Turismo e negócios

Missão Empresarial para Portugal será lançada pela ACM

É oportunidade para que os empreendedores maranhenses visitem os mercados internacionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Presidente Felipe Mussalém ao lado da primeira secretária da ACM, Márcia Nadler
Presidente Felipe Mussalém ao lado da primeira secretária da ACM, Márcia Nadler (acm)

Na próxima quarta-feira (13), às 19h, na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM), será lançada a Missão Empresarial Internacional da entidade, com destino a Portugal, quando o consultor Ely Ribeiro, especialista com vasta experiência em missões internacionais, apresentará as oportunidades de negócios naquele país europeu. Esta será a segunda missão empresarial internacional realizada pela ACM – a primeira foi em 2018, para o Chile. Em novembro deste ano, empresários maranhenses embarcarão para as terras portuguesas onde ficarão durante 10 dias em turismo e negócios.
De acordo com o presidente da ACM, Felipe Mussalém, este tem sido um dos marcos de sua gestão: a troca de conhecimentos e experiências entre empresários do Maranhão e empresários de outros países. “É uma oportunidade para que os empreendedores maranhenses visitem empresas de mercados internacionais para conhecer as boas práticas de gestão, além de expandir os negócios para fora do país”, destacou o presidente. A classe empresarial é convidada a participar desta plenária de lançamento.
Vale destacar que uma das cidades de Portugal, o Porto, foi eleita a melhor cidade da Europa para visitar neste ano e a segunda em todo o mundo, ficando atrás somente de Oaxaca City, no México. É o que aponta a pesquisa realizada pelo site Culture Trip, que apresentou uma lista com as 12 melhores cidades para ir em 2019.

Programação
Na programação da Missão Internacional para Portugal, a saída de São Luís para Lisboa está prevista para o dia 13 de novembro. No dia 14 de novembro, em Lisboa, está previsto o encontro com representantes da Invest Lisboa, que é a Agência de Investimento da Câmara de Comércio de Lisboa, que apresentará as práticas sobre como investir em Portugal, as facilidades da localização, incentivo a empreendedores, entre outros. Já no dia 15 de novembro a programação da manhã envolve o encontro com representantes da empresa Consultoria Migratória, que apresentará informações sobre visto, documentação, abertura de empresa, matrícula de filhos, entre outros. Ainda pela manhã um contabilista local falará sobre a abertura de empresas em Portugal, impostos, prazos e rotinas contábeis.
No dia 16 de novembro, será realizada uma visita panorâmica na cidade de Lisboa e até Belém, onde fica localizado o Mosteiro de São Jerônimo do século XVI (5º lugar entre as Sete Maravilhas de Portugal) e Patrimônio Mundial da Unesco. Em seguida será feita uma parada para fotos na Torre de Belém (7º lugar entre as Sete Maravilhas de Portugal). A próxima parada será a Vila de Sintra, localizada a 20 km de Lisboa e Patrimônio Mundial da Unesco. Na sequência, o grupo vai para o Cabo da Roca e Cascais. No retorno a Lisboa, passará por Estoril.

No dia 17 de novembro, o grupo de empresários seguirá para o Norte de Portugal, com parada em Óbidos, vila medieval do século XII. A vila está dentro das Ruínas do Castelo de Óbidos (2⁰ lugar entre as Sete Maravilhas de Portugal). A seguir, breve parada no Mosteiro de Alcobaça e continuação para Fátima, um dos maiores centros de culto Mariano e para a aldeia de Aljustrel. Depois para Aveiro, conhecida como a “Veneza de Portugal”.

No dia 18 de novembro será realizado um passeio de Barco Moliceiro pelas vias da “Veneza Portuguesa”. Às 11h, visita técnica a uma empresa local. A viagem segue para Lamego para visita do santuário barroco a 600 metros de altura, dedicado à Nossa Senhora dos Remédios. No período da tarde, a visita será a uma quinta da região para conhecer os métodos de produção de vinho do Porto (visita e degustação incluídas).

No dia 19 de novembro, após o café, o grupo seguirá para o Pinhão, em plena região Vinhateira do Douro, classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade na classificação paisagem cultural. A estrada N222, que levará até Pinhão, foi declarada a melhor do mundo para se dirigir. Farão um passeio de Barco Rabelo (passeio incluído). O próximo destino será a cidade de Guimarães, cujo centro histórico é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. O Castelo Medieval de Guimarães está em 1⁰ lugar entre as Sete Maravilhas de Portugal.

No dia 20 de novembro a visita será a Braga para participar de duas reuniões importantes. A primeira com uma empresa de Consultoria Específica na área de Plano de Negócios e Projetos de Financiamento. A consultora irá apresentar os projetos de incentivo que o governo oferece a quem deseja empreender em diversos segmentos. A segunda reunião será com uma corretora de imóveis que nos apresentará valores, formas de aquisição, arrendamentos de negócios já estabelecidos e outras informações pertinentes a quem deseja morar em Portugal. Em seguida, partirão para o Porto com visita panorâmica pela cidade e noite e jantar livres.

No dia 21 de novembro o dia começa com uma visita técnica à terceira empresa. Após a reunião, dia livre no Porto. No dia 22 de o grupo vai para Coimbra, onde foi criada a primeira universidade do país, uma das mais antigas da Europa. Lá será feita uma visita para a universidade, depois seguirão para a Batalha, tempo para apreciar o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também designado como Mosteiro da Batalha (3⁰ lugar entre as Sete Maravilhas de Portugal), Patrimônio Mundial da UNESCO. No dia 23 de novembro será o retorno para São Luís.

Informações sobre como participar da missão empresarial na sede da Associação Comercial do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.