Revitalização

Rua Grande recebe bancos de madeira e fiação subterrânea

Operários trabalhavam no fim de semana na colocação de bloquetes; obra agrada consumidores e quem trabalha nas lojas; com novo visual, Rua Grande parece mas limpa, sem fios de energia

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Avançam as obras de revitalização da Rua Grande, no centro de São Luís. Ontem, quem passava pela via, deparava-se com os operários trabalhando em pleno fim de semana, dando prosseguimento à colocação dos bloquetes, que proporcionarão maior conforto aos consumidores. Além dos bloquetes, já estão sendo colocados também bancos que integram elementos do mobiliário urbano do projeto de revitalização da via, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Conforme o projeto, são instalados, em média, quatro bancos por quadra. Os assentos são confeccionados em madeira tratada, com elementos em aço corten, muito utilizado na construção civil e que apresenta três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. Este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido protetora, que atua reduzindo o impacto dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente, favorecendo a conservação dos bancos. Lixeiras também fazem parte do mobiliário urbano definido para a área. As lixeiras são desenvolvidas em aço e estão em fase de fabricação. “A gente tem agora uma outra visão da Rua Grande, que dá gosto até de passear. Realmente, vai ficar muito agradável”, disse Márcia Regina Dias, moradora da Rua de Santaninha, ali próximo.

Fiação subterrânea
Os consumidores também já percebem que os postes de energia antigos estão, aos poucos, sendo substituídos por fiação subterrânea, o que dará mais leveza à via, além de deixá-la mais espaçosa e agradável. “Está ficando tudo muito bonito. É uma obra excelente e de primeira qualidade. Nós esperávamos muito esse resultado, que está bastante satisfatório. Os bloquetes já foram colocados aqui em frente à loja e temos a certeza de que tudo isso que está sendo feito será refletido no nosso dia a dia e nas vendas”, elogiou Raimundo de Jesus, gerente da loja Casas Vidal.

As obras já alcançam a oitava quadra. Os trabalhos estão em andamento também na sexta e sétima quadra e em fase de finalização na quinta. Na sexta quadra, está sendo realizada a pavimentação em granito, com instalação de bloco intertravado na área central. Na sétima, já foram finalizados os serviços de esgotamento sanitário e está sendo realizada a instalação das canaletas para que seja iniciada a fase da pavimentação. Na oitava quadra, está sendo realizada a retirada da pavimentação em paralelepípedos para início dos serviços de saneamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.