Cidades | Confusão

Prédio do INSS em Balsas é abandonado com documentos de contribuintes

A denúncia foi feita pelos moradores da cidade; uma série de fotos do espaço, onde diversas caixas com documentos e cópias foram deixadas, viralizou nas redes sociais.
Emmanuel Menezes / O Estado10/02/2019 às 00h00
Prédio do INSS em Balsas é abandonado com documentos de contribuintesImagens dos documentos jogados no interior do prédio viralizaram na internet (Divulgação)

BALSAS - Moradores da cidade de Balsas, a 815 km de São Luís, denunciaram a O Estado o péssimo estado do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O assunto se tornou comentado após diversas imagens, que mostram dezenas de caixas de papéis e documentos jogadas, sem cuidado algum, em diversas salas, viralizarem na internet.

Segundo uma moradora da cidade que denunciou a situação, o prédio foi abandonado e todos os documentos que se encontram lá estão jogados pelo chão com dados de todos aqueles que já fizeram algum procedimento naquele posto do INSS.

Por meio das imagens, é possível identificar que a situação do local é caótica. “Precisei de uma cópia de um processo para entrar na Justiça e eles não me entregaram nada, dizendo que não encontram em lugar algum. Dai alguns dias depois me deparo com essa imagem”, diz a mulher, que preferiu não se identificar.

Outros moradores reforçam, ainda, que essa falta de atenção pode acarretar fraudes com o número de pessoas que possuem documentos arquivados no local. “Parece teoria da conspiração, mas existem quadrilhas que roubam documentos para fazerem empréstimos de aposentados e demais cidadãos. Muita gente pode ser prejudicada caso aqueles documentos caiam em mãos erradas”, finaliza.

O Estado entrou em contato com o INSS para esclarecimento dos fatos. Segundo o Instituto, o prédio da agência Balsas sofreu invasão de vândalos, em novembro de 2018, que furtaram as estantes em que os processos estavam alocados e organizados. Atualmente, o local é destinado apenas para guarda e depósito de papéis antigos. Com o novo modelo adotado pelo INSS - INSS Digital - todos os documentos são digitais e estão disponibilizados em sistemas informatizados.

O INSS informa também que já estão sendo tomadas as providências e implementadas medidas para que, a partir da próxima semana, seja realizada a transferência dos documentos que estão na agência Balsas para o CEDOC (Centro de Documentação do INSS).

Para que serve o INSS Balsas
INSS em Balsas é o órgão que tem como responsabilidade receber as contribuições dos trabalhadores, e suas principais funções são: aposentadorias por tempo que foi contribuidor; aposentadorias por idade e por invalidez; auxílio-doença; pensão por morte; auxílio-acidente; salário-maternidade; salário-família; reabilitação profissional; 13º salário, entre outros.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte