Protesto

Após apreensão de vans pela MOB, motoristas interditam a BR-135

Os condutores tinham um prazo, fixado pela MOB, para se adequassem as normas que regulamentam o transporte de passageiros até o fim de 2018, mas nem todos cumpriram a determinação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Motoristas de Vans interditaram trecho da BR-135
Motoristas de Vans interditaram trecho da BR-135 (protesto vans)

BACABEIRA - Motoristas do transporte alternativo realizaram um protesto, na manhã de ontem, no Km-42 da BR-135, na localidade Peris de Baixo, em Bacabeira, contra a apreensão de 62 vans, em uma operação realizada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), semana passada. A rodovia foi interditada por alguns minutos, provocando um extenso congestionamento.

Os condutores tinham um prazo, fixado pela MOB, para se adequassem as normas que regulamentam o transporte de passageiros até o fim de 2018. Entre as exigências está a adoção da placa vermelha. A maioria dos motoristas não cumpriu a regra estabelecida pela agência, o que levou à apreensão dos veículos.

A PRF destacou, desde a noite anterior, uma equipe para o trecho onde houve a manifestação. Ao amanhecer, por volta das 5h, houve as primeiras movimentações. Às 6h30, aumentou a concentração de condutores, que passaram a convidar os outros que transitavam na BR-135 a se juntar ao ato. Apesar da aglomeração, até as 7h não havia interdição da BR.

Durante o protesto, os motoristas chegaram a interditar a rodovia. Eles bloquearam os dois sentidos da via por alguns minutos, mas liberaram o tráfego em seguida. Os manifestantes chegaram a cogitar o deslocamento de um comboio de vans até Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado.

A categoria informou que cerca de 1.500 vans são utilizadas para o transporte de passageiros no Maranhão. A maioria ainda circula com placa cinza. Um dos condutores, que se identificou como Aldenor Ferreira, reclamou das taxas cobradas pela MOB para a regularização. Ele argumentou que quem tem van são pessoas de baixa renda, que não têm condições de desembolsar a quantia cobrada pela MOB. “Eles poderiam fixar um novo prazo e, se possível, parcelar, para que tenhamos condições de pagar”, sugeriu, concordando com a futura apreensão dos veículos caso os motoristas não cumpram a exigência.

Procurada por O Estado, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informou, em nota, que se reuniu ainda ontem (11), com mais de 60 motoristas de vans que operam o transporte alternativo no Maranhão, para tratar da fiscalização dessa modalidade de serviço. Para garantir a segurança dos passageiros e dos condutores, as vans precisam seguir normas determinadas para a atividade.

A Agencia estabeleceu, em 2017, todo o ano de 2018 como prazo para que os motoristas se regularizassem. Concluído esse prazo, a MOB iniciou, na última semana, calendário de fiscalizações para verificar essa regularização.

Atendendo a reivindicação da categoria, a MOB afirmou que publicará portaria concedendo mais 45 dias de prazo para que sejam feitos novos cadastramentos de vans e microônibus do transporte alternativo. O objetivo da fiscalização é que as regras sejam cumpridas, garantindo a segurança dos passageiros e dos condutores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.