PH

Cláusula de barreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
eSTE ANO, Nazareth e Jurandy Leite comemoraram a nova idade dele, como fazem há cinco anos, com uma festa à fantasia no edifício Catamarã – o almoço Carnaval do Jurandy - na  última semana de janeiro. Na foto, os anfitriões com a filha Cecília Leite
eSTE ANO, Nazareth e Jurandy Leite comemoraram a nova idade dele, como fazem há cinco anos, com uma festa à fantasia no edifício Catamarã – o almoço Carnaval do Jurandy - na última semana de janeiro. Na foto, os anfitriões com a filha Cecília Leite (PH01)

Em 2022, por força da nova lei que impõe a cláusula de barreira aos partidos, haverá a obrigatoriedade de ter um percentual dos votos válidos para deputado federal em pelo menos nove estados, que foi de 1,5% em 2018 e será 2% em 2022, até chegar a 3% em 2030. A ideia é reduzir o número de partidos. Em 2018 caíram 14 dos 35, que se fundiram para não perder as tetas do fundo partidário e tempo de TV. Por aí, quanto mais candidatos a prefeito, mais chance de eleger vereadores, a base.

PH Revista e ateliês lotados
Desde sábado, o movimento nos ateliês de costura da cidade cresceram de forma geométrica, por conta da customização das camisetas-convites para o Almoço de Carnaval do PH Revista.
As mulheres, principalmente, aplaudiram o tema da festa deste ano e estão fazendo produções de alto nível inspiradas em roupas que fazem parte da cultura espanhola, num passeio de bom gosto pelas eternas touradas, pela dança flamenca, pelos costumes ciganos e pela pintura moderna de Salvador Dalí, Miró e Pablo Picasso.
Ou seja, no dia 23 de fevereiro, Sábado Magro de Carnaval, o luxuoso salão do Palazzo Eventos, acrescido do toque de criatividade e bom gosto da designer Cintia Klamt Motta, vai se transformar num ambiente de esplendor e beleza como raras vezes se viu nesta Capital.
Afinal, as camisetas criadas por Jovelino Furtado e fabricadas pela Malharia Bege, de Rosamy Belisário, estão belíssimas.
Em tempo: Teresa Martins vai atender a todas os convidados que estão viajando na próxima quinta-feira, no mesmo local, fazendo um plantão especial das 18 às 22h. Assim, todos terão tempo suficiente para fazer as suas produções.

PH Revista 2
Convidados de todo o Brasil estão confirmando presença no Almoço de Carnaval do PH Revista, dia 23 de fevereiro.
São magistrados ilustres de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, gente importante da política, jornalistas famosos, modelos internacionais, empresários e executivos de prestígio nacional, e até convidados do exterior também estão chegando a tempo de cair na folia.
Entre as atrações musicais convidadas, constam grupos do Rio de Janeiro, de São Paulo e alguns dos mais representativos do Maranhão.

Tributação
A Câmara de Dirigentes Lojistas abre o calendário de reuniões plenárias de 2019 discutindo um tema que interessa a todos os lojistas de São Luís: tributação fiscal.
O palestrante convidado é o secretário de Estado da Fazenda do Maranhão, Marcellus Ribeiro Alves, que apresentará o tributário estadual, destacando aspectos relacionados ao varejo e esclarecendo dúvidas sobre a sistemática de cobrança do impostos, especialmente o ICMS.

Manutenção
Em Parauapebas, no Estado do Pará, foi finalizada a primeira turma do curso de Engenharia de Manutenção da Faculdade de Negócios Faene.
Os 40 alunos iniciaram as aulas em 2017 e, agora, são os novos especialistas do mercado nessa área.
A instituição conquista cada vez mais espaço naquela cidade, repetindo o trabalho que desenvolve em São Luís e em municípios maranhenses como Imperatriz.

TRIVIAL VARIADO

Quem andou pregando um susto nos amigos no fim da semana passada foi o mega empresário Nelson Nagem Frota. Acometido de uma crise urinária, teve que se hospitalizar às pressas, mas logo recebeu alta e voltou pra casa.

Houve tempo em que os orçamentos públicos inflavam a estimativa de receita para justificar gastos generosos. Hoje, nem isso os tecnocratas malabaristas conseguem.

O empresário e advogado Francisco Rocha já regressou a São Luís após um giro por São Paulo com sua linda esposa, também advogada, Teresa Freitas Rocha, que comemorou sua nova idade, dia 6, no Hotel Fasano da Fazenda Boa Vista.

A nova composição da Câmara dos Deputados protocolou 600 projetos na primeira semana de atividades. Misturam-se os que querem satisfazer a vaidade, revelar o ímpeto pelo poder e, em número menor, servir ao país.
Nas conversas entre políticos, alguns chegam a se assustar quando há referência às “eleições do ano que vem”. O tempo voa e todos voltarão às urnas em 2020 para escolhas de prefeitos e vereadores.

Após curta temporada em São Paulo, quem está de volta à Ilha e já voltou a circular nos lugares elegantes da cidade é Ana Cristina Maranhão.

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, quer engavetar as investigações para apurar a fraude nas eleições para a presidência da Casa. O tema será votado pela mesa diretora.

As inscrições para o concurso público da Câmara Municipal de São Luís, que terminariam no dia 6 de fevereiro, foram prorrogadas até esta quarta-feira. O objetivo é atender o percentual de vagas direcionadas às pessoas portadoras de deficiências, como determina o Estatuto do Servidor Público Municipal.

Em tempo: quem perdeu o prazo para pagamento do boleto deve imprimi-lo novamente, sendo que a quitação poderá ser feita até o dia 14, 24 horas após o término do período de inscrições.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão lança amanhã, às 9h, a Agenda Sesc de Programação 2019, que reúne o portfólio dos projetos e ações que a instituição realizará ao longo deste ano, nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

No capítulo: toda a programação desenvolvida pelo Sesc tem como público-alvo o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, que é a razão de existir da instituição. Mas as atividades contemplam também
o público em geral.

É hoje, às 19h, a missa de sétimo dia do falecimento do empresário José Medeiros. O ato religioso e de fé cristã será realizado na Igreja de Santo Antonio, no Centro.

DE RELANCE

Vergonha nacional
É para guardar o trecho a seguir de um artigo publicado no fim de semana no jornal Estado de Minas e assinado pelo professor José Antônio de Oliveira Resende:
“A lama, quando secar, fará aparecerem figuras de barro seco, imóveis e sinistras, que um dia viveram. Antes de sumir do cenário, ainda conseguirão reescrever a história dos últimos dias de uma Pompeia que poderia não acontecer. Essa história já havia sido reescrita antes, no lamaçal de Mariana. Todo mundo leu, porém ninguém aprendeu. E agora Brumadinho reedita, sem revisões, a mesma história. E o pergaminho será corroído pelas traças da amnésia nacional. Que minha crônica, pelo menos, possa soprar um pouco de vida sobre os desventurados bonecos de barro de Brumadinho, a fim de que se convertam em Adões e Evas voltando ao paraíso da justiça, ganhando a redenção vivificante da memória que transforma.”

Tentativa de recuperação
A proposta de reforma da Previdência, que o Congresso debaterá e votará no 1º semestre, incluirá funcionários estaduais e de prefeituras municipais. São sistemas que estão com dificuldades crescentes. Há décadas, administradores, querendo bancar os bonzinhos, prometeram o que os atuais não conseguem cumprir.

Para desfazer a dúvida
Todos os anos chegam a milhares as concessões de títulos nas casas legislativas do país – no Maranhão, então, nem dá para conferir. Muitos homenageados, ao agradecerem são sinceros, dizendo não localizar qual o motivo da distinção. Sempre aparece um gaiato para esclarecer: “Saberás, quando a campanha eleitoral se aproximar”.

Elimina o bate-boca
A senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, propõe autorizar os condomínios a admitir a coleta eletrônica de votos, através da Internet. Pode ser considerada contribuição ao pacote anti-violência. Não é raro que a reunião de proprietários e inquilinos se transforme num barril de pólvora.

Vai desistir
Projeto de lei, que proíbe a venda de óculos em lojas não autorizadas, começou a tramitar na Câmara. O autor, deputado federal Carlos Gaguim, de Tocantins, precisa vir a São Luís e passear pelas ruas do Centro da cidade. Verá quem tem a reserva indestrutível de mercado.

Desvincular o Orçamento
O governo maranhense, assim como a maioria dos governadores, certamente está torcendo para que vingue o chamado “Plano B” do ministro da Economia, Paulo Guedes – que é desvincular e desindexar todo o orçamento da União. O plano seria colocado em prática caso o Congresso não votasse a reforma da Previdência, mas agora surge como proposta prioritária.

No Palacete
A Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga, está com inscrições abertas para a seleção de exposições. As propostas artísticas deverão ser inscritas até o dia 8 de março. Os trabalhos selecionados comporão a pauta da galeria, nos meses de abril a novembro deste ano. O evento é uma realização da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo. Tem apoio da Fundação Sousândrade de Apoio à UFMA.

Orçamento ficaria liberado
A propósito: há uma boa razão para que governadores e prefeitos fiquem na torcida pela desvinculação e desindexação do orçamento de 1,5 trilhão: hoje, cerca de 96% do orçamento da União é carimbado, tem as receitas vinculadas legalmente ou constitucionalmente a despesas pré-determinadas para a saúde, educação, abono salarial, seguro-desemprego e precatórios.

Guarnicê
Vem aí o 42º Festival Guarnicê de Cinema.
A edição deste ano vem com muitas novidades. Além das Mostras Competitivas Guarnicê de Filmes Maranhenses de Curta e Longa Metragem, foram incluídas mais quatro categorias: Curtíssima-Metragem, Videoclipe, Reportagem Televisiva e Filme Publicitário.
O evento acontecerá de 14 a 21 de junho, em espaços culturais do Centro Histórico de São Luís.
O festival tem temática livre. Para a competição, os filmes devem ter sidos finalizados a partir de outubro de 2017. O edital de 2019 foi definido em reuniões com cineastas, produtores e parceiros institucionais.

Para escrever na pedra:
“Com demagogia se ganha eleição, mas não se governa”. Do mineiro Aureliano Chaves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.