Estado Econômico

Inflação e Selic em baixa podem ajudar negócios

Previsão de queda pelos economistas traz mais otimismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(estado economico)

Após as recentes projeções do mercado para uma diminuição na inflação e na Selic (taxa básica de juros) em 2019, micro e pequenos empresários podem nutrir certo otimismo para suas atividades, nos próximos meses. De acordo com os dados do Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central, as perspectivas da inflação tiveram queda de 4,0% para 3,94%. Já dos juros básicos, foi 7% a 6,5%.
Segundo a economista da FinGest Consultoria, Juliana Monteles (foto), uma redução da inflação implica em um aumento do poder de compra, mesmo que ainda tímido. “A inflação é automaticamente associada à incerteza e descontrole de política econômica. Desde 2015 o Brasil vem sentindo os efeitos acentuados do aumento da inflação e agora as projeções estão tomando rumos mais otimistas”, explica a especialista. “A matéria-prima que vinha sofrendo aumentos em razão da inflação crescente, agora poderá ajudar o empresário a produzir a um custo menor, o que vai se refletir em melhores preços de venda e melhores margens de lucro”.
Isto porque preços de produtos e serviços oscilam junto com a inflação, desde a matéria-prima, passando por fatores como insumos, mão de obra, aluguel, energia e outros. Assim, tanto o consumidor final como o empresário sentirão os impactos no bolso. Contudo, de acordo com Juliana Monteles, essa “redução prevista pela projeção não será sentida com tanta nitidez pelos micro e pequenos a curto prazo, mas manter um controle rigoroso de custos e ter um bom planejamento financeiro fará com que qualquer empresa possa se antecipar a possíveis impactos negativos e aproveitar as vantagens de impactos positivos como este”.

Eleito no Sinfa/MA

O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa-MA) elegeu seu novo presidente, cujo mandato de três anos, iniciará dia 25 deste mês. O eleito é Diego do Amaral Sampaio, que tem como vice o atual coordenador sindical Samuel Sousa Silva.
Durante o pleito, que elegeu a nova diretoria executiva e o conselho fiscal, houve o comparecimento de 76% dos filiados.
A chapa 1, encabeçada por Diego do Amaral, venceu com 88% dos votos.

Franchise Show Nordeste

Estão abertas as inscrições para o Franchise Show Nordeste – Feira de Negócios de Franquias que acontecerá dia 19 demarço, no Rio Poty Hotel. Será um dia inteiro de imersão no universo de franquias reunindo grandes nomes do franchising nacional.
O conteúdo é direcionado tanto para quem está interessado em adquirir uma franquia - com apresentação de cases, linhas de créditos e opções de pontos comerciais - como para quem está interessado em transformar seu negócio. O evento contará com a presença de consultores especialistas em formatação.

Queda na safra de soja

Devem chegar a 16 milhões de toneladas as perdas na safra 2018/2019 na cultura da soja em decorrência de problemas climáticos em 12 estados, entre os quais o Maranhão, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja),
O volume representa 13,85% da expectativa inicial de 117,26 milhões de toneladas. No estado a redução é estimada em 7%.

Declaração anual do MEI

Os 93,5 mil Microempreendedores Individuais (MEI) maranhenses já podem fazer a sua Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). O documento deve ser entregue até 31 de maio. Esse ano há novidades e o MEI precisa ficar atento às mudanças em relação ao ano passado.
A DASN-SIMEI é uma das obrigações e responsabilidades que o Microempreendedor Individual deve apresentar anualmente. É gratuita e realizada exclusivamente pela internet, no Portal do Empreendedor.

“2019: Esse é o ano!”

A Hapvida Saúde reuniu, nos últimos dias 5 e 6, promotores e executivos de todos os estados em que a rede atua, durante a primeira convenção comercial do ano.
Com o objetivo de planejar as novas ações e propor metas para 2019, quando o Sistema Hapvida completa 40 anos, o encontro debateu sobre as melhores estratégias de negócios para os próximos meses.

Frase

“Acreditamos que o que nós fazemos é de alta relevância para o país. Quase 99% das empresas são de micro e pequeno porte, responsáveis por mais de 54% dos empregos formais”

João Henrique de Almeida Sousa
Presidente do Sebrae Nacional

Varejo

Agricultores familiares
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) operado pela Conab beneficiará 472 agricultores familiares maranhenses com a compra de sua produção. Ao todo, 33 organizações de pequenos produtores receberão, ao longo de 2019, recursos da ordem de R$ 3,1 milhões
para cultivarem 727 toneladas de alimentos.

Cartão de crédito
Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil mostram que, entre novembro e dezembro de 2018, aumentou de 20% para 25% o número de usuários de cartão de crédito que não conseguiram pagar o valor integral da fatura, passando a entrar no chamado “crédito rotativo”. Os que quitaram toda a quantia devida somam 73% dos entrevistados.

Plenária sobre tributação fiscal
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) abre o calendário de reuniões plenárias de 2019 discutindo a tributação fiscal. A plenária acontecerá na quarta-feira, 13, às 12h30, no Grand São Luís Hotel, Centro.
O palestrante é o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves (foto), que apresentará o sistema tributário estadual, destacando aspectos relacionados ao varejo e esclarecendo dúvidas sobre a cobrança do tributos, especialmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A reunião é voltada para associados da entidade e empresas convidadas.

Endividamento
O percentual de famílias brasileiras que apresentam algum tipo de dívida registrou 60,1% em janeiro, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC. Esse percentual representa queda em relação aos 61,3% apurados no mesmo mês do ano passado.

Franquia Avatim
Acaba de ser inaugurada a primeira franquia Avatim no estado do Maranhão. A nova loja funciona no Shopping da Ilha, e é comandada pelas empresárias Hildenê Bastos e Gisele Nunes. Pioneira no mercado brasileiro de aromatização de ambientes, a Avatim possui mais de 450 opções de cosméticos perfumados para cuidados pessoais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.