COLUNA

Curioso comportamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Desde a primeira sentença aplicada pela Justiça Federal contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Flávio Dino tem apontado o dedo contra a magistratura e sugerido falta de isenção e inclinação política dos juízes nos processos.
Foi assim contra Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça; contra o Tribunal Regional Federal da 4 Região (TRF-4), quando confirmou a condenação de primeira instância de forma unânime e mandou o ex-presidente para a prisão; e na última semana, quando o petista foi novamente condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.
Dino já chegou a classificar a primeira sentença contra o ex-presidente - proferida por Moro -, de “condenável, incorreta e desastrada”.
Ele também afirmou na ocasião - numa entrevista a jornalistas concedida em Boston, em 2018 - que o processo judicial contra o petista estava sendo utilizado para “fins políticos”.
Depois disso, afirmou que Moro não tinha “as mínimas condições para julgar Lula”.
Na ocasião da sentença unânime dos desembargadores do TRF-4, o comunista falou em “esoterismo judicial” e tripudiou da análise do processo feita pela Corte.
E na última semana apontou “inovação jurídica” sobre a decisão da juíza Gabriela Hardt, que condenou Lula a mais 12 anos e 11 meses de prisão.
Em todos os casos, uma assanhada arrogância, desrespeito à Justiça e tentativa de constrangimento aos magistrados.
Ex-juiz, Flávio Dino tem tentado, de todas as formas mostrar que há forte influência política dentro da magistratura. Tem sustentado uso político em todos os processos contra o ex-presidente.
Curioso isso, vindo, sobretudo, de um ex-juiz que abraçou a causa política.

Mais um
No início dos trabalhos no Legislativo Estadual, o deputado Neto Evangelista confirmou pré-candidatura para a disputa da Prefeitura de São Luís.
É mais um do grupo do governador Flávio Dino que vai tentar consolidar nome para as eleições 2020.
Outro nomes do grupo já surgiram como prováveis candidatos, como Felipe Camarão, Eliziane Gama, Duarte Júnior, Yglesio Moyses, Ivaldo Rodrigues e Pedro Lucas.

Barragens
O deputado estadual César Pires vai cobrar da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da ANA informações sobre a situação das barragens existentes no Maranhão.
Ele também vai cobrar a apresentação dos respectivos planos de prevenção de acidentes.
Para César Pires, a tragédia ocorrida em Brumadinho (MG) serve de alerta para o Legislativo Estadual atuar na garantia de segurança dos maranhenses.

Enquadrou
O deputado federal Kim Kataguiri utilizou o seu perfil no twitter para enquadrar e cobrar postura honesta do comunista Márcio Jerry.
Jerry havia afirmado que Kataguiri teria sugerido a imposição de restrições ao programa de rádio Voz do Brasil. Segundo Kataguiri, uma mentira.
- Na verdade, o que defendo é o fim da obrigatoriedade da retransmissão. Você sabe disso, te expliquei pessoalmente no Plenário. Pode discordar, pode criticar, mas com honestidade, deputado - rebateu.

Impostos
Falta pouco menos de um mês para que o aumento de imposto aprovado pela Assembleia Legislativa no fim do ano passado entre em vigor no Maranhão.
Trata-se da Lei 10.956, de autoria do Executivo e sancionada por Flávio Dino, que aumenta o ICMS sobre vários produtos no Maranhão, a exemplo de combustíveis e bebidas alcoólicas.
O aumento passa a vigorar 90 dias após a sanção governamental, o que ocorreu no dia 5 de dezembro de 2018. Portanto, no dia 5 de março, o maranhense começa a pagar a conta.

Mais impostos
O aumento de imposto sancionado por Flávio Dino em 2018 e que começará a vigorar em março foi o terceiro do comunista em apenas 4 anos de mandato.
Em 2015, ele aumentou os impostos pela primeira vez no estado e elevou a conta de luz, de telefone, de TV por assinatura, de internet e de uma série de produtos.
Em 2017, ele voltou a aumentar impostos, penalizando o cidadão. No mesmo período, não conseguiu apresentar qualquer programa social de impacto para a vida da população.

Pode vir mais
E apesar de já ter elevado impostos três vezes, o governador Flávio Dino pode reforçar a sua política de gestão neste novo mandato.
Na semana passada, ao ler a mensagem governamental assinada pelo próprio Dino, o vice-governador Carlos Brandão falou da necessidade de se fazer ajuste fiscal para o novo governo.
Resta saber como a proposta será recebida pela população.

DE OLHO
R$ 745.920,00 é o valor do novo contrato entre Emserh e a empresa Norte Locadora de Serviços Eireli por mais 12 meses

E MAIS

• “Pianinho”. É assim que tem andado na Assembleia Legislativa o deputado Duarte Júnior, após a repercussão negativa de embaraço provocado no primeiro dia de trabalho.

• A Assembleia precisou passar por intervenções de acessibilidade no Plenário após ter dentro da Casa uma deputada eleita que utiliza cadeira de rodas: Andreia Rezende.

• O Congresso Nacional espera o retorno do presidente Jair Bolsonaro para começar a discutir a Reforma da Previdência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.