Cidades | Estatísticas

Cerca de 200 furtos e roubos já foram registrados no pré-Carnaval

Informação foi liberada pelo 1º Distrito Policial, localizado na Rua Rio Branco, no Centro; Beira-Mar, Madre Deus e Praia Grande são as áreas que mais recebem foliões no sábado e domingo
Emmanuel Menezes / O Estado12/02/2019
Cerca de 200 furtos e roubos já foram registrados no pré-CarnavalPré-Carnaval tem grande movimento na área da Beira-Mar (Biné Morais / O ESTADO)

O período pré-carnavalesco em São Luís está a todo vapor. A região da Beira-Mar e Madre Deus se tornou o principal espaço para a saída de diversos bloquinhos organizados, mas a criminalidade tem acompanhado a folia e, é comum no fim das festas, o aglomerado de foliões registrando ocorrências de furtos e roubos, em unidades de polícia. Em janeiro, foram cerca de 200 casos ocorridos apenas no Centro.

Com informações liberadas pelo 1º Distrito Policial, localizado na Rua Rio Branco, no Centro, o número de furtos e roubos nos fins de semana de janeiro e fevereiro, em blocos de pré-Carnaval pode chegar a 200. Vale ressaltar que esse número pode ser, na realidade, ainda maior. O resultado de 200 roubos e furtos foi obtido com o número de boletins de ocorrência registrados no Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), do 1º DP. Outras pessoas podem ter registrado ocorrências em outras unidades de polícia, nos dias seguintes aos fatos.

Carlos Linhares, de 22 anos, teve seu aparelho furtado durante os blocos do último sábado (9). “Estávamos nos deslocando da RFFSA para a Fonte do Riberão. Meu celular estava no meu bolso, fechado por um botão, e eu nunca imaginei que alguém fosse conseguir tirá-lo de lá. Quando percebi, já era tarde demais”, diz.

O estudante revela que havia a presença de policiais no local. “Quando eu me toquei que tinha sido furtado, corri para falar com uma policial. Mas compreendo que nesse tipo de situação é praticamente impossível de se recuperar”, completa.
De acordo com os dados liberados pelo 1º Distrito Policial, a região central de São Luís, principalmente na Beira-Mar e Madre Deus, possuem normalmente, uma média de 21 furtos e 10 assaltos a cada final de semana.

Circuito oficial
No centro da cidade, cerca de cinco blocos fazem a festa todos os sábados e domingos do mês de janeiro e fevereiro, no pré-Carnaval. A Avenida Beira-Mar recebe o circuito do bloco “Só Safados”, com percurso entre a Praça Maria Aragão e o entorno do prédio da antiga Reffsa. O bloco é considerado um dos mais animados do Carnaval nos últimos anos.

A Praça dos Catraieiros, na região da Praia Grande, recebe o “Bloco da Imprensa”, que anima a população de São Luís há alguns anos. Outro ponto que recebe gran­de público é a Fonte do Ribeirão, onde ocorre a concentração organizada pelo “Bloco da Bandida”, que compõe a festa momesca da capital maranhense há quase duas décadas.

A Madre Deus recebe o maior número de foliões aos domingos, tendo circuito de pré-Carnaval oficial. A programação é alternativa, trazendo artistas locais dos mais variados gêneros musicais.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte