Tradição

Fofão é protagonista em cortejo realizado nas ruas do Centro da capital

Evento encerrou oficina de máscaras de fofão; iniciativa visou preservar essa tradição e incentivar as novas gerações a usarem a fantasia; máscaras ficarão em exposição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - O fofão, personagem característico do Carnaval de rua no Maranhão, se tornou destaque em um animado cortejo carnavalesco que saiu pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. O evento, promovido pelo Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), teve como objetivo preservar a tradição e incentivar as novas gerações a usarem a fantasia.
A caminhada foi a culminância de Oficina de Criação de Máscaras de Fofão. “Este é o terceiro ano que realizamos a oficina, e pela primeira vez estamos realizando esse cortejo com os alunos que participaram dos sete dias de ensinamentos sobre a cultura carnavalesca local”, diz Fernanda Pinheiro, diretora do DAC.
Cerca de 30 pessoas aprenderam a forma tradicional da confecção das máscaras usadas pelos personagens, que foi ministrada pela artista plástica Marlene Barros. Vale ressaltar que as tradicionais máscaras de fofão não são encontradas em grande escala no comércio, pois são feitas de forma manual, em papel machê ou jornal e seguindo um desenho característico.
A advogada Márcia Luz, que participou da oficina, demonstrou bastante alegria durante a finalização do projeto. “Essa oficina foi literalmente uma terapia. É muito interessante aprender as técnicas dessa arte e mais melhor ainda saber que agora posso empreender como artesã”, revela.
O empreendedorismo foi um dois pontos ressaltados por Fernan­da Pinheiro. “Muita gente quer se fantasiar de fofão, mas em sua maioria saem nas ruas usando a máscara de látex, facilmente encontrada no comércio. Aqui mostramos que, apesar de mais delicada, essa arte também pode se transformar em renda”, completa.

Exposição
O cortejo teve, ainda, a função de chamar o público para a abertura da exposição que vai reunir as máscaras produzidas pelos alunos da oficina. A mostra fica em cartaz no Palacete Gentil Braga, na Rua Grande, no Centro. As máscaras estarão expostas do dia 14 deste mês até o dia 1º de março, com visitação gratuita.

Personagem

Em décadas passadas, era comum encontrar pelas ruas muitas crianças e adultos, na época das festas carnavalescas, usando a fantasia de Fofão, que consiste em um largo e colorido macacão, feito de chita, enfeitado com guizos nas mangas e na barra. Compõe ainda a fantasia, uma boneca que o folião leva em uma mão enquanto segura com a outra, uma varinha. Segundo a tradição, quem pegar nas bonequinhas acaba tendo que pagar algum trocado para não ser perseguido durante a folia.

O diferencial da fantasia fica por conta da máscara, que é tradicionalmente feita com a técnica de papel machê, na qual são coladas camadas de papel sobre um molde previamente preparado. Com um nariz preponderante, são coloridas e trazem um tecido preso atrás que tem a finalidade de prender a peça na cabeça. A máscara ajuda o personagem a ser, ao mesmo tempo, brincalhão, espalhafatoso e assustador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.