ruas do Centro da capital

Evento encerrou oficina de máscaras de fofão; iniciativa visou preservar essa tradição e incentivar as novas gerações a usarem a fantasia; máscaras ficarão em exposição
13/02/2019

SÃO LUÍS - O fofão, personagem característico do Carnaval de rua no Maranhão, se tornou destaque em um animado cortejo carnavalesco que saiu pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. O evento, promovido pelo Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), teve como objetivo preservar a tradição e incentivar as novas gerações a usarem a fantasia.
A caminhada foi a culminância de Oficina de Criação de Máscaras de Fofão. “Este é o terceiro ano que realizamos a oficina, e pela primeira vez estamos realizando esse cortejo com os alunos que participaram dos sete dias de ensinamentos sobre a cultura carnavalesca local”, diz Fernanda Pinheiro, diretora do DAC.
Cerca de 30 pessoas aprenderam a forma tradicional da confecção das máscaras usadas pelos personagens, que foi ministrada pela artista plástica Marlene Barros. Vale ressaltar que as tradicionais máscaras de fofão não são encontradas em grande escala no comércio, pois são feitas de forma manual, em papel machê ou jornal e seguindo um desenho característico.
A advogada Márcia Luz, que participou da oficina, demonstrou bastante alegria durante a finalização do projeto. “Essa oficina foi literalmente uma terapia. É muito interessante aprender as técnicas dessa arte e mais melhor ainda saber que agora posso empreender como artesã”, revela.
O empreendedorismo foi um dois pontos ressaltados por Fernan­da Pinheiro. “Muita gente quer se fantasiar de fofão, mas em sua maioria saem nas ruas usando a máscara de látex, facilmente encontrada no comércio. Aqui mostramos que, apesar de mais delicada, essa arte também pode se transformar em renda”, completa.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.